terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Escola Municipal Lindolfo Pereira de Lisboa


"Na Escola Municipal Lindolfo Pereira de Lisboa, constatou-se fissuras nas paredes internas das salas de aula e nas paredes externas, problemas de fixação inadequada da cobertura, ou seja, grande parte da cobertura estava sem a devida fixação causando o deslocamento de parte das telhas e com isso causando danos em grande parte da área do forro de gesso que foi aplicado na referida escola. Os serviços de demolição do forro gesso foram iniciados, porém durante a execução, surgiram novos problemas na parte elétrica e na coberta."

André Luis Bezerra
Diretoria de Projetos e Engenharia
Eng. Civil
Crea 9960/PB


Começaram as aulas do Cidatec‏



Começaram nesta segunda-feira (18), as aulas do CIDATEC (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania).

As aulas acontecerão pela manhã e a tarde e contam com a participação de pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Os alunos poderão aprender desde a informática básica até a avançada. Cada curso terá a duração de três meses e todos são gratuitos.
Um dos alunos do curso de informática básica é o vereador Zé Elias Filho (PTB). Para ele, nunca é tarde para iniciar uma nova etapa na vida.

O Cidatec é uma iniciativa do Poder Legislativo de Santa Cruz. "Esse projeto visa a inclusão digital para pessoas de todas as classes e idades e futuramente estaremos trabalhando para em parceria com a prefeitura ampliar para outros cursos" pontuou o presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB). 

Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal volta a funcionar em Santa Cruz do Capibaribe‏



Foram reiniciados nesta terça-feira (19) os procedimentos no bloco cirúrgico do hospital municipal Raymundo Francelino Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, agreste do estado.
O bloco deixou de funcionar em meados de dezembro do ano passado, onde parou de realizar procedimentos oftalmológicos e cesarianas devido à falta de manutenção dos equipamentos, além de não haver equipe médica para realização das ações.
A nova equipe que já está em ação e conta com dois médicos cirurgiões, um anestesista e um enfermeiro. As primeiras cirurgias aconteceram na manhã desta terça (19), totalizando oito procedimentos oftalmológicos.
No período da tarde cerca de cinco cesarianas foram realizadas.
Segundo a diretora da unidade hospitalar Elaine Silva, foram tomadas as providencias para a volta dos procedimentos. “Estamos com todos os aparelhos em ordem, nova rouparia, pintura e reforma em todo setor do bloco cirúrgico, tudo isso para proporcionar a humanização do atendimento aos pacientes”.
O prefeito Edson Vieira (PSDB) esteve presente no bloco cirúrgico e conferiu de perto os reparos, e se mostrou satisfeito com o trabalho desenvolvido pela pasta da saúde. “É com muita alegria que vemos a restruturação do bloco cirúrgico que vai atender a toda população de Santa Cruz do Capibaribe, isso é um compromisso nosso, valorizar a saúde com humanização constante, teremos de volta pessoas naturais daqui, visto que antes, as mães tinham que sair de sua cidade para terem seus filhos em outras localidades”, disse o prefeito.
Assessoria

Santa Cruz do Capibaribe terá Código de Mobilidade Urbana



O entrevistado do programa Espaço Aberto desta terça-feira (19), foi o vereador Luciano Bezerra (PR). O parlamentar veio falar sobre o projeto de lei nº 012/2013, que trata da questão da mobilidade urbana no município, além de outros assuntos.
Segundo o vereador, o Código de Mobilidade Urbana será um instrumento fundamental para garantir um planejamento urbano mais adequado, que garanta à população acesso irrestrito aos espaços urbanos como calçadas, praças, estacionamentos e outros. Também estaria prevista a criação de ciclovias, espaços dotados de acessibilidade e outras ações para desafogar o trânsito e facilitar a circulação de veículos e pessoas.
Luciano informou que o projeto foi enviado à Câmara de Vereadores e entregue às comissões competentes na última reunião ordinária para avaliação. Após a aprovação, será criado um conselho, composto por vários setores da sociedade, que irá estabelecer os parâmetros que deverão ser adotados pelas secretarias municipais no planejamento urbano.
“A aprovação do código é de suma importância para o município, pois, segundo determinação do governo federal, a partir de 2014, os municípios que não tiverem um código ativo não poderão receber recursos destinados à área,“ destacou Luciano.
O vereador Luciano Bezerra também falou sobre a auditoria que está sendo feita pela atual gestão. De acordo com ele, o prazo médio para o término é de noventa dias. Outro ponto importante mencionado pelo vereador foi a tão esperada reforma administrativa, que estaria em fase de finalização para ser enviada à Câmara.
O vereador adiantou algumas informações com relação ao resultado da auditoria. Uma das irregularidades encontradas seria o fato de o município estar pagando o consumo de água da Policlínica de São Domingos. Também teria sido detectada a existência de débitos previdenciários de aproximadamente 10 milhões, além de multas por não pagamento de obrigações.
Questionado sobre as provas documentais que comprovariam as irregularidades denunciadas nos primeiro dias da gestão, como o caso do suposto coveiro que receberia um salário de R$ 4 mil, o vereador informou que tudo será divulgado pelo prefeito Edson Vieira, assim que terminar a auditoria.
Fonte: www.comunidadefm.com

Blog um incômodo ao Poder


Após a repercussão da visita de Yoani Sánchez blogueira cubana ao Brasil, fiquei curioso e fiz uma rápida pesquisa no blog GeraçãoY pertencente a mesma. Em resumo a blogueira cubana é apresentada como uma “jornalista independente”, que mantém um blog com milhões de acessos e que enfrenta com muitas dificuldades a “tirania comunista”, que a persegue e censura.
Já no Brasil a blogueira postou a seguinte frase "No Aeroporto de Recife havia flores, presentes e até mesmo um grupo de pessoas insultando-me confesso que realmente gostei porque me permitiu sonhar que um dia no meu país as pessoas pudessem expressar publicamente contra algo, sem retaliação."
Trazendo para nossa realidade, estamos longe de uma tirania comunista, porém retaliações a blogueiros fazem parte de nosso cotidiano, afinal amigos da imprensa quem nunca recebeu uma ligação "amigável" pedindo para revermos nossas matérias e opiniões, criando assim um outro problema.
Se deixamos de opinar sobre os desmandos do poder, somos taxados de mercenários, se mantivermos a linha de expor as necessidades da população apontando a falhas do governo, somos taxados de inimigos do poder.
Acredito que a imparcialidade deva ser o foco de qualquer jornalista, mas sei também das dificuldades de se trilhar por este caminho. 

Finalizo com a seguinte pergunta;

Em que circunstância um blog se torna um incômodo ao Poder?