terça-feira, 7 de abril de 2015


Santa Cruz intensifica combate à Dengue e a Chikungunya‏


A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, tem intensificado o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e da Chikungunya. Pernambuco está em alerta para o aumento das notificações de casos de dengue neste início de ano, que vem apresentando períodos de sol intercalados com chuvas, clima propício para a proliferação das larvas e do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. 
Entre os dias 4 de janeiro e 21 de fevereiro, foram notificados 3.571 casos da doença (481 confirmações) em 115 municípios de Pernambuco, um crescimento de 150,60% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 1.425 casos (431 confirmados). O BCC (Bloqueio e Controle de Criadouros), e a nebulização têm contribuído para o combate ao mosquito em Santa Cruz.
Segundo Carol Caraciolo, coordenadora a vigilância epidemiológica de Santa Cruz, a epidemia de dengue esta acontecendo em todo país, e mesmo com o aumento de casos em todo estado, Santa Cruz é uma das cidades com menor incidência da doença, a situação não esta pior devido ao combate que sempre é feito pela vigilância através de capacitação e campanhas como o dengue zero e o peixamento feito pelos agentes de endemias. “Nós estamos com equipes nas ruas, sempre nas regiões onde há casos confirmados da doença. Primeiro os agentes fazem o BCC, onde eliminamos locais com água parada, recipientes que possam acumular água e aplicamos o larvicida. Depois, no outro dia, passamos novamente para fazer a nebulização, que é a aplicação do inseticida. Essas ações são eficientes no combate ao mosquito, mas ainda assim é preciso que o morador esteja sempre em alerta”, explicou Carol.
Vários mutirões são organizados na tentativa de diminuir os casos, mais o maior esforço tem que partir da população, controlando dentro de casa os focos do mosquito.

Conscientização
Todas essas campanhas só serão positivas se a população contribuir de forma consciente sobre os riscos da doença e ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. É importante que os moradores recebam os Agentes de Saúde, sempre que forem visitados. A população deve sempre manter bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água,  lixeiras tampadas e secas, nunca jogar lixo em terrenos baldios, colocar no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados, lavar os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e trocar a água todos os dias, cobrir e guardar os pneus em locais secos, protegidos das chuvas, guardar as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe inicia retirada dos currais localizados no perímetro urbano‏


Na manhã desta terça-feira (07), através de uma ação conjunta das Secretarias de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Saúde e Serviços Públicos e apoio da Polícia Militar, a Prefeitura Municipal deu início a retirada dos currais localizados no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe.
A ação almeja contribuir com a preservação da saúde das pessoas que moram nas proximidades dos currais, locais destinados à criação de animais que são focos de doenças por apresentarem um ambiente com dejetos a céu aberto, mau cheiro e proliferação de bactérias e substâncias nocivas à saúde humana.
Os currais localizados no bairro Nova Morada, próximos a Escola João Maia Neto e do Centro de Artes e Esportes Unificados, conhecido por  praça CEUS, foram os primeiros a serem retirados pela operação conjunta.    
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Edgar Martins, inicialmente a Vigilância Sanitária notifica os proprietários dos currais para que eles retirem os animais e toda estrutura do curral e só após o não cumprimento dos prazos, é realizada a ação de retirada que vai passar por todos os locais de criatórios de animais do perímetro urbano santa-cruzense.
“É importante que os donos de currais tenham bom censo e providenciem a transferência dos currais e criem seus animais em um local adequado que não prejudique a saúde da população”, disse o comandante da Guarda Municipal.  
“A retirada dos currais é mais uma ação que integra o planejamento da gestão municipal que almeja levar qualidade de vida para nossa população, assim como retiramos as barracas das calçadas e concedemos mobilidade para os pedestres, vamos deixar todos os bairros longe dos males trazidos pelos locais inadequados de criação de animais”, enfatizou o prefeito Edson Vieira. 

Afrânio Marques parabeniza jornalistas‏


Deputado quer Audiência Pública com a SADA, FIAT e SINTRAVE

A luta dos cegonheiros pernambucanos pela participação do transporte da fábrica da FIAT em Pernambuco, voltou ao debate na Assembleia Legislativa do Estado, quando o líder da oposição, Sílvio Costa Filho, nesta segunda feira 7, defendeu que a categoria deve realizar o transporte de parte da produção.
O parlamentar também explicou que a SADA detém quase que a totalidade do transporte de veículos no país. O petebista solicitou a FIAT que entre em contato com a SADA e dê prioridade aos pernambucanos.
Sílvio Costa Filho lembrou ainda que mais de 10 milhões serão movimentados na economia do Estado com a participação dos cegonheiros pernambucanos no transporte dos veículos da FIAT.
O parlamentar solicitou ao deputado Aloísio Lessa, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, que seja feita em caráter de urgência uma Audiência Pública sobre o tema, com as presenças de representantes da FIAT, SADA, SINTRAVE e dos deputados estaduais pernambucanos e destacou ainda, que esta é uma luta tanto da situação, quanto da oposição.  
Os deputados pernambucanos deram total apoio ao SINTRAVE/PE, diante de mais de 60 cegonheiros presentes no plenário da ALEPE nesta segunda feira.
A data da Audiência Pública deve ser anunciada ainda esta semana.
Assessoria de imprensa SINTRAVE

Escola Lucinalva Santos recebe melhorias em sua infraestrutura


A Escola Municipal Lucinalva Santos Aragão Souza, no bairro Palestina, está recebendo melhorias em sua estrutura desde o início do ano. Pintura em toda escola, novos banheiros, padronização das salas de aula, manutenção elétrica e frases em todas as salas despertando o interesse dos alunos para leitura, são algumas melhorias que a escola ganhou.
“Estamos tentando a cada dia melhorar a escola Lucinalva para os alunos, comunidade e equipe que aqui está trabalhando. Buscamos de uma forma geral deixar a escola agradável e melhor para todos”, falou Jailton Araújo, Gestor da escola Lucinalva Santos Aragão Souza.
Joselito Pedro, secretário de Educação disse que melhorias no ambiente escolar facilitam no aprendizado. “O intuito do município é deixar as escolas aconchegantes, assim creio eu que as crianças vão absorver melhor o conteúdo transmitido pelo professor, como também o ambiente fica mais amável, facilitando o trabalho dos professores e de toda a administração escolar”.
A Escola Lucinalva Santos está com 550 alunos, distribuídos em dois turnos, possui em seu quadro de funcionários 22 professores, 5 auxiliares administrativos, 3 merendeiras, 2 porteiros, 2 vigias e 4 pessoas no serviços gerais.