sábado, 23 de julho de 2011

Poesia ao Rio Capibaribe‏

Renasce Capibaribe
Rio Capibaribe
Que saudade de você!
Reage Capibaribe,
Nossa gente quer te ver.

I
Tanta água e tanto peixe
Deste a quem te procurava.
Quanta alegria eu sentia
Quando em tuas águas nadava.
Que fizeram com esse rio
Que agora em desafio
Suspirando quer viver?
E nós que aqui crescemos
Queremos Capibaribe,
Ver tuas águas a correr.

Refrão
Rio Capibaribe
Que saudade de você!
Reage Capibaribe,
Nossa gente quer te ver.

II
Quanto futebol rolou
Em tuas areias brancas.
E hoje por aqui vejo
Muita lama, cercas, trancas.
Se hoje esse rio chora,
Nossa geração implora
De Poção até o mar.
Salvem o Capibaribe
Deixem suas águas passar!

Refrão
Rio Capibaribe
Que saudade de você!
Reage Capibaribe,
Nossa gente quer te ver.

III

Expulsa Capibaribe
Do teu leito essa lama.
Vamos pegar quem te mata,
Jogando veneno e lixo.
Vamos punir esse bicho
Chamado poluição
Vamos dar vida ao teu leito
Vamos enfrentar no eito
Quem causa devastação.

Refrão
Rio Capibaribe
Que saudade de você!
Reage Capibaribe,
Nossa gente quer te ver.
Por José Oliveira de Góis

Dia de um companheiro

Carlos Lisboa - Chefe de Gabinete da prefeitura

Dia de festa para o companheiro Carlos Lisboa, nós que fazemos o blog Opinião desejamos ao amigo e parceiro da imprensa muita saúde e sucesso em sua caminhada.

PARABÉNS!!!

José Augusto Maia participa de almoço em Recife ao lado de Lula

Lula ao lado de Eduardo na chegada do evento
O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) esteve nesta sexta-feira em Recife. O parlamentar participou de um almoço oferecido pelo governador Eduardo Campos ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento teve início as 13hs, aconteceu na Casa de Recepções “Arcádea”, no bairro Boa Viagem e contou com a presença de lideranças políticas de Pernambuco e de outros Estados da região.
Segundo José Augusto Maia, a ato simbolizou a gratidão que todo o povo brasileiro tem ao ex-presidente. “Lula mudou a cara do Brasil, hoje vivemos em meio a uma sociedade onde as oportunidades existem e a miséria virou coisa do passado”, disse ele.
O governador Eduardo Campos, os senadores – Armando Monteiro Neto e Humberto Costa e o prefeito de Recife – João da Costa fizeram discursos em tom de agradecimento e de boas vindas ao pernambucano ilustre.
José Augusto Maia disse ainda que entregou ao ex-presidente um panfleto sobre o Moda Center Santa Cruz e fez um convite ara que o mesmo visite Santa Cruz do Capibaribe e conheça o maior parque de confecções da América Latina. “Entreguei nas mãos de Lula um folder com toda a história do Moda Center Santa Cruz, falei também sobre a força da economia do Pólo de Confecções e fiz um convite para que ele visite a cidade”, disse ele.
Ainda de acordo com o deputado federal, Lula se mostrou muito receptivo a idéia de visitar Santa Cruz do Capibaribe. “Percebi a empolgação dele ao saber que no agreste do nosso estado existe uma economia tão forte e espero que em breve possamos recebê-lo em nossa cidade”, finalizou José Augusto Maia.


Assessoria

Em Recife - As quase memórias do ex-presidente Lula


O ex-presidente Lula disse ontem no Recife que um de seus projetos nesta fase fora do poder é a publicação de um livro não autoral (depoimentos de terceiros) sobre as realizações do seu governo. Personalidades erão convidadas para opinar sobre saúde, educação, meio-ambiente, ciência e tecnologia, política exterior, etc.. Isso já se faz com frequência em muitos países, especialmente da Europa, porque em livros de memórias, com raras exceções, nunca se conta o caso como o caso foi.
 
