sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe participam de Aula da Cidadania


Os alunos das Escolas Primeiro Mundo de Aprendizagem e Estadual Maria do Socorro Aragão Florêncio, de Santa Cruz do Capibaribe, participaram de uma Aula de Cidadania, a convite do deputado Edson Vieira, do PSDB, na manhã da última quinta-feira (24). Cerca de 40 estudantes marcaram presença na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O parlamentar ressaltou que essa é uma oportunidade para que os alunos conheçam o funcionamento do Poder Legislativo. “Visitas iguais a esta possibilitam aos jovens de todo o estado aprenderem mais sobre os trâmites legais que um projeto percorre até se transformar em Lei”, frisa.

Para o professor de matemática, João Batista, a experiência vai aprimorar os conceitos de cidadania dos estudantes.

Assessoria

Prefeitura de Taquaritinga do Norte promove jogos escolares


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação e a diretoria de esportes realizarão os jogos escolares de Taquaritinga do Norte
As competições acontecerão entre os dias 25 de maio e 08 de junho. A abertura oficial será hoje (25) a partir das 18h na quadra de Esportes Padre Estanislau.
Serão mais de 500 estudantes, 12 escolas competindo nas modalidades xadrez, atletismo, natação, futsal e handebol.

PROGRAMAÇÃO

25/05 - Abertura com desfile das delegações.
Local: Quadra Pe. Estanislau
Horário: 19h

26/05 - Atletismo
Local: Módulo Esportivo do Silva
Horário: 7h

26/05 - Xadrez
Local: Ginásio Exp. Mul. Severino Pereira da Silva
Horário: 13h

28,29,30e31/05 - Futsal e Handebol
Local: Quadra da Escola Francisca Moura P. da Silva – CAIC
Horário: 7h às 12h e 13h às 17h
Local: Quadra Pe. Estanislau
Horário: 19h às 22h

07/06 - Natação
Local: Hotel Jorge Eduardo
Horário: 10h

08/06 - Encerramento e Premiação
Local: Quadra de Esportes Padre Estanislau
Horário: 19h

Assessoria de Imprensa e Marketing

José Augusto Maia divulga valores de emendas e aponta 300 mil reais destinados para realização de eventos


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) divulgou na tarde desta quinta-feira (24) um relatório, onde constam valores destinados à serviços e obras de várias cidades do Polo de Confecções. 

Segundo o deputado pernambucano, todos os anos, no mês de outubro, os deputados apresentam ao Orçamento da União, emendas individuais, onde as prefeituras apresentam seus projetos de acordo com a área escolhida pelo parlamentar para a alocação de recursos. Ainda segundo ele, no ano seguinte, no mês de março, as prefeituras recebem a informação do gabinete do seu deputado, com o detalhamento do valor da emenda e a que área a que foram destinados seus recursos.

“Cada prefeitura elabora seus projetos e remetem aos respectivos ministérios, para que assim, as obras, equipamentos ou eventos sejam realizados com o devido empenho, acompanhamento e interseção do deputado”, disse José Augusto, que completou, “como deputado federal, representando o Polo de Confecções do Agreste, em especial minha terra natal e meu berço político, destinei só de emendas individuais, 17,3 milhões de reais”. 

Confira a abaixo valores e destinação das emendas de José Augusto Maia:

Valor R$:
Ação:
7 milhões
Para infraestrutura nas cidades do Polo do Agreste através de consórcio para aquisição de usina asfáltica, patrulha mecanizada e máquina de perfurar poços artesianos;
2,8 milhões
Para construção da 2ª etapa de viaduto no cruzamento na PE 160;
1,5 milhões
Para construção de um Polo esportivo que envolverá as modalidades de MotoCross, bicicross, skate e outros esportes radicais, além de um ginásio poliesportivo;

1,6 milhões
Para construção de 4 policlínicas em SCC e cidades do Polo de Confecções do Agreste;

500 mil
Para construção de agência do INSS, tornando a cidade sede do Polo de Confecções, uma regional no atendimento social dos trabalhadores;

400 mil
Para aquisição de canos para distribuição de água em zonas rurais de municípios do Polo;

300 mil
Destinados à realização de eventos turísticos, ou seja, São João, São Pedro e outros que venham atrair turismo na capital da moda;

300 mil
Para investimentos em instituições filantrópicas e sociais:
100 mil - Casa da Criança (Católica);
100 mil – ADESC;
100 mil - Associação de cunho social (Evangélico);

400 mil
Para investimentos em instituições filantrópicas de saúde do estado de Pernambuco:
100 mil – IMIPE
100 mil – Altino Ventura
100 mil – Hospitais Jesus Pequenino
100 mil – Hospital Santa Luzia
100 mil
Para construção de passagens molhadas sobre córregos de águas pluviais na periferia de SCC;
100 mil
Para investimentos na justiça eleitoral de Pernambuco, como assim fazem todos os deputados federais do nosso estado.
750 mil
Para construção da primeira etapa do viaduto PE 160 cruzamento com a 29 de dezembro
250 mil
Para pavimentação em Jataúba.
250 mil
Para pavimentação no município de Brejo da Madre de Deus;
250 mil
Para construção de pátio de eventos em Brejo da Madre de Deus;
250 mil
Para pavimentação em Taquaritinga do Norte;
250 mil
Para construção de praça em Taquaritinga do Norte
300 mil
Para construções de passagens molhadas em cidades do Polo de Confecções.
Total
17,3 milhões
Que serão investidos em obras, equipamentos e eventos. Para isso, as prefeituras serão obrigadas a fazerem seus projetos, encaminharem aos Ministérios e estarem em dia com todas as certidões e documentações necessárias para assinarem convênios e receberem, através da Caixa Econômica Federal, os recursos.
        
