quarta-feira, 10 de julho de 2013

Santa Cruz sediará 1º Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direitos


Local: Cabana Club de Santa Cruz do Capibaribe –PE

Data: 11,12 e 13 de Julho de 2013

Inscrições: R$ 40,00 (Pasta com Camiseta do evento, DVD, revista, e certificado de participação)

Publico Alvo: Operadores do Sistema de Garantia de Direitos, Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares e de Direitos, Assistente Social, Psicólogas, Poder Judiciário, Ministério Público, Policia Civil e Militar, Poder Legislativo, Poder Executivo, educadores, Estudantes Universitários e Sociedade Civil Organizada. 

Programação:
QUINTA -FEIRA 11 DE JULHO

8h00min - Credenciamento
8h30min – Café da Manhã de Boas Vindas para os Participantes 
9h00min – Apresentação Cultural – MARACATU CAPIBARIBE 
9h30min – Mesa de Abertura

10h00min. Palestra: "A GRANDE MÍDIA E SEU PAPEL NA AMPLIAÇÃO DO CLAMOR PÚBLICO PELA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL". Por EDUARDO PAYSAN GOMES, Advogado, Especialista em Direitos Humanos, Mestre em Serviço Social – UFPE, Professor da Pós-Graduação em Psicologia Social e Comunitária da FAFIRE, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Recife

“A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM REDE NA ABORDAGEM DOS CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL.” Por Narah Leandro, Ex-Conselheira Tutelar, Autora da Cartilha “Diga Não ao Abuso e Exploração Sexual” Vereadora Autora da Lei 060/2013 que institui no Município de Santa Cruz do Capibaribe o “Programa de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, de ação interdisciplinar e de participação comunitária, nas redes públicas de ensino de Santa Cruz do Capibaribe-PE”.

Perguntas e Respostas
• INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h00min. Palestra: "O ESTATUTO E A EDUCAÇÃO" Por Silvino Neto, Prof. da escola de conselhos de Pernambuco, Especialista em gestão e controle de políticas públicas, participante da discussão e elaboração do ECA.
15h00min.Palestra: “CONSELHO TUTELAR UM LUGAR POLÍTICO E SOCIAL” - Por Romero Jose da Silva graduando em psicologia, educador social, ex- conselheiro tutelar, ex- representante pernambucano do fórum colegiado nacional, atua na equipe inter profissional do PPCAM.

• Perguntas e Respostas

• 21h00min. Noite Cultural – Cabana Club, com a cantora Paula Voice

SEXTA – FEIRA 12 DE JULHO

8h00min. “O PAPEL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE” Gilson José Julião, ex -conselheiro Tutelar, Secretário de Cidadania e Inclusão Social de Santa Cruz do Capibaribe-PE, especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela UFR-PE, Professor de história da UNOPAR. 
9h00min. Coffee Break
10h00min. Palestra: “O PAPEL DA POLICIA JUDICIARIA NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS” com o REPRESENTANTE DA GPCA (GERÊNCIA DE POLÍCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE).
Perguntas e Respostas
• INTERVALO PARA O ALMOÇO

14H00min.Palestra: “CRACK, É POSSIVEL VENCER” – Palestrante a confirmar

15h00min. Palestra: “CONSELHEIROSTUTELARES: GUARDIÕES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS” Dr.Uziel Ferreira Aragão, Advogado, ex- Conselheiro Tutelar, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela UFR-PE, Especialista em Gestão Pública.
Perguntas e Respostas

• 21h00min. Noite Cultural – Cabana Club, com Dida de Nan e Banda (Forró Pé-de-Serra) e Wilson Santos (Voz e Violão)

SÁBADO- 13 DE JULHO
08h00min. Exibição de documentário “A INVENÇÃO DA INFÂNCIA”

9h00min. Palestra: "O JUDICIÁRIO E O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA INFANCIA E JUVENTUDE" Por Dr. Tito Lívio Araújo Monteiro, Juiz de Direito da Infância e Juventude, Especialista em Direito Constitucional e Administrativo. 