Ex-presidente de República é obrigado a manter silêncio sobre certos temas cujos documentos só poderão ser divulgados depois de 50 anos. Além disso, diz Lula, ninguém abre totalmente o jogo sobre sua vida pessoal. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca falou sobre o romance clandestino que manteve com a jornalista Miriam Dutra (ex TV Globo) e o ex-presidente Collor jamais deu detalhes sobre a relação que teve com Paulo César Farias, tesoureiro de sua campanha.
 
Então, conclui o ex-presidente, livros de memórias não são totalmente verdadeiros porque geralmente os seus autores não costumam contar tudo o que sabem. Daí ter feito opção por um livro de depoimentos em que a personagem central não será ele, e sim seus 8 anos de governo. O modelo seria um livro lançado no Chile em 2008 sobre o conturbado período de governo do ex-presidente Salvador Allende, intitulado “Presença na ausência”, com depoimentos de todos os seus ex-ministros.
 
Redator 1- Está tão bem escrito o discurso que Lula leu ontem no Santa Isabel (Teatro), ao receber o título de “doutor honoris causa” de três universidades públicas de Pernambuco, que os jornalistas que cobriam o evento entraram em disputa para descobrir quem foi o seu autor.
 
Redator 2 – O autor do discurso deve ser pernambucano porque fez uma bela exaltação à nossa história. Citou a Batalha dos Guararapes, a Guerra dos Mascates, a Confederação do Equador, Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Barbosa Lima Sobrinho, Miguel Arraes e Pelópidas Silveira.
 
Teatro 1 - Ariano Suassuna foi bater palmas ontem para Lula na homenagem prestada a ele no Teatro de Santa Isabel. Retribuiu a homenagem que o ex-presidente lhe prestou em São Bernardo ao assistir com a mulher, Marisa, em maio passado, a uma de suas “aulas-espetáculo”. O ex-presidente descreveu Ariano como “o maior contador de ‘causos” da cena brasileira.
 
Teatro 2- Eduardo Campos contou a Lula que Ariano Suassuna e o Santa Isabel têm uma longa história de cumplicidade. Em 1948, aos 19 anos de idade, o autor de “O auto da compadecida” promoveu naquele Teatro o 1º Congresso Nordestino de Cantadores de Viola. A “elite” cultural da época protestou contra a cessão do espaço a poetas populares que mal sabiam ler e escrever.
 
A origem – Ao parabenizar Lula por ter levado um campus da UFRPE para Garanhuns, João da Costa citou três homens públicos que saíram do Agreste pernambucano para concluir os estudos na capital: ele próprio, o deputado Fernando Ferro e o reitor eleito da UFPE Anísio Brasileiro.
 
A presença – Integrante do Movimento de Cultura Popular (MCP) no 1º governo de Miguel Arraes (1963-1964) e duas vezes prefeito de Olinda, Germano Coelho fez questão de marcar presença nas duas homenagens prestadas a Lula no Recife: Teatro de Santa Isabel e Arcádia.
 
Agenda 40 – Já está atuando no PSB o único setor do partido que ainda não estava organizado: LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis). Os setores Jovem, da Mulher, Sindical, Popular e Negritude estão organizados há muito tempo e participando ativamente das campanhas do partido, que realizou ontem em Palmares o seu segundo congresso regional (“Agenda 40”).
 
O popular – João Paulo ainda é o nome mais forte da Frente Popular para concorrer no próximo ano à prefeitura do Recife. Ontem, ao sair da Arcádia de Boa Viagem para pegar o carro na Avenida, ele foi parado várias vezes por populares para tirar fotografia, dar autógrafos e dizer se vai ou não se candidatar.
 
