quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prazo para pagamento do IPTU 2013 foi prorrogado


O contribuinte de Santa Cruz do Capibaribe terá até o dia 30 de agosto para efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano 2013 sem juros com parcelamento ou com 20% de desconto em parcela única.
O Diretor de Tributação e Fiscalização, Marcone Júnior, pontuou os benefícios que a população recebe ao pagar o imposto em dia. “Através do recolhimento do IPTU a gestão municipal terá a possibilidade de melhorar a infraestrutura de nossas ruas, praças, iluminação pública, saneamento, entre outros serviços essenciais para o bom andamento do município”. 
Vale salientar que o contribuinte que tiver uma árvore plantada na calçada do seu imóvel terá uma redução de 10% sobre o valor do imposto pago em parcela única, valor este que se somará aos 20% de desconto. 
De acordo com Marcone Júnior, as pessoas que possuírem árvores em frente as suas residências e quiserem garantir o seu desconto deverão comparecer a Diretoria de Tributação localizada no prédio da Prefeitura Municipal, das 7h às 13h e solicitar que seja feita uma vistoria no seu imóvel para comprovação da afirmação. 

Assessoria

Edson Vieira fala no Nordeste em Foco


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) falou na manhã desta quinta-feira (18) sobre a expectativa em torno da vinda do governador Eduardo Campos a Santa Cruz do Capibaribe, que deve acontecer no próximo dia 25. “A expectativa é a melhor possível, pois receberemos o nosso governador, o maior líder político do Estado, que virá a nossa cidade para trazer boas notícias para o nosso povo de Santa Cruz”.
“O governador deverá autorizar a construção da nova Policlínica de Santa Cruz, que será no prédio da antiga cadeia pública, que está em uma área pertencente ao Governo do Estado”, disse o prefeito, que seguiu, “Eduardo oficializará a instalação do Batalhão de Polícia, além de ver de perto o andamento das obras Escola Técnica, que em breve será entregue a população”.
O prefeito abordou ainda o viés político da vinda de Eduardo a Santa Cruz. “Será a oportunidade para que todos vejam quem são aqueles que estão de fato com Eduardo e quem são os seus adversários”.
Edson falou também sobre as denúncias feitas contra a ex-secretária de Educação de Santa Cruz, Socorro Maia. A vereadora Jéssyica Cavalcanti levou ao conhecimento da mídia local a informação de que Socorro, mesmo estando afastada de suas funções em Santa Cruz, com licença médica, trabalha na cidade de Ipojuca, onde ocupa um cargo de confiança na administração municipal.
 “É tudo muito estranho. Primeiramente creio que a avaliação da junta médica que deu o atestado a Socorro Maia está sob suspeita de agora em diante”, afirmou Edson, que completou, “como pode ela está de licença médica aqui e prestando serviços em Ipojuca? São dois vínculos profissionais”.
O tucano afirmou também que encaminhará o caso a Procuradoria Municipal para que as providências sejam cabíveis sejam tomadas. 
Fonte: filadelfiafm.net

Guarda Municipal atua na Zona Rural de Santa Cruz‏

A Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe está fazendo um mapeamento da criminalidade na Zona Rural da cidade, o trabalho é feito com o apoio da Polícia Militar e visa coletar dados para diminuir a criminalidade no município.
Este exercício busca através de visitas, colher informações de elementos que trafegam na Zona Rural de Santa Cruz e geram delinquência, e com esse conhecimento em mãos, poderão subsidiar ações de enfrentamento da violência no meio rural.
O Sargento Oliveira, Diretor de Análise Criminal e Comandante de Guarda Municipal fala que esta atividade é tão importante quanto o presencial. “Este trabalho de monitoramento é tão importante quanto o trabalho de ostensividade, pois apuramos dados para atuarmos diretamente onde está o problema”, disse.  Oliveira também falou que a Guarda Municipal já visitou os povoados da Magana, Cacimba de Baixo e Carrapicho e em breve visitará as demais localidade rurais.

A população que deseja fornecer alguma informação pode ligar para a Guarda Municipal através do número 3759-3000, ou discar diretamente para à Polícia Militar 3759-8201 ou 3759-8205. A pretensão da Guarda é diminuir os índices de violência não só na Zona Rural, mas em toda cidade.

Atenção...


Comunicado da vereadora Narah



A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. 
No Polo de Santa Cruz do Capibaribe instalado na Escola Padre Zuzinha. A Universidade Federal de Pernambuco lançou Edital para o Processo Seletivo no Vestibular 2013.2 para o Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa com 50 vagas.

Interessados no Processo Seletivo do Vestibular 2013., deverão acessar a página eletrônica da COVEST (www.covest.com.br) no período de 10 a 21 de julho de 2013 e realizar suas inscrições.

Vereadora Narah Leandro

Comunicado Prefeitura

A prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe pela primeira vez na história, conseguiu uma retroescavadeira e uma máquina patrol. 
Máquinas zero quilômetro que vão servir à toda população, para melhorias na zona urbana e rural.
A entrega da patrol e retroescavadeira será realizada nesta sexta-feira, às 10h da manhã ao lado do posto Badú.
Santa Cruz do Capibaribe agora tem máquina patrol e retroescavadeira.
É nesta sexta, às 10h, ao lado do posto Badú, entrega para a população

Assessoria

Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe faz balanço dos primeiro seis meses de ações

Os seis primeiros meses da gestão Edson Vieira (PSDB), o governo municipal já desempenhou ações diretas nos serviços prestados à sociedade.



Entre as ações diretas na saúde estão:

Reativação do bloco cirúrgico do Hospital Raimundo Francelino Aragão. 
Realização da I Semana de enfermagem.
Restauração do gerador de energia do Hospital Municipal.
Entrega de filtros no Dia Mundial da Saúde em parceria com a CODECIPE, dentro do programa Operação seca, que leva água de qualidade para os alunos, levando também mais saúde aos alunos do município.Intensificação do combate a dengue com o projeto dengue zero.
Semana de combate a tuberculose no mês de Abril.
Cirurgia oftalmológica de última geração agora é realizada no hospital municipal.
Novos equipamentos para o hospital municipal.
Seis refeições diárias para os pacientes do materno infantil.
Capacitação de funcionários.
Campanha de vacinação contra a gripe e contra a Poliomielite.
Aquisição de novas Ambulâncias.
Novos uniformes e protetor solar para os agentes de saúde.
Inauguração da primeira AME (Atendimento Médico Especializado).
Reativação dos procedimentos no NASF.
Implantação do projeto saúde nas escolas.
Reativação de todos os serviços odontológicos do Município.
Reativação dos atendimentos TFD.
No Hospital Materno Infantil: 218 partos normais e mais de 23.915 atendimentos de emergência. 
No Hospital Municipal: 224 cirurgias (Cesarianas, cirurgias gerais e oftalmológica), e mais de 40.186 atendimentos.

Por G2 Comunicação Integrada

Rua Maria Eunice Chagas terá sua pavimentação concluída



A rua Maria Eunice Chagas, que cortas os bairros Bela Vista e COHAB, está recebendo a conclusão de seu calçamento, a obra estava paralisada e a atual administração conseguiu destravar a pavimentação da via.

Por ligar várias localidades, a pavimentação da rua Maria Eunice Chagas era uma necessidade como afirma a estudante universitária, Clécia Ferreira (19). “O trânsito aqui é intenso, com isso, no período de seca, a poeira toma conta da rua, e neste período chuvoso e é lama que predomina, por isso o calçamento da Maria Eunice Chagas veio em boa hora”.

Conforme o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra, com a chegada das chuvas, o trânsito pela rua Maria Eunice Chagas era complicado. “A chuva causava dor de cabeça aos os moradores que não tinham a pavimentação em sua rua, com a chegada do calçamento na Maria Eunice Chagas, estamos solucionando este problema na localidade”, disse. Luciano também falou que a pavimentação da via vai da PE-160 até o encontro com Rua Olavo Bilac.

Por Geraldo Moura

Depois de Santa Cruz, Garanhuns terá Camarote da Acessibilidade

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, vai promover ações de acessibilidade em Garanhuns, por ocasião do Festival de Inverno. O Camarote da Acessibilidade será um dos espaços promovido pela Secretaria, tendo capacidade para receber 60 pessoas por noite. A equipe da Ouvidoria de Direitos Humanos realizará as inscrições dos interessados pelo telefone 0800.081.4421 ou pelo e-mailouvidoria@sedsdh.pe.gov.br, para os dias 19, 20, 26 e 27. Já para as outras datas, as inscrições ficarão sob a responsabilidade Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMUD, e da prefeitura de Garanhuns, por meio dos telefones (87) 3762.7082 e (87) 3762-7056, além do e-mail comud@hotmail.com.
O Camarote da Acessibilidade ficará localizado na Praça Guadalajara, entre os dias 18 e 28 de julho, fazendo parte das ações de inclusão social. O espaço contará com Língua Brasileira de Sinais - Libras e audiodescrição. Pessoas com deficiência, idosos e gestantes poderão participar, assim como seus acompanhantes. Ao todo, serão 600 vagas ofertadas para o camarote durante os dez dias do evento.
Para Laura Gomes, secretária da SEDSDH, essa iniciativa é uma preocupação do Governo do Estado com o objetivo de buscar o espaço de acessibilidade nos grandes eventos do Estado. “É sempre uma satisfação poder promover acessibilidade para as pessoas que querem desfrutar do Festival, mas necessitavam de estrutura para isso. Esses espaços inclusivos serão cada vez mais consolidados nos grandes eventos do calendário cultural do Estado ”, ressalta.
Mesmo não sendo citada no texto acima enviado pela assessoria da SEDSDH, sabemos de onde partiu esta inovação que deu certo, O São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe serviu de exemplo implantando o Camarote da Acessibilidade em nossos festejos juninos. 

Vereadora Jéssyca vai a Ipojuca e encontra situação que desmente a ex-secretária de educação Socorro Maia‏


A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) visitou a cidade de Ipojuca no último dia 11. Na oportunidade pôde comprovar que a ex-secretária santa-cruzense Socorro Maia encontra-se trabalhando normalmente na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Ipojuca. Socorro ocupa a função de Gerente de Apoio aos Conselhos.

“A visita se deu pelo motivo da ex-secretária ter alegado que estava passando por problemas de saúde (apresentando inclusive atestado médico) e por isso não poderia desempenhar suas funções aqui no município de Santa Cruz do Capibaribe. Tal afirmação gerou desconfiança, pois a mesma havia citado que agora trabalhava também em Ipojuca. Será que os problemas de saúde impedem que ela trabalhe apenas aqui em Santa Cruz?”, questionou Jéssyca.

A vereadora citou detalhes de uma conversa com uma funcionaria da Prefeitura de Ipojuca, que confirmou detalhes das funções de Socorro naquela cidade. “Em conversa com a atendente da Secretaria de Educação de Ipojuca perguntei sobre a senhora Maria do Socorro Ferreira Maia e a jovem prontamente nos atendeu: a senhora Socorro Maia trabalha aqui na Secretaria como gerente de apoio aos conselhos, mas não veio hoje devido os protestos em Suape”. 

Ainda segundo Jéssyca, a funcionária frisou que Socorro é uma pessoa muito conhecida em Ipojuca. “Ela disse que Socorro é muito conhecida na cidade, e que em momento algum foi solicitado por ela afastamento por problemas de saúde”.

“Será que a Ilustríssima Senhora Ex-secretária vai dizer que estou mentindo? A verdade é que como é de seu costume e de suas práticas, ela está mais uma vez usando suas manobras para prejudicar a população de nossa cidade, alegando problemas em sua saúde enquanto trabalha normalmente em outro município. Fui nessa viagem com o único intuito de desmascará-la novamente, mostrando ao nosso povo quem de fato utiliza de subterfúgios para obter benefícios próprios”, disparou a vereadora santa-cruzense.

Por G2 Comunicação Integrada