quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Violência...


Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada, que traz um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades. Colaboram também para o aumento da violência as fortes aspirações de consumo, em parte frustradas pelas dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Por outro lado, o poder público, especialmente no Brasil, tem se mostrado incapaz de enfrentar essa calamidade social. Pior que tudo isso é constatar que a violência existe com a conivência de grupos das polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção, uma das piores chagas brasileiras, está associada à violência, uma aumentando a outra, faces da mesma moeda.

As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.

A solução para a questão da violência no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.

Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

CRAS de Santa Cruz do Capibaribe procura família de homem encontrado no Ceará


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz do Capibaribe foi informado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaguaruana no Ceará, que foi encontrado naquela cidade um homem de nome Geraldo da Silva Pereira e de acordo com informações passadas por ele sua família reside em Santa Cruz do Capibaribe. 

O homem conta que saiu de casa para ir até Juazeiro e se perdeu. Ele apresenta desorientação, mas informou nomes de vários parentes, sendo seus pais Cícero da Silva Pereira e Maria da Conceição Pereira; os filhos seriam Mateus Leandro da Silva Pereira, Márcio da Silva Pereira, Marcílio da Silva Pereira e Nayara da Silva Pereira; os irmãos ele deu nomes de Gildo da Silva Pereira, Maria de Fátima Pereira, Dora da Silva Pereira e Nedina da Silva Pereira. 

Quem tiver informações a respeito pode entrar em contato com Jaíra Victor, coordenadora do CRAS de Santa Cruz do Capibaribe, para que o mesmo possa ser entregue à sua família. O telefone é o 9451-7778.

Coluna "Repórter JC" do Jornal do Commercio destaca a visita dos argentinos ao Moda Center‏


CDL Santa Cruz do Capibaribe sob nova direção

A posse da nova diretoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe aconteceu em um clima de festa e homenagens. O ex-presidente Fábio Lopes recebeu elogios pelo seu trabalho e passou a presidência da entidade ao empresário Valdir Oliveira. A noite foi memorável. Autoridades políticas, como prefeito e vereadores da cidade, empresários, gerentes de bancos e presidentes de entidades parceiras, como ASCAP, Ascont e Moda Center, além de empresários associados, prestigiaram o evento, que contou ainda com o presidente da Federação das CDLs de Pernambuco – FCDL-PE, Adjar Soares.
Em suas palavras, o presidente eleito, Valdir Oliveira, enfatizou o trabalho de Fábio Lopes e se mostrou entusiasmado com o desafio de presidir a CDL da Capital das Confecções. “Eu sei muito bem que assumir o lugar de um presidente que deu muito certo, que usou de suas habilidades para fazer o trabalho que Fábio fez, não será fácil para mim, pois paira sobre mim a responsabilidade de, no mínimo, dar continuidade ao seu trabalho e consolidar ainda mais a nossa CDL. No entanto, quero dizer a todos vocês que não estarei solitário nesta luta, porque todos já se mostraram solícitos quando eu precisar, e podem ter certeza, estaremos sempre em contato, sobretudo, nas nossas assembleias mensais quando for necessário”, disse o novo presidente.
Valdir Oliveira foi eleito em novembro de 2014 e assume o mandato para o triênio 2015-2017. Após ser empossado, Valdir Oliveira também deu posse a todos os seus diretores e as Câmaras Setoriais e CDL Jovem que irão cumprir mandato por igual período.

Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da CDL

Carnaval de Santa Cruz do Capibaribe mantém sucesso dos últimos anos


A exemplo dos dois últimos anos, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe manteve a realização e o apoio aos eventos carnavalescos no município.

Através da Secretaria de Governo e suas gerências de Cultura e Eventos, a gestão realizou oficinas de frevo, além dos arrastões da folia na semana pré-carnaval, apoiou o bloco do Clube da Melhor Idade e eventos já tradicionais como Baile Municipal e Frevança Capibaribe.

Durante o carnaval receberam apoio de estrutura e atrações artísticas o “Bloco dos que não foram” e na vila do Pará o “Bloco das Loucas” e o “Se Vire”. Além desses eventos, a prefeitura colaborou com os retiros religiosos das diversas igrejas que buscaram apoio da gestão, nunca se investiu tanto no carnaval apesar da escassez de recursos.

Além dos eventos carnavalescos, foram realizados investimentos na parte logística da “Operação Carnaval”, realizada em conjunto com as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, no intuito de oferecer segurança extra à população e apoio aos eventos festivos e religiosos.

“Apesar dos problemas de ordem financeira que municípios de todo o país atravessam, nós conseguimos garantir que houvesse carnaval em Santa Cruz e dar continuidade ao projeto de resgatar as nossas tradições, investir na mão de obra e nos artistas da cidade”, pontuou o prefeito Edson Vieira.

As dificuldades apontadas pelo prefeito são reforçadas pelo fato de diversas cidades pernambucanas terem cancelado suas festas de carnaval, como Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Limoeiro, Serra Talhada, entre outras. 

-- 
Magali Oliveira

CONDOMÍNIO MODA CENTER SANTA CRUZ ​​EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA



O Síndico do Condomínio Moda Center Santa Cruz, no uso de suas atribuições previstas na Convenção do Condomínio, vem pelo presente convocar todos os condôminos do empreendimento para a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 05 de março de 2015, às 17 horas, em primeira chamada, na praça de alimentação do “Setor Azul” do Condomínio Moda Center Santa Cruz, localizado na Rodovia PE-160, na propriedade Curral Picado, Santa Cruz do Capibaribe-PE. 

Não havendo o quórum exigido, uma hora após, às 18 horas, a assembleia será iniciada em segunda chamada com a presença de qualquer número de condôminos, a fim de deliberar sobre a seguinte pauta: a) Apresentação e votação das contas referentes ao período de Novembro de 2014 a Janeiro de 2015; b) Apresentação e votação do Orçamento Financeiro para o ano de 2015, com ajuste na taxa condominial; c) Demais assuntos de interesse dos condôminos. Poderão participar da Assembleia todos os condôminos ou locatários que apresentem documento de procuração específica para este fim, assinada pelo proprietário da unidade comercial e reconhecida em cartório. 

Todavia, terão direito a voto apenas os adimplentes com suas obrigações condominiais até o dia 04 de março de 2015. Todos os participantes deverão apresentar documento de identificação com foto. Solicita-se o comparecimento de todos os condôminos ou procuradores, uma vez que os assuntos são de interesse destes e as decisões deliberadas por qualquer número de participantes obrigarão todos a cumpri-las. O presente edital, conforme previsão legal, será publicado em jornal de grande circulação no Estado e no Município, além de divulgado nos meios de comunicação na  internet e nas emissoras de rádio locais, sendo ainda cópias do presente afixadas em todos os módulos do Condomínio Moda Center Santa Cruz, a fim de que não se alegue ignorância.


Santa Cruz do Capibaribe, 18 de fevereiro de 2015.
Janilton Allan Maia Carneiro