terça-feira, 22 de maio de 2012

Sinal de progresso ou atraso?


Esta imagem registrada no final do loteamento Pedra Branca, me chamou atenção e confesso que fiquei com a seguinte dúvida;

O fato de ter pessoas morando em barracos de madeira e papelão no município de Santa Cruz do Capibaribe,  onde vale salientar que é um dos municípios com o menor índice de desemprego do pais, como também é reconhecido pelo seu grande poder econômico, chegando até ser chamada por alguns, de "A Terra do Dinheiro". Então pergunto, será que merecemos de fato e de direito todos esses títulos e elógios, será que devemos comemorar a fartura de alguns e ignorar a necessidade de muitos, será que estamos verdadeiramente no caminho do progresso?

Finalizo, compartilhando o pensamento escrito abaixo;

"A fome e a miséria terão que estar em todos os debates, palanques e comícios." Betinho

Arquivo do Nenê: Campanha de Ernando em 1996


Confira no vídeo acima, figuras históricas de nossa terra e tradicionais nomes da política local, como também o inconfundível comunicador Hildo Teixeira na Campanha de Ernando Silvestre em 1996, tudo no embalo da banda Silhueta em cima do Trio-elétrico  Selva Nua e ao final parte dos discursos dos candidatos.


Não perca nosso próximo vídeo, em breve aguardem, com mais qualidade em som e imagem...

Aumenta o movimento no setor de confecções



Com a proximidade das festas juninas, o movimento nas feiras de roupas, calçados e acessórios já começa a dar sinais de bons negócios. Esta semana, somente em Santa Cruz do Capibaribe, o Moda Center recebeu 202 ônibus e mais de 250 vans. O movimento é considerado bom, já que ainda faltam quatro semanas para o dia do santo mais festejado no nordeste.

A organizadora de excursões para o turismo de compras, Solimar Silva, disse que a procura tem recebido um significativo aumento. Semanalmente, ela traz de Imperatriz-MA para Santa Cruz do Capibaribe um ônibus com clientes que compram roupas para revender. “Se hoje eu já trouxe muita gente, imagine na próxima semana que as vagas já estão todas reservadas”, enfatizou.

Prevendo o acréscimo das vendas no período junino, a confeccionista Luiza Bezerra disse que já aumentou o seu estoque de mercadorias. “Eu já estou pronta para abastecer as lojas dos clientes que graças a Deus já estão chegando”, garantiu a comerciante.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Revista Turismo na Serra destaca a nova gestão da Ascap



A edição nº 56 da Revista Turismo na Serra já está nas bancas e com uma matéria sobre a nova diretoria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).

Uma página inteira foi dedicada à entidade, que tem à frente o empresário José Gomes Filho, conhecido por Menininho da Joggofi.

Dentre vários assuntos, Menininho ressalta que inovar será a principal arma utilizada para traçar projetos e ações para o Polo de Confecções do Agreste.

A revista também traz uma matéria especial, com seis páginas, sobre as riquezas da Serra do Pará, recanto de rara beleza, na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.


Elinaldo Ventura
Assessor de Imprensa da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - Ascap

Debate sobre direitos da criança e adolescentes será realizado em Santa Cruz do Capibaribe



O Núcleo de Formação de Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Pernambuco realizará a Oficina sobre Direitos da Criança e do Adolescente, em Santa Cruz do Capibaribe.

A oficina é oferecida pela Escola de Conselhos e executada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A abordagem do tema será Família e Comunidade, um reflexo sobre a interdependência entre as relações que o individuo mantém com a família e com a comunidade, especialmente nos usos de substancias psicoativas e na construção de sua autonomia e também de sua consciência ética. Pretende debater a partir das representações o assunto família e drogas.

O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio a partir das 8h da manhã na Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Maiores informações: 3731-0870

Aguardem, ainda hoje...


Direto do Arquivo do Nenê em parceria com o Blog Opinião, traremos o video da campanha política de 1996 com Ernando Silvestre a frente da chapa. O video traz também diversas personalidades da política local e região. 

Obras do Governo estão a todo vapor



As edificações da Escola Técnica e do Novo Fórum de Santa Cruz do Capibaribe não param de evoluir, as duas obras orçadas em quase 12 milhões de reais serão pontuais no desenvolvimento da região do pólo das confecções.

A novidade é a Cadeia Pública de Santa Cruz que estava parada, mas após a intervenção dos deputados estaduais Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) teve suas obras retomadas.

Opinião do leitor

 

Um bom exemplo a ser seguido

Tenho escutado e lido argumentos de que os salários dos funcionários públicos em geral não podem ser publicados para o conhecimento de quem os pagam, a população, com o argumento de que se trata de informação privada de quem os recebe. Ora mais como se a função é publica e não privada, e tudo o que é publico o povo tem o pleno direito de saber, pois foi com este fim que se estabeleceu no arcabouço da jurisprudência da administração pública os princípios da transparência e publicidade.

Portanto o argumento de que os salários dos agentes públicos em qualquer esfera não podem ser expostos para o conhecimento de todos, não tem fundamentação alguma. A única coisa que não se pode dar  publicidade por parte do ente público são as questões de segredo estratégico de Estado ou de Justiça, de resto tudo o que é publico o povo tem o direito de saber.