O deputado disse ainda que parte destas emendas está na Caixa Econômica Federal, mas a liberação destes recursos está condicionada à aprovação dos projetos já encaminhados pelas prefeituras, esperando agora os pareceres favoráveis dos técnicos da Caixa.

Para finalizar o deputado, citou os deputados estaduais Diogo Moraes e Edson Vieira e fez um apelo para que ambos mostrem serviço em favor do povo do Polo de Confecções. “Gostaria muito que os dois deputados estaduais, que se dizem representantes de Santa Cruz do Capibaribe, ao invés de passarem o tempo inteiro tentando me incriminar na Justiça, trabalhassem, assim como eu, e apresentassem ao povo, valores e destinação dos recursos de suas emendas individuais, coisa que até hoje ninguém sabe, ninguém viu”.

Assessoria

Hino da costureira GANHA PRÊMIO NACIONAL



Hoje, dia 25 de maio (sexta-feira) é comemorado o Dia Nacional da Costureira, a profissão-chave para o surgimento e desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe e de todo o Polo de Confecções.
            Além de parabenizar as profissionais da costura, a cidade e a região já pode festejar o 2° lugar obtido no “Concurso Nacional Hino da Costureira”, realizado pela Revista Costura Perfeita (o resultado será divulgado na edição 67). O hino da costureira, na versão santa-cruzense, foi composto e melodiado numa parceria entre a enfermeira e cordelista, Anne Karolynne, e o músico e comerciante, Mecias Barros, respectivamente. Eles tiveram o apoio da empresa Confecções Yanomami e da Ascap.
            Anne Karolynne afirma que “a 2ª colocação nacional é bem significativa, porque eu sou neta de costureira e moro na Capital das Confecções, então foi uma forma de homenagear estas mulheres que vestem o mundo”.
A compositora ainda agradece à Fabiana Bezerra, que lhe informou do concurso há uma semana para a entrega e inscrição da canção, agradece ainda aos seus familiares que lhe incentivaram a participar, além de Mecias Barros, o músico parceiro que compôs a melodia.

COPA 2014: Palestras discutirão o que pode e o que não pode ser feito pelas empresas de confecções



O Sebrae em Pernambuco está trazendo para o Agreste duas importantes palestras sobre o mundial de futebol de 2014. As conferências acontecerão nos dias 30 e 31 deste mês, com o tema “Copa 2014 – Oportunidades para Indústria da Moda - Negócios, Marcas, Símbolos e Imagens”.

Na próxima quarta-feira (30), Santa Cruz do Capibaribe abrirá as discussões, às 19h, no auditório da Câmara de Vereadores, com o consultor e especialista em Marketing Esportivo José Estevão Cocco, da J.Cocco Sportainment Strategy. A mesma palestra também acontecerá na quinta-feira (31), em Caruaru. A ação tem apoio do Senai-PE, da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e Etical Etiquetas.

Confeccionistas, empresários do segmento de serigrafia, estilistas, designers e pessoas envolvidas no processo de criação da indústria de confecções estarão discutindo as oportunidades de negócios relacionadas ao evento e o que pode e o que não pode ser feito pelas empresas com relação ao uso de marcas, símbolos e imagens relacionadas à Copa.

“É com satisfação que a nossa cidade recebe o presidente de uma empresa pioneira em marketing esportivo no Brasil, para discutir as inúmeras oportunidades que Pernambuco estará recebendo com a Copa, especialmente no setor de confecções. E preparar o empresariado local para, da melhor maneira, promover a geração de negócios é uma missão primordial da nossa entidade”, disse José Gomes, presidente da Ascap.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Ascap, na Av. 29 de Dezembro, 233, 1º andar. No ato da inscrição, o interessado deverá levar uma lata de leite em pó, que será doada às creches do município. Mais informações: 3731-2818.

Elinaldo Ventura
Assessor de Imprensa da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - Ascap

Creche de Poço Fundo já está funcionando



A prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe inaugurou no dia 1 de maio na Vila de Poço Fundo, a Creche Escola Municipal José Ramos de Moura. Em menos de um mês já estão matriculadas cento e trinta crianças de quatro meses a quatro anos. A assessoria da prefeitura visitou a creche nesta manhã (24) e pode ver de perto o trabalho realizado pela equipe que tem como diretora, Mariza Belo de Sousa.


Atualmente são dez professores, oito auxiliares, três lavadeiras e duas cozinheiras para dar conta de todo serviço. São seis turmas dividas entre maternalzinho, maternal I e II e educação infantil I. Segundo a secretária Solania Farias, a chegada da creche em Poço Fundo facilitou muito a vida das mães que trabalham e não tem onde deixar seus filhos. “No começo elas não confiavam em deixar seus filhos aqui, principalmente os bebês que ainda toma leite do peito, mas depois que elas viram outras mães trazendo seus filhos, vendo de perto o trabalho das professoras e o cuidado que elas têm com seus filhos, a confiança foi sendo conquistada”, acrescentou Solânia.


A professora e também técnica em enfermagem, Doraci Euflasina, 52 anos, toma conta do bercário com dez crianças junto da auxiliar Nubia Gonzaga. Ela disseque trabalhar com crianças e principalmente quando elas ainda estão no berço, requer muita responsábilidade e também muito carinho. “Nesse periodo de adaptação elas ainda estão sentido falta dos pais, mas outras já estão acostumadas. Lindete Lira da Silva, mora em Poço Fundo há pouco tempo e trabalha na Creche como meredeira.”É gratificante conzinhar para crianças, é uma experiência nova, estou gostando muito”. A Creche José Ramos de Moura foi mais uma obra realizada pelo governo Toinho do Pará. A Vila de Poço Fundo está de parabéns por mais essa conquista.