Motivo atual de preocupação para o setor produtivo, com possibilidade de crise e risco de racionamento, o setor energético no ambiente industrial vai ser amplamente debatido no II Seminário FIEPE – Mercado de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades para a indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no dia 24 de abril, no auditório da Casa da Indústria. Dividido em dez palestras, o evento vai abordar os fatores de competitividade para a indústria na contratação de energia, os desafios do mercado energético no Nordeste e as oportunidades das fontes alternativas. Temas que devem atrair representantes do setor elétrico, empresários e executivos de empresas de diversos portes e segmentos.
O seminário tem como objetivo promover a atualização do conhecimento das principais ações que garantam o suprimento de energia elétrica, disseminando as alternativas para a indústria, além de debater os índices de qualidade do fornecimento e a expansão da oferta e da demanda no contexto regional e nacional. “Esse debate é importante para esclarecer e tirar dúvidas do nosso empresariado sobre a operacionalidade do sistema elétrico do país, por isso estamos trazendo temas prioritários para Pernambuco e autoridades de reconhecimento nacional no setor elétrico”, explica o Diretor 1º Vice-Presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.
A escolha dos palestrantes e dos temas a serem abordados coube a C&T Assessoria e Gestão de Energia, que numa parceria com a FIEPE, traz para o evento os principais nomes das instituições setoriais habilitadas e dos órgãos oficiais, além do próprio consumidor, representado pela indústria. “Nas últimas décadas, a regulação do setor elétrico tem se tornado mais complexa e exige da indústria pleno entendimento dos requisitos e exigências para que o suprimento de energia seja otimizado e garanta maior competitividade” analisa a diretora da C&T, Conceição Cavalcanti.
Para discutir assuntos como regulação do setor elétrico para a indústria, planejamento e políticas energéticas, inovações tecnológicas e viabilidade das fontes alternativas, foram convidados a ministrar palestras o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho; o Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Máximo Luiz Pompermayer; o Superintendente de Recursos Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ricardo Gorini; o Gestor da Unidade de Planejamento da Transmissão da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Ivo Luiz Soares Araújo; o Superintendente de Comercialização de Energia Elétrica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Belmirando Koury; a Diretora da C&T Assessoria e Gestão de Energia, Conceição Cavalcanti; o Diretor-Presidente da Tradener Comercialização de Energia (PR), Walfrido Àvila; o CEO da Produquímica Nicolaus Specht; e o CEO da Queiroz Galvão Energias Renováveis, Max Xavier Lins. Todas as palestras serão reproduzidas numa publicação que será lançada após o evento.
Para os empresários e executivos da região interessados em participar, haverá transporte saindo às 6h do dia 24, da sede da Unidade Regional Agreste da FIEPE (Rua Padre Félix Barreto, 79 – Maurício de Nassau), com volta para Caruaru após o evento. São patrocinadores do Seminário a Queiroz Galvão Energias Renováveis, a Tradener, o Banco do Nordeste e a Celpe.
Serviço:
II Seminário FIEPE de Energia Elétrica
Data: 24 de abril
Hora: 8h às 18h
Local: Auditório térreo da FIEPE (Avenida Cruz Cabugá, 747 - Santo Amaro, Recife)
Inscrições: (81) 3412-8400 ou comercial@fiepe.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário