terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Blog um incômodo ao Poder


Após a repercussão da visita de Yoani Sánchez blogueira cubana ao Brasil, fiquei curioso e fiz uma rápida pesquisa no blog GeraçãoY pertencente a mesma. Em resumo a blogueira cubana é apresentada como uma “jornalista independente”, que mantém um blog com milhões de acessos e que enfrenta com muitas dificuldades a “tirania comunista”, que a persegue e censura.
Já no Brasil a blogueira postou a seguinte frase "No Aeroporto de Recife havia flores, presentes e até mesmo um grupo de pessoas insultando-me confesso que realmente gostei porque me permitiu sonhar que um dia no meu país as pessoas pudessem expressar publicamente contra algo, sem retaliação."
Trazendo para nossa realidade, estamos longe de uma tirania comunista, porém retaliações a blogueiros fazem parte de nosso cotidiano, afinal amigos da imprensa quem nunca recebeu uma ligação "amigável" pedindo para revermos nossas matérias e opiniões, criando assim um outro problema.
Se deixamos de opinar sobre os desmandos do poder, somos taxados de mercenários, se mantivermos a linha de expor as necessidades da população apontando a falhas do governo, somos taxados de inimigos do poder.
Acredito que a imparcialidade deva ser o foco de qualquer jornalista, mas sei também das dificuldades de se trilhar por este caminho. 

Finalizo com a seguinte pergunta;

Em que circunstância um blog se torna um incômodo ao Poder?

Nenhum comentário: