domingo, 6 de novembro de 2011

Comissão da Câmara dos Deputados discute no Recife reformado Código Penal para crimes e penas relacionados a drogas e armas


A reformulação do CódigoPenal para crimes e penas relacionados a drogas e armas no País será discutidano Seminário Drogas e Armas no DireitoBrasileiro, promovido pela Subcomissão deCrimes e Penas da Câmara dos Deputados, na próxima segunda-feira (07/11), às10h, no Fórum do Recife, no auditório do 5 andar, na Ilha Joana Bezerra. O evento terá como debatedores Wilson Damazio, Secretário de DefesaSocial; Rodrigo Grassi Oliveira, professor-doutor PUC/RS e Thiago Thadeu daRocha, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP e vai discutir comrepresentantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias,OAB, universidades e entidades da sociedade civil.

      “O nosso objetivo é discutir com osoperadores do Direito e com a sociedade a modernização do Código Penal, tendocomo foco principal melhorar a proporcionalidade entre os crimes e as penas aplicadasno Brasil”, afirma o presidente da Subcomissão deputado Mendonça Filho. Segundo o parlamentar, oCódigo Penal brasileiro é de 1940 e foi revisto parcialmente pela última vez em1984. “Neste período ele sofreu distorções, entre as quais crimes brandospunidos com rigidez e crimes graves com penas brandas”, diz, ressaltando ser este um dos fatores da impunidade no Brasil.

     O relator da Subcomissão, deputadoAlessandro Molon (PT-RJ), que participará do seminário, diz que o os debates servirão como um balizador dostrabalhos.  “O maior objetivo a uniformização dos procedimentos e a inclusão de novos tipos de crime. O Código não prevê crimes como osrelacionados à Internet, entre outros”, afirma Molon.

    A subcomissão da Câmara foi instalada emagosto e está trabalhando com grupos temáticos formado por representantes de instituições como Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB que discutem os crimes contra a pessoa humana, contra o patrimônio, contra a propriedade imaterial e contra a organização do trabalho, contra o sentimento religioso, os costumes e contra a família; contra a incolumidade pública, contra a paz pública, entre outros.  Já foram realizados seminários no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde tratou-se dos crimes contra as pessoas e da dignidade sexual.

    A reformulação do Código Penal também estásendo discutida no Senado com a instalação, em outubro, da Comissão de Reformado Código Penal. As comissões da Câmara e do Senado já se reuniram para discutir conjuntamente o tema.  “Coma reforma do Código Penal, nós queremos inovar não somente no conteúdo, mastambém no método. Essa reunião tem o propósito de contribuir para que a Reformado Código Penal não seja debatida separadamente em cada Casa. Não queremos umaCasa apenas como revisora do trabalho da outra”, explicou Molon.

Por Nádia Ferreira

Medida gera economia de quase 8 mil reais mensais com papel higiênico


Uma medida adotada pela administração do Moda Center está combatendo o desperdício e prevenindo ações de vandalismo nos banheiros do parque. Depois de sucessivos entupimentos de vasos sanitários, com a ação de vândalos que desenrolavam todo o papel higiênico e colocavam dentro da privada, a solução veio espelhada em algumas rodoviárias e centros de compras do sul do país. Visando diminuir essa depredação do patrimônio do condômino, o papel higiênico agora fica fora do gabinete sanitário.

Antes, eram gastos por semana aproximadamente 1.440 rolos de 300m, o que representava R$ 15.840,00 mensais somente com papel higiênico. Depois da medida, agora são gastos 720 rolos, ou seja, valor aproximado de R$ 7.920,00. “A economia vai muito mais além, se somarmos o dinheiro que era gasto com os desentupimentos de vasos e ralos e as constantes reposições de equipamentos”, ressaltou Henrique Nunes, gerente de Logística do Condomínio.

Vinda de Cachoeiro do Itapemirim-ES, Ana Maria Leal disse que não lhe incomoda o fato do papel ficar do lado de fora do gabinete. “Ruim mesmo seria encontrar o banheiro interditado por um entupimento. No começo eu achava estranho, mas como eu venho todo mês, já estou acostumada”, disse a cliente.

O Moda Center possui 290 gabinetes sanitários distribuídos em 18 banheiros. Além dos sanitários, os clientes dispõem de banho de chuveiro gratuitamente, custeados com o pagamento da taxa condominial.

Rota do Mar nas Redes Sociais

Colaboradores do Moda Center fazem curso de primeiros socorros


Os colaboradores do Moda Center Santa Cruz receberam um curso de primeiros socorros na última quinta-feira (03). As enfermeiras do Posto Ambulatorial, Anne Karolynne e Caroline Aragão, ministraram um curso com noções básicas de AHP (Atendimento Pré-Hospitalar) e primeiros socorros com teoria e prática, objetivando capacitar os colaboradores para socorrer possíveis vítimas, enquanto aguardam o socorro.


De acordo com a secretaria da Gerência de Operações, Luciene Belo, a habilitação em um curso de primeiros socorros pode salvar vidas no próprio ambiente de trabalho, enquanto as vítimas esperam o atendimento médico.


As enfermeiras Anne e Carol consideraram o aproveitamento do curso bastante significativo. Os colaboradores tiraram dúvidas e realizaram procedimentos de AHP, seguindo as dicas proferidas nas palestras.

Anne e Carol declararam que pretendem organizar palestras mensais com variados temas na área da saúde, tais como, saúde da mulher e do homem, obesidade, sedentarismo, hipertensão e diabetes.

Blog Opinião indica