terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lei multa proprietários e condutores de cães agressores‏


Foi sancionada pelo governador do estado a Lei Nº 14.397, que dispõe sobre a aplicação de multa aos proprietários e condutores de cães que causarem lesões às pessoas em vias públicas em Pernambuco. 

A medida visa diminuir o número de ataques desses animais que resultam em lesões corporais e algumas vezes em mortes. Os valores das multas vão de um a dez mil reais e serão aplicadas mediante registro de boletim de ocorrência policial pela vítima, esta punição não isenta de outras penalidades previstas na legislação.O deputado Edson Vieira (PSDB), autor do Projeto que originou a Lei, justifica que a condução dos cães nas vias públicas deve acontecer com segurança e que os proprietários precisam aumentar sua atenção para não pôr em perigo a segurança alheia. 

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Evento de moda movimenta economia no Agreste


Os clientes que foram atraídos para o Moda Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, estão aproveitando para fazer suas compras também no Moda Center. O evento, que começou no último sábado e segue até a próxima quarta-feira (05), aumentou o fluxo de compradores no parque e está gerando bons negócios.

De acordo com o vendedor Junior Andrade (foto), no domingo, dois grupos de clientes, vindos de Blumenau-SC e Minas Gerais, visitaram seu box, na Rua N, nº 67, no Setor Verde. O comerciante ressaltou a importância de eventos como o Moda Santa Cruz.

“Este sim é um evento que o Moda Center precisava. Um evento com foco na moda e na geração de negócios”, disse o comerciante.

Segundo Valmir Ribeiro, síndico do parque, a ideia é que todos possam ganhar com o Moda Santa Cruz.
“A mídia que veiculamos em todo o Nordeste foi exatamente para isso. Foram duas peças publicitárias, uma convidando para o parque e outra convidando para o evento, e os clientes estão aproveitando os dois”, ressaltou.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

mensagem aos Agentes Comunitários de Saúde‏


Diariamente ele nos ajuda a verificar a situação da saúde de nossa família. Cuida do acompanhamento da vacina dos nossos filhos nos auxiliando nessa tarefa que antes os pais não tinham com quem dividi-la. Refiro-me ao Agente Comunitário de Saúde. Essa personalidade tão importante em nosso meio. Hoje, 4 de outubro, é o seu dia. Aqui quero parabenizar a todos eles e agradecer-lhes pelo inestimável serviço prestado a nossa querida Santa Cruz do Capibaribe.
Toinho do Pará
Prefeito

Donas de casa de baixa renda já podem contribuir para Previdência Social


Medida defendida pelo senador Armando Monteiro, relator da MP 529/2011, transformada na Lei nº 12.470, já começa a beneficiar milhares de famílias brasileiras
A partir deste mês, conforme divulgação do governo federal, as donas de casa e homens de baixa renda, que não têm emprego remunerado, podem contribuir para a Previdência Social com a alíquota de 5% sob o salário mínimo, o que equivale a uma contribuição de R$ 27,25 por mês.
Essa medida faz parte de um conjunto de benefícios defendidos pelo senador Armando Monteiro, relator da Medida Provisória (MP 529), sancionada integralmente pela presidente Dilma Rousseff, no dia 31 de agosto deste ano.
Agora, a Lei 12.470, assegura este benefício às donas de casas nos mesmos moldes do microempreendedor individual. Além de garantir também outros benefícios que contemplam os deficientes físicos e intelectuais.
“Essa lei garante a inclusão social de diversos setores da sociedade brasileira, em especial, a população de baixa renda. A partir deste mês, as donas de casa que precisam do benefício passarão a ter a oportunidade de contribuírem de forma módica”, ressaltou Armando Monteiro.
A redução da alíquota à Previdência Social de 11% para 5% vai beneficiar cerca de 6,5 milhões de pessoas, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad - IBGE).
Para tanto, as donas de casa precisam se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e a renda mensal da família não pode ultrapassar dois salários mínimos, ou seja, R$ 1.090,00.
No caso das donas de casa que não são de baixa renda e que queriam contribuir com a Previdência Social, o valor da alíquota permanece 11% ou 20% do salário mínimo. Se optar por recolher sob 20%, o salário de contribuição varia entre um salário mínimo e o teto máximo de recolhimento. Se contribuir com 11%, será sobre um salário mínimo, com direito à aposentadoria por idade.
Mais informações: Acesse o portal www.previdenciasocial.gov.br ou pela central de atendimento (telefone 135).

Parabéns Sociedade Musical Novo Século



Um patrimônio do Brasil filho de Santa Cruz do Capibaribe. A Sociedade Musical Novo Século nos revela o que há de mais forte em nossa cultura musical. Atua forjando talentos para nossa terra, e também para fora dela.Parabéns pelos seus 111 anos de força, perseverança e muita cultura.
Deputado Estadual Diogo Moraes

Edson Vieira presente na festa de São Miguel


O Deputado Estadual Edson Vieira (PSDB), esteve na noite desta sexta-feira 30 de setembro prestigiando a tradicional festa São Miguel e Senhor Bom Jesus dos Aflitos, ambos padroeiros da Igreja Católica de Santa Cruz do Capibaribe. 

Ao chegar à festa, o deputado andou entre populares, os cumprimentou e recebeu o carinho da população que tanto tem confiado em seu trabalho. No dia anterior (29), Vieira havia participado da procissão e da missa campal.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira


Assembleia registra 50 anos de carreira do maestro José Gomes‏


A Assembleia Legislativa homenageou, nesta segunda (03), um dos grandes nomes da música e desenvolvimento da cultura de Pernambuco: o maestro José Gomes. A iniciativa partiu do deputado Diogo Moraes, do PSB, e marcou os 50 anos de profissão do músico. 

José Gomes dos Santos Sobrinho nasceu em Bonito, no Agreste do Estado, em 1941, e, desde cedo, era apaixonado pelas canções de Sivuca e Luiz Gonzaga, e esse sentimento o despertou para o mundo da música. O homenageado iniciou a carreira em Caruaru, também no Agreste, onde aos 13 anos já trabalhava na Rádio Difusora. Em seguida, o maestro atuou na Rádio e TV Jornal do Commercio e, ainda, na TV Universitária.

Gomes também foi Copista de Música da Orquestra Sinfônica do Recife, e trabalhou como professor no Conservatório Pernambucano de Música por 30 anos. O músico conta com mais de cem arranjos para coral cantados no Brasil, Argentina e Uruguai, e editados nos Estados Unidos e na Europa. José Gomes ainda acompanhou renomados cantores, como Eliana Pittman, Cauby Peixoto e Geraldo Azevedo, como arranjador vocal e instrumental, regente e compositor. Atualmente, o maestro é membro da Academia Pernambucana de Música. 

O deputado Edson Vieira, do PSDB, abriu a reunião, enaltecendo a dedicação do homenageado à música por mais de meio século. Diogo Moraes salientou que o Legislativo, em nome dos pernambucanos, se rende à competência, ao compromisso e ao profissionalismo de José Gomes nesta data tão importante.

O maestro recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e agradeceu a iniciativa da Casa. Gomes também agradeceu à família e aos amigos que o ajudaram nessa trajetória de meio século.  

G2

Aniversário da Novo Século‏


A memória musical do nosso país tem poucos registros de tão duradoura entidade. A Sociedade Musical Novo Século, completando hoje, 111 anos de existência, orgulha Santa Cruz do Capibaribe e o Agreste de Pernambuco. Nesta data queremos registrar a grandeza deste feito. Parabéns para a nossa Centenária Novo Século! Que possamos ouvi-la por muito mais tempo em nossos eventos.

José Oliveira de Góis
Diretor Mun. de Cultura
Santa Cruz do Capibaribe-PE

Santa FM 98,5 no Moda Santa Cruz 2011



A Rádio Santa Cruz FM 98,5 está presente no Moda Santa Cruz 2011 desde da ultima sexta-feira até quarta-feira, Visite nosso stand onde estamos com nosso Studio gerando programas ao vivo de 8 as 13 horas, e flashes durante toda a nossa programação a única emissora de santa cruz a esta presente neste grande evento onde marca os 5 anos do Moda Center Santa Cruz, por que se é importante para santa cruz, a 98,5 FM está junto.
Eduardo Alves

Raymundo Aragão – Um líder politico, um prefeito a frente do seu tempo

Nascido em 27 de setembro de 1911, em Santa Cruz do Capibaribe, filho do Senhor José Francelino Aragão e da Senhora Raimunda Maria Aragão, Raymundo foi um líder político nato, um administrador público mais próximo do sentido cientifico da palavra, que este município já teve. Logo cedo ele se descobriu com liderança política, começando sua militância em defesa da emancipação política administrativa da então vila de Santa Cruz do Capibaribe, na época pertencente ao município de Taquaritinga do Norte, com um diferencial que devo registrar, não tratou a questão com fins eleitorais e dividendo político pessoal ou de grupo, como ainda hoje muito se pratica nos eventos emancipatórios por este Brasil a fora. Abraçou esta luta por compreender que Santa Cruz do Capibaribe tinha condição política, geográfica, econômica e social para não mais ficar a depender de Taquaritinga do Norte e com esta visão liderou o movimento emancipatório, enfrentando obstáculos dos mais variados em nível de distrito, município, região e na capital pernambucana [Recife], pois suas idéias iam de encontro aos interesses “políticos” e pessoais daqueles que eram taxativamente contra a libertação de Santa Cruz. Mas, como diz o ditado popular “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”.
E em 29 de dezembro de 1953, Raymundo e seus companheiros, conquistavam com muito suor e luta a emancipação (independência) de Santa Cruz do Capibaribe distrito de Taquaritinga do Norte. Santa Cruz do Capibaribe tornava-se o mais novo município do Estado de Pernambuco através da lei 1.818 sancionada e promulgada pelo Governador Sr. Etelvino Lins de Albuquerque.
Aquele que foi o precursor e o maior baluarte desta grata batalha, tornava-se mais tarde Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, eleito pelo voto do povo do recém-criado município por dois mandatos, de 1955 a 1959, concorrendo com o ex. prefeito nomeado interinamente, tenente Teófanes Ferraz Torres, sendo sucedido pelo Sr. Pedro Neves [1959 a 1963], reelegendo-se Prefeito em 1963 por mais quatro anos [63/69], tendo o seu Vice Prefeito o Sr. Jose Neco também eleito através do voto. Fazendo uma gestão administrativa com responsabilidade pública e com
ações relevantes para a época e os dias atuais, dentro de uma perspectiva de grandeza para o futuro da então cidade criança, menina, moça, que no decorrer de sua História tornou-se um dos maiores polos de confecções do País e América Latina.
Na época, quando Prefeito apesar de não ter formação acadêmica, considerando-se ainda a ausência de instrumentos conceituais administrativo, econômicos, sócio ambientais, jurídicos, tecnológicos, planejamento estratégico etc, elementos indispensáveis às gestões atuais. Portanto Raimundo pensou, sonhou e executou ações de forma planejada, construindo e calçando ruas largas(Rua Grande e do Pátio) e avenidas [29 de Dezembro e Bela Vista], um cemitério [S. Judas Tadeu] que serviria para a época e gerações futuras. Para servir como espaço físico da sede da Prefeitura construiu o prédio onde hoje funciona a Escola Padre Zuzinha, na Avenida 29 de dezembro, com uma infraestrutura dotada para acolher a todos os aparelhos administrativos: municipal (Gabinete do prefeito, Secretários etc.), e a Câmara de Vereadores, estrutura que a época e ainda hoje não se vê nos municípios do nosso agreste com exceção de Caruaru.
Quando hoje o mote é fomentar o desenvolvimento econômico local, com vista ao seu fortalecimento, face ao mundo globalizado (Modo de Produção Capitalista), Raimundo trazia para Santa Cruz do Capibaribe o Banco do Brasil visando o investimento na produção local e de cidades vizinhas, através de linhas de créditos e tantos outros mecanismos que diz respeito ao papel do agente financeiro e social do nosso Banco Público Nacional (B.B). A feira de confecções com milhares de bancas no centro da cidade e Parque de Feiras Moda Center nem em sonho, mais ele, que muito bem pensava, construiu uma escola técnica de corte e costura, diversificando a economia base daquele tempo, a lavoura temporária e a criação de animais, assim estabelecendo-se uma “linha do tempo”, onde hoje Santa Cruz do Capibaribe tornou-se um dos maiores polo de confecções do país, gerando emprego e renda aqui dentro e mundo a fora. Como o recém-criado município sobreviveria sem reservatórios para o armazenamento de agua, elemento indispensável à vida e ao desenvolvimento econômico. Raimundo não pestanejou conquistando a construção dos açudes de Machados, Manhosa e Pedra da Nega, obras de