            Foi com este intuito que a Presidenta da Republica deu um passo positivo nesta questão, ao sancionar a lei Federal N° 12.527/11 e regulamentar a mesma por decreto N° 7.724/12, obrigando a dar publicidade dos salários dos funcionários públicos federais. Um gesto de cuidado com a transparência das despesas do quadro de pessoal do Estado Maior, exemplo este que deveria ser seguido pelos poderes judiciário, legislativo, ministério público, executivos estaduais e municipais e empresas estatais etc.

            Eis ai um bom exemplo que o prefeito Antônio Figueiroa deveria segui-lo, somando-se a sua iniciativa primeira de colocar as receitas e despesas a quem interessar no portal da transparência no site da prefeitura.       O mesmo exemplo deveria ser seguido pelo então presidente da Câmara de Vereadores, o Sr. Francisco Ricardo. Quanto maior a transparência, melhor trato terá o dinheiro do povo.

     Por fim sugiro que a referida casa da lei implante cursos sistemáticos para capacitar a sociedade civil organizada a fiscalizar a arrecadação e a aplicação das finanças públicas municipais, melhorando desta forma a responsabilidade fiscalizadora dos recursos públicos municipais.

Abraço Fraterno!   
Carlos Lisboa

Em programa de rádio, Moraes critica gestão de Brejo da Madre de Deus‏


O Deputado Diogo Moraes (PSB) esteve neste sábado (19) na rádio Farol FM participando do Programa semanal de Carga Pesada, na ocasião, o socialista teceu fortes críticas à gestão do prefeito Dr. Edson. “Não tenho nada contra a pessoa do prefeito, o problema é com o gestor público que vem mostrando que em seu governo o povo não tem vez”, pontuou.
Hoje, segundo dados oficiais, o Brejo da Madre de Deus está entre as três piores saúdes do Estado ao lado de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. “Como pode um gestor que é médico destruir a saúde de um município em pouco mais de três anos?”, questionou Moraes.
Ainda em suas palavras, Moraes parabenizou o trabalho que o ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) vem desempenhando como líder da oposição brejense, segundo o parlamentar, mesmo sendo oposição, Asfora  não se limita a realizar críticas e mesmo sem mandato consegue ações para o município, como a estrada que liga Serra dos Ventos em Belo Jardim a Barra do Farias, em Brejo da Madre de Deus.

Atenção para grande final da Copa Santa Cruz de Futsal 1º Divisão

Equipe de Brejo

Equipe Rota do Mar


Será no próximo dia (01) de junho a grande final entre as equipes da Rota do Mar e Brejo da Madre de Deus, evento esse que ocorrerá ás 21:00 horas no Centro Esportivo Pele Bronzeada.

Não fique fora desse jogão ingressos no local apenas 5,00 reais.

Série mostra a volta por cima do Polo de Confecções do Agreste



A TV Asa Branca iniciou nesta segunda-feira (21) uma série de reportagens, evidenciando a força do empreendedorismo do setor de confecções, no agreste de Pernambuco. Vários aspectos estão sendo abordados, desde o surgimento do polo até os dias de hoje.

Na primeira reportagem, o síndico do Moda Center santa Cruz, Valmir Ribeiro, e o ex-presidente da Ascap (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), Aroldo Ferreira, destacaram o poder de organização das entidades representativas da cadeia têxtil para enfrentar crises e crescer de forma sustentável.

O diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da CDL Santa Cruz, Bruno Bezerra, enfatizou o processo evolutivo do Polo de Confecções, representado por pessoas que enxergaram na atividade uma chance de melhorar o seu padrão de vida.

Com reportagem de Leonardo Vasconcelos e produção de Renata Albuquerque, a série será exibida até o próximo sábado, no ABTV 2ª Edição.

Foto: Valmir Ribeiro - Reprodução/TV Asa Branca

Poço Fundo comemora Dia das Mães


Neste domingo (20), a comunidade de Poço Fundo comemorou o dia das Mães com uma grande festividade, que contou com música, dança, brincadeiras e sorteio de presentes além de homenagens às mães que fizeram a história da vila. O evento é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Capibaribe, e está na sua 15ª edição.
O evento contou com a presença de várias personalidades como os deputados estaduais Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes (PSB), além do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Ricardo (PSDB) e do vereador Dimas Dantas (PP), e do filho da localidade e ex-vereador, Dida de Nan .
Para Edson Vieira a comemoração é um momento especial para Poço Fundo. “É uma festa tradicional na localidade e homenageia aquelas que são referência no dia a dia. Mães que cuidam de seus filhos, que trabalham sempre com muita força e perseverança, então nada mais justo que reconhecer o importante papel das mães em nossas vidas”, disse.
Mais de 300 mães participaram da confraternização que foi marcada pela emoção.
“Minha mãe faleceu há 17 anos, mas nunca a esqueci, as boas lembranças sempre ficam.  Agora venho pra essa festa e comemoro com meus filhos”, revela a agricultora Renilda Maria, 55 anos, moradora do sítio Teresinhas , e que participa pelo segundo ano da festa.

Próxima sexta tem homenagem a Luiz Gonzaga no Forrocap 2012