10h00min. Palestra:"Os direitos da criança e do adolescente no contexto dos 23 anos do ECA". Por Humberto Miranda Professor do Departamento de Educação/UFRPE
Coordenador do Programa Escola de Conselhos de Pernambuco

Perguntas e Respostas

• Entrega dos certificados e encerramento

Coordenação: 

Laércio Glicério da Silva – Conselheiro Tutelar 
Palestrante, autor da “Revista Deixe-me Viver”. 
Contato: 081-9907-6857 
081-9261-6267
E-mail: laercioglicerio@gmail.com

Indicações de Hospedagem:
Hotel Mart Moda – Contatos 81-3731-3576 / 81-9984-9984
Hotel São Francisco – Contatos 81-3731-1109 / 81-8802-0282 / 81-9208-4272
Hotel Canto da Barra –Contatos 81-3731-1333

OBS: 
• O LOCAL DO EVENTO DISPÕE DE ESTACIONAMENTO COM 250 VAGAS
• OS PARTICIPANTES SÓ TERÃO ACESSO AO EVENTO SE ESTIVEREM PORTANDO SEUS CRACHÁS
• PARA MAIOR COMODIDADE, A PRÉ-INSCRIÇÃO PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DO E-MAIL encontrogarantiadedireito@gmail.com
• O VALOR DA INSCRIÇÃO PODERÁ SER DEPOSITADO NA CONTA 5780-9, AG: 1038 0P: 001 (TITULAR: LAERCIO GLICERIO DA SILVA FILHO)

Coordenadoria da Juventude terá novo gestor


Na assinatura da Lei da Bolsa Universitária, no último sábado (06), o Prefeito Edson Vieira (PSDB) anunciou que o comando da Coordenadoria da Juventude passaria para as mãos do professor Mário Júnior. O novo coordenador é licenciado em História pela UEPB, professor secundarista da rede pública e particular e já militou em movimentos estudantis como a ASSUNI e a UESCC.    

Durante seis meses Clarissa Carvalho esteve à frente das Coordenadorias da Mulher e da Juventude. Porém, num entendimento junto ao prefeito, Clarissa pontuou a necessidade das coordenações terem dedicação exclusiva para que as políticas públicas para esses segmentos pudessem ser melhor desenvolvidas.

“A Coordenadoria da Juventude ficará em boas mãos”, ressaltou a Coordenadora da Mulher.

“Darei continuidade ao trabalho de estruturação da Coordenadoria da Juventude iniciado por Clarissa e me empenharei na aplicação do edital da Bolsa Universitária, visto que as aulas do segundo semestre estão prestes a ser iniciadas”, disse Mário Júnior.

Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB), a Coordenadoria da Juventude terá atribuições importantes com espaço adequado para funcionar e aplicar na prática benefícios para a juventude santa-cruzense.

Assessoria

Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Cruz emite credencial para vagas de estacionamento especial


Através de iniciativa pioneira da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Capibaribe, as pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção e idosos acima de 65 anos residentes no município, agora terão direito à vagas exclusivas de estacionamento em todo o território nacional. 

Para usufruir dessas vagas, as pessoas contempladas deverão ter em mãos a credencial que está sendo emitida na Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Maestro Alexandre nº 94 no Bairro Nova Santa Cruz ,das 8h às 13h. 

De acordo com o Secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Sergio Cardoso, essa credencial é válida em todo o território nacional e pode ser utilizada em carro de terceiros, desde que ao estacionar, seja colocada no painel do veículo. 

Para adquirir a credencial, as pessoas com deficiência devem providenciar a seguinte documentação:

·        Cópias da identidade e do comprovante de residência;

·        1 foto 3x4;

·        Laudo médico do especialista com CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Caso a pessoa com deficiência não possa se deslocar até a secretária, os pais ou o responsável poderão efetuar o cadastro.

A documentação dos idos acima de 65 anos é a seguinte:

·        Cópias da identidade e do comprovante de referência;

·        1 foto 3x4. 

O Moda Center Santa Cruz já conta com vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência.