O olhar – Lula não tem com o prefeito João da Costa (PT) a mesma intimidade que tem com o deputado João Paulo e o senador Humberto Costa. Por isso prestou bastante atenção ao discurso que ele fez em sua homenagem, no Santa Isabel, aplaudindo levemente com a cabeça a desenvoltura verbal do orador.

Coluna da Folha de Pernambuco do sábado
Inaldo Sampaio

Em Belo Jardim: Relação entre os Mendonça deu Samba

Segundo o blogueiro Rafael Peixoto de Belo Jardim, a relação entre Mendonça Filho e João Mendonça está repercutindo com a seguinte música, em homenagem aos primos.

Chora!
Não vou ligar
Não vou ligar
Chegou a hora
Vais me pagar
Pode chorar
Pode chorar
Mas chora!

Chora!
Não vou ligar
Não vou ligar
Chegou a hora
Vais me pagar
Pode chorar
Pode chorar

É, o teu castigo
Brigou comigo
Sem ter porquê
Eu vou festejar
Vou festejar
O teu sofrer
O teu penar

Você pagou com traição
A quem sempre
Lhe deu a mão

Você pagou com traição
A quem sempre
Lhe deu a mão



Blog do Rafael Peixoto

Em Brasília: Homem que tentou invadir Planalto é de Campina Grande

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou na noite desta sexta-feira, 22, que o homem que tentou invadir o prédio pela rampa em cima de uma motocicleta foi identificado como Jandilson Pereira Gaudênio, de 32 anos, natural de Campina Grande (PB). 
Ele teria informado que está desempregado e que passou pelo presídio da Papuda, no Distrito Federal (DF). Ele foi levado para a Polícia Federal (PF), em Brasília, informa a Agência Estado.
O episódio ocorreu por volta das 18 horas, quando o homem subiu a rampa do Planalto de motocicleta e, antes de atingir a vidraça da portaria do prédio, jogo a moto no espelho d'água do local.
Fonte: Blog do Magno


Em Toritama: AUDIÊNCIA PUBLICA DE ENTIDADES E VEREADORES SOBRE OS CORREIOS.


Aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Toritama, uma Audiência Pública, com a finalidade de debater a efetividade da prestação de serviços ofertados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da cidade de Toritama/PE. A presente audiência foi solicitada pelo vereador  Fábio Florentino. Estiveram presentes diversas autoridades, entidades e cidadãos.

Seguindo os debates, foi apresentado um vídeo veiculado pela mídia televisiva, onde relatou os problemas dos correios no município. Após, foi facultada a palavra aos presentes. Iniciou os debates e foi realizado proposições, relatando os problemas de cada localidade e as necessidades.
O vereador Fábio Florentino mostrou aos presentes a portaria 311/98, em seu art 3º, que dispõe que em municípios de 5.000 a 50.000 mil habitantes deve haver a entrega de correspondências no mínimo 03 vezes por semana. Informou ainda sobre a Portaria 141/98 que disciplina sobre o serviço de caixa postal comunitária. Por fim, foi deliberado que esta ata deverá ser encaminhada para a diretoria dos correios de Pernambuco, para que tome as medidas cabíveis, e caso não haja solução em tempo hábil, remeter esta para o Ministério Público Federal para as mediadas cabíveis.
Fonte: Toritama Informa.com

Na Paraíba: Couto dá puxão de orelha na bancada do PT


O deputado federal Luiz Couto deu um puxão de orelha na bancada do PT na Assembleia Legislativa da Paraíba. Ele disse que os deputados Luciano Cartaxo, Anísio Maia e Frei Anastácio desobedecem à Direção Nacional do PT ao se manterem em constante disputa com governo da base do governo Dilma.

“Eles estão no terceiro turno, não desceram do palanque ainda. Nem os deputados do PMDB são tão críticas. Ora, disseram que seriam independentes, o que significa olhar de vários lados, criticar o que tem ser criticado e elogiar o que tem ser elogiado. Só criticam”, disse Luiz Couto.
Por: Luiz Torres