quarta-feira, 16 de abril de 2014

Iniciado "tapa-buracos" na PE-160‏


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) concedeu entrevista ao programa “Nordeste em Foco” desta quarta-feira (16) e falou do início da operação “tapa-buracos” no trecho da PE-160 que liga o distrito norte-taquaritinguense de Pão de Açúcar a Santa Cruz do Capibaribe.

“Há alguns dias vínhamos trabalhando nos bastidores para que esse serviço tivesse inicio o quanto antes. O piso estava em péssima condição e o serviço era necessário”, afirmou.

O deputado falou também sobre a obra da duplicação da PE-160, prevista para começar nas próximas semanas. “A previsão é de que a empresa vencedora da licitação monte o alojamento dos trabalhadores já no próximo mês e depois disso terão início as obras, que nós tanto esperamos e que o nosso povo merece”, falou o deputado.

Por Gilberto Silva

Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe distribui 8 mil ovos de Páscoa‏


Em uma ação conjunta da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe a Secretaria de Educação, foram distribuídos nesta terça-feira (15), oito mil ovos de páscoa na rede municipal para estudantes do Ensino Infantil ao quinto ano.
As 25 unidades de ensino foram contempladas, sendo 17 escolas municipais, cinco creches e os três Centros de Educação Infantil.  “É com muita alegria que fazemos esta doação, porque toda criança neste período sonha em ganhar um ovo de páscoa, é bem verdade que é uma ação simples, porém de grande emoção para nossos alunos”, destacou Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Como parte da comemoração a Páscoa, a Secretaria de Educação também ofertou lanches para todas as crianças em sala de aula.
Por Geraldo Moura

Simpósio debate Gestão Organizacional das Indústrias

O Simpósio de Gestão do Agreste, para promover a melhoria da Gestão Organizacional das indústrias do Agreste Pernambucano, será realizado pela Unidade Regional Agreste-Fiepe, no dia 08 de maio. O objetivo é promover o debate entre as indústrias do Agreste pernambucano, sobre temas atuais e relevantes em gestão organizacional, estimulando-as a desenvolver uma gestão profissional, focada em resultados e processos.
Entre os objetivos, a  Capacitação Empresarial também traz a promoção da inserção de novas práticas gerenciais por parte das indústrias, visando à melhoria da gestão organizacional, maximização do tempo de vida das micro e pequenas empresas, a  troca de informações entre empresários e ampliar a percepção mercadológica. Ao todo, serão três palestras com renomes nacionais, com tempo médio de duração de 60 minutos.
Entre os palestrantes estão Walter Longo, com o tema Inovação em Marketing – A necessidade de mudanças na relação como consumidor,  Cristiane Correa, autora do Livro Sonho Grande – Modelo e ferramentas de Gestão utilizadas pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da AmBev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz, e Roberto Shinyashiki, sobre Liderança em Tempo de Velocidade. Também haverá a apresentação de exemplo de sucesso de uma empresa nacional, com foco em marketing e vendas.
Estão disponíveis 400 vagas e o público alvo é formado por empresários, executivos, gestores e supervisores. Para os inscritos até 23 de abril, tem desconto no valor da inscrição. O Simpósio de Gestão do Agreste ocorre a partir das 16h, no teatro do Shopping Difusora. Informações e inscrições pelos telefones (81) 3722-5667 e 3722-5702 ou pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br.
Palestrantes
Walter Longo – Formado em Administração de Empresas com MBA na Universidade da Califórnia. Mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm e presidente da agência Grey Brasil. Ficou popularmente conhecido por atuar como conselheiro de Roberto Justus no reality show de negócios O Aprendiz. Ganhador por quatro vezes como o Melhor Profissional do Ano do Prêmio Caboré – o mais importante da indústria da comunicação – nas categorias Planejamento e Atendimento, e Profissional de Veículo de Comunicação. Foi também premiado com o título de Personalidade do Marketing Direto pela Abemd, entidade líder no setor. Autor de diversos livros, entre eles “O Markerting na Era do Nexo”, o mais recente livro publicado.
Roberto Shinyashiki – Pós-graduado em Administração de Empresas (MBA - Universidade de São Paulo) e doutorado em Administração e Economia (Faculdade de Administração e Economia - USP), embasa todo seu trabalho e o tem levado a conhecer e entender como ninguém a base fundamental de qualquer empresa: o ser humano dentro das organizações. Empresário, Consultor e Orientador de altos executivos de empresas dos setores público e privado, ministros de estado, governadores, prefeitos e personalidades de destaque em nosso meio. Conferencista de renome internacional, já se apresentou para todos os tipos de plateias, como equipes nacionais de esportes, entidades privadas, convenções empresariais, ambientes acadêmicos e megaeventos. Autor de diversos livros.
Cristiane Correa – Autora do livro Sonho Grande, que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da AmBev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz. Lançada em abril de 2013, a obra imediatamente entrou para a lista de best sellers de negócios no Brasil. Para escrevê-la, a autora fez quase 100 entrevistas com diversas pessoas próximas aos empresários, entre elas o megainvestidor americano Warren Buffett e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Por Diego Gondin

Feriado de 21 de abril deverá ser de bastante movimento no Moda Center Santa Cruz