Assessoria

Santa Cruz do Capibaribe adere ao programa Atleta na Escola


A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe aderiu ao programa do Governo Federal Atleta na Escola, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, identificar e orientar jovens talentos na educação básica. 

Mais de 300 alunos de todas as escolas municipais tiveram a oportunidade de participar do programa na modalidade atletismo nas provas de resistência com corridas de 1.000 e 3.000 metros, provas de velocidade com corridas de 75 e 100 metros, além do salto à distância.

Com a participação no Atleta na Escola, as escolas receberam recursos financeiros para a compra de materiais esportivos voltados para a prática do atletismo.

De acordo com o professor João Nascimento, coordenador de Educação Física das escolas municipais, os melhores alunos por gênero masculino e feminino, nas categorias que compreendem 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, representarão Santa Cruz do Capibaribe na fase estadual do programa, seletiva para a fase nacional realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Assessoria

Prefeitura de Santa Cruz intensifica combate à dengue e muriçoca


O município de  Santa Cruz do Capibaribe recebeu, nesta terça-feira (08), dois veículos acoplados com o sistema de UBV pesada, o fumacê, para pulverizar a cidade. As caminhonetas vão ser usadas em todos os bairros para o combate à dengue.  As ações integradas para também combater a muriçoca. Estão previstas aplicações de larvicidas e o uso do carro fumacê. 

Após se concentrar no combate ao mosquito transmissor da dengue, onde Santa Cruz  tem obtido sucesso através do programa dengue zero, evitando uma epidemia, a Secretaria da Saúde também esta dando foco na ação de combate a muriçoca. 

Agentes de endemias, que fazem o trabalho preventivo da dengue, e que também observam as possíveis áreas de foco de muriçocas, já estão aplicando larvicidas nos canais que cortam a cidade,  bem como nas áreas próximas, sendo que nestes locais também irá passar o carro fumacê.  De acordo com o secretário de saúde Breno Feitoza, o trabalho continuar cada vez mais intenso.  

“Mesmo sabendo que a muriçoca não é um vetor de transmissão de doenças, temos consciência que ela causa um incômodo a toda população, principalmente nas crianças, além de alterar o bem estar de todos. Entretanto, o foco principal é o combate a dengue, a qual estamos realizando com sucesso durante estes seis meses. A partir de agora, vamos unir forças, e a participação do população é muito importante na colaboração, evitando entulhos, acúmulo de lixos, e verificando possíveis focos dos mosquitos da dengue em suas residências”, disse Feitoza.

Dicas: 

A população deve ficar atenta, e na hora da aplicação, os moradores deverão abrir as portas e janelas de suas residências, mas tomar as seguintes precauções:

Acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas.
Cobrir gaiolas de pássaros.
Retirar roupas que estiverem em varais.
Após a aplicação do fumacê, trocar água e alimentos dos animais domésticos.

É importante frisar que a importância da população no combate à dengue e a muriçocas, podendo destruir os possíveis criadouros do mosquito evitando o acumulo de lixo nas ruas.

Sequência do trabalho com os carros fumacês e respectivas localidades. 

1. Nova santa cruz.

2. São Miguel.

3. Bela Vista.

4. Centro.

5. São Cristóvão.

6. Cruz Alta. 

7. Santa Tereza.

8. Dona Lica. 

9. Santo Agostinho.

10. Acauã.

Evilásio e Diogo em Brasília

Lurdinha, Secretária de Finanças, Deputado Diogo Moraes e prefeito Evilásio.
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo (PSB) cumprirão esta semana uma extensa agenda de compromissos em Brasília, onde participam da “Marcha dos Prefeitos”, evento que tem como objetivo aproximar as ações do governo federal dos gestores de todo o Brasil.
“Evilásio é um prefeito atento às necessidades de sua cidade. Nossa expectativa é de que com as audiências e reuniões que temos agendadas para esta semana, em breve a população de Taquaritinga receba boas notícias, para isso, estamos aqui, atentos e com o objetivo de buscar melhorias e obras para o povo da Dália da Serra”.
Assessoria

Vem ai...