grandeza, sobretudo para a época. A cultura pré-histórica das pessoas caçarem e abater animais para comer a sua carne e utilizar-se do seu couro, ossos etc, para suprir suas necessidades, mais tarde tornando-se uma atividade comercial, atividade esta no município, que ganha seu espaço físico, quando Raimundo construiu o primeiro e único açougue Público Municipal, na Rua Dr.José Mariano (antiga Rua do Pátio).
A política milenar de tributar através de impostos os cidadãos, com forma de juntar dinheiro para manutenção e execução das políticas do Reino e do Estado [nem sempre bem aplicados]. Raimundo para atender a esta necessidade do ente Estadual, construiu a Coletoria, órgão da Secretaria de Fazenda do Estado, na antiga Rua Dr. José Mariano, hoje rua que leva o seu nome. Onde hoje funciona a Coordenadoria da Mulher ao lado da Secretaria Municipal de Defesa Social, ele ergue a sede do conceituado Instituto Brasileiro Geográfico e Estático (I B GE).
Hoje os conceitos de políticas públicas sociais são avançados e indispensáveis para a compreensão social e execução de politicas públicas com vista à diminuição do fosso existente entre ricos e pobres; produto da miséria humana, do modo de produção capitalista, conceitos estes imagináveis naquela época, Raimundo construía a primeira Unidade de Saúde Pública Municipal, denominada de Maternidade Antônio Burgos, na Avenida 29 de Dezembro, onde hoje funciona o Hospital Público Municipal o qual tem a honra de levar o seu nome. Não é preciso ir muito longe para saber que a universalização da educação, ou seja, educação para todos e qualidade é algo que está sendo abordado em todas as esferas de governo e sociedade civil organizada, muito longe da pratica obviamente, mais com significativos avanços. Pois bem, Raimundo já praticava a hoje denominada “educação para todos”. Construindo diversas unidades escolares, com um olhar, sobretudo para os que tinham maiores dificuldades ao acesso a educação, as comunidades da zona rural.
Nem por meio de vidência, adivinhação, etc. tinha-se noção dos princípios da Administração Pública, a saber: Legalidade, Ética, Moralidade, Impessoalidade, Publicidade, Economicidade, Eficiência, Razoabilidadee Planejamento. Mas Raimundo já os praticava em seus dois mandatos, pois seus atos administrativos pautavam-se na lei (principio da
legalidade), suas ações tinha a responsabilidade pública (Ética e Moral), ao construir, ao contratar a prestação de serviços para a Prefeitura, tinha como prática, executar pelo melhor preço e qualidade (economicidade e eficiência) ainda hoje muitas de suas obras estão ai pra quem quiser ver, não se deterioram com o tempo, a chuva e sol, ou seja, não eram construção “sorrisal” nem tão pouco superfaturadas.
Se os princípios da administração pública inexistiam a época, muito menos a Lei Complementar de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas ele só gastava o que tinha pra gastar, se planejava, e pagava o serviço executado. Na Prefeitura não construiu fortuna para si, para seus filhos, parentes, grupo políticos ou amigos (correligionários), basta ver como entrou e como saiu do cargo de Prefeito. Atitude esta que é de uma grandeza imensurável, face ao tratamento que se tem com o dinheiro público (do povo) Brasil a fora. Desta forma a impessoalidade e responsabilidade fiscal acontecerão na prática.
Observa-se que Lei de Parcelamento do Solo Urbano, Estatuto da Cidade, Plano Diretor etc., inexistia à época. Porem Raimundo teve um zelo com as áreas Públicas pertencentes ao Patrimônio Municipal [do povo], do recém-criado município, pois ao invés de surrupia-las em beneficio próprio, de familiares ou de seus partidários, comprou terras e as incorporou ao Patrimônio Municipal, graças a isto, hoje Santa Cruz do Capibaribe tem uma expansão territorial de grande proporção, atitude esta incompatível com a pratica da maioria dos seus sucessores. Diante disto e muito mais, o que tivemos? Um visionário, vidente, mito, um Homem exageradamente honesto, adjetