quarta-feira, 1 de maio de 2013




Comitiva de Santa Cruz se reúne com SEFAZ em busca de consenso na questão das formalizações‏



Uma comitiva composta por políticos e entidades de Santa Cruz do Capibaribe esteve em Recife nesta terça-feira (30), onde aconteceu um encontro com o Secretário da Fazenda, Paulo Câmara. O principal assunto da audiência foi à busca por um formato adequado que formalize o setor confeccionista da economia do Polo de Confecções.

Participaram da reunião, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o prefeito Edson Vieira (PSDB), o presidente da Câmara Junior Gomes (PSB), o presidente do Moda Center Santa Cruz, Valmir Ribeiro, o presidente da CDL, Fábio Lopes, a presidente da ASCONT, Janaina Marques, o presidente da ASCAP, Menininho e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Bezerra.

Câmara ouviu as observações dos presentes que pontuaram a realidade das feiras no Moda Center (Santa Cruz do Capibaribe), Parque das Feiras (Toritama) e Parque 18 de Maio (Caruaru) e apresentaram propostas para o processo de formalização. Na cidade de Santa Cruz o secretário Bruno Bezerra, apresentou o programa “Negócio Legal” que visa incentivar o empreendedorismo a auxiliar na formalização dos empresários. “Temos que buscar soluções práticas, que mantenham nossa economia forte”, disse ele, que completou, “a agricultura de subsistência deu lugar para a confecção de subsistência”.

O deputado Diogo Moraes (PSB) disse que a cidade de Santa Cruz é modelo na questão economia do Polo de Confecções. “Deve haver uma atenção diferenciada na forma como são cobrados os tributos. Os comerciantes do Polo querem pagar seus impostos, mas dentro da realidade da região”, disse o deputado.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) afirmou que todos os segmentos do Polo vão se unir para que o processo de formalização aconteça de forma tranquila e planejada. “O Poder Público será um parceiro das entidades, pois queremos e vamos nos formalizar, para que possamos viver novos tempos, onde iremos contribuir e cobrar ainda mais melhorias para nossa região”, pontuou.

O secretário Paulo Câmara fez ao final os encaminhamentos da reunião. “Ambas as partes têm interesse na formalização. Este trabalho em conjunto, com entidades e representantes da política local mostram interesse e uma grande vontade de contribuir com o processo de formalização”, afirmou ele, que finalizou, “não temos pressa, tudo será feito na hora certa e do jeito correto”, finalizou.

Por Gilberto Silva

UVP se reúne com secretário de transportes



Na manhã desta terça-feira (30), a presidente da UVP Mulher Narah Leandro (PSB), o presidente da UVP Biu Farias (PSB), Gilson Carlos (PTN) vereador de Taquaritinga do Norte, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PTB) e Helinho Aragão (PTB) e Eduardo de Matos chefe de gabinete do deputado Diogo Moraes foram recebidos pelo Secretário de Transportes Isaltino Nascimento.

Na pauta, foram discutidas, a retomada das obras da duplicação da BR 104, no trecho que compreende o distrito de Lages no município de Caruaru até Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte, e a duplicação da PE 160 entre Pão de Açúcar e Santa Cruz do Capibaribe.

Sobre a BR 104, Isaltino explicou os motivos da paralisação da obra, que no projeto inicial previa a construção de um Túnel próximo a cidade de Toritama, onde  foram verificados achados arqueológicos e o Ministério Público a pedido do IPHAN (Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional) determinou a  paralisação da  obra. Além disso se constatou a necessidade de explosões, pela quantidade de rochas encontradas próximo  ao perímetro urbano. Os problemas com a Construtora DELTA que era a majoritária no Consórcio, também atrasaram as obras. Diante desses problemas o projeto teve que ser adequado e aprovado pelo DNIT e ao invés de túnel será construída uma variante que passará  por fora da cidade de Toritama.

“As obras serão retomadas no final de mês de Maio e com término previsto para o final de ano. Os recursos já estão disponíveis para execução dessa obra através do PAC 2 na ordem de  aproximadamente 100 mi” informou  Isaltino. No tocante a duplicação da PE 160 o secretário foi enfático. “Se trata de uma obra de extrema importância pela grande demanda existente e o projeto executivo já esta em fase de conclusão”.

A direção da UVP saiu satisfeita da audiência. “A reunião foi muito produtiva. Esses pleitos, solicitamos pessoalmente ao Governador Eduardo Campos em Surubim. A UVP está unida em busca das ações para nossa região e tanto a duplicação da BR 104 e da PE 160 são de fundamental importância para o escoamento da produção do Polo das Confecções.” Finalizou Narah.

G2 Comunicação


Foto