Expectativa é que o fluxo de clientes seja maior que o padrão no centro atacadista de confecções no Agreste
O movimento de compradores tende a aumentar no Moda Center Santa Cruz devido à proximidade de grandes datas comemorativas como Dia das Mães e São João. Uma prévia do crescimento do fluxo de clientes deverá ser observada já na próxima segunda (21), coincidentemente Dia de Tiradentes e feriado nacional ‘emendado’ com a folga pela Sexta-Feira da Paixão.
Segundo Valmir Ribeiro, síndico do maior centro atacadista de confecções do País, os comerciantes estão otimistas com a realização da feira nessa data. “Com o feriadão, deveremos receber quantidades maiores de pessoas vindas de lugares ainda mais distantes, como os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que têm sido mais frequentes aqui. O recesso prolongado é uma oportunidade interessante para novos públicos conhecerem nosso espaço e confirmarem que ele oferece a melhor e mais completa infraestrutura no Brasil”, apontou.
Durante a alta temporada de compras, o centro comercial chega a receber uma média semanal de 100 a 150 mil clientes vindos de todo o território nacional. Em períodos de menor movimentação, o fluxo é de aproximadamente um terço desse total. As feiras ocorrem no local às segundas e terças-feiras.
O gestor ressalta que, por causa do feriado ‘no meio da semana’, é provável que o Moda Center Santa Cruz também receba um número considerável de pequenos atacadistas do Grande Recife e região. “Estamos abertos a todos os públicos e com capacidade para atender volumes ainda maiores de clientes. Para isso, investimos tanto em melhorias estruturais como na qualificação dos empreendedores”, destacou Ribeiro.
Estrutura - O Moda Center Santa Cruz foi inaugurado em outubro de 2006 já como o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, é composta por seis módulos. Eles ocupam uma área coberta de 120 mil metros quadrados construída num espaço de 32 hectares.
O empreendimento concentra mais de 10 mil lojas e boxes, onde são comercializadas peças no atacado e no varejo. O mix de produtos inclui de itens populares a artigos mais trabalhados. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento gratuito para seis mil veículos, três mil leitos em hoteis e dormitórios, circuito interno de segurança, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, carrinhos de compras, alojamento para motoristas de ônibus e vans, sistema de som, vigilância externa e muito mais.
Por Larissa Correia

II Seminário FIEPE de Energia Elétrica

Motivo atual de preocupação para o setor produtivo, com possibilidade de crise e risco de racionamento, o setor energético no ambiente industrial vai ser amplamente debatido no II Seminário FIEPE – Mercado de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades para a indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no dia 24 de abril, no auditório da Casa da Indústria. Dividido em dez palestras, o evento vai abordar os fatores de competitividade para a indústria na contratação de energia, os desafios do mercado energético no Nordeste e as oportunidades das fontes alternativas. Temas que devem atrair representantes do setor elétrico, empresários e executivos de empresas de diversos portes e segmentos.
O seminário tem como objetivo promover a atualização do conhecimento das principais ações que garantam o suprimento de energia elétrica, disseminando as alternativas para a indústria, além de debater os índices de qualidade do fornecimento e a expansão da oferta e da demanda no contexto regional e nacional. “Esse debate é importante para esclarecer e tirar dúvidas do nosso empresariado sobre a operacionalidade do sistema elétrico do país, por isso estamos trazendo temas prioritários para Pernambuco e autoridades de reconhecimento nacional no setor elétrico”, explica o Diretor 1º Vice-Presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.  
A escolha dos palestrantes e dos temas a serem abordados coube a C&T Assessoria e Gestão de Energia, que numa parceria com a FIEPE, traz para o evento os principais nomes das instituições setoriais habilitadas e dos órgãos oficiais, além do próprio consumidor, representado pela indústria. “Nas últimas décadas, a regulação do setor elétrico tem se tornado mais complexa e exige da indústria pleno entendimento dos requisitos e exigências para que o suprimento de energia seja otimizado e garanta maior competitividade” analisa a diretora da C&T, Conceição Cavalcanti.
Para discutir assuntos como regulação do setor elétrico para a indústria, planejamento e políticas energéticas, inovações tecnológicas e viabilidade das fontes alternativas, foram convidados a ministrar palestras o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho; o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Máximo Luiz Pompermayer; o Superintendente de Recursos Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ricardo Gorini; o Gestor da Unidade de Planejamento da Transmissão da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Ivo Luiz Soares Araújo; o Superintendente de Comercialização de Energia Elétrica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Belmirando Koury; a Diretora da C&T Assessoria e Gestão de Energia, Conceição Cavalcanti; o Diretor-Presidente da Tradener Comercialização de Energia (PR), Walfrido Àvila; o CEO da Produquímica Nicolaus Specht; e o CEO da Queiroz Galvão Energias Renováveis, Max Xavier Lins. Todas as palestras serão reproduzidas numa publicação que será lançada após o evento.
Para os empresários e executivos da região interessados em participar, haverá transporte saindo às 6h do dia 24, da sede da Unidade Regional Agreste da FIEPE (Rua Padre Félix Barreto, 79 – Maurício de Nassau), com volta para Caruaru após o evento. São patrocinadores do Seminário a Queiroz Galvão Energias Renováveis, a Tradener, o Banco do Nordeste e a Celpe.
Serviço:
II Seminário FIEPE de Energia Elétrica
Data: 24 de abril
Hora: 8h às 18h
Local: Auditório térreo da FIEPE (Avenida Cruz Cabugá, 747 - Santo Amaro, Recife)
Inscrições: (81) 3412-8400 ou comercial@fiepe.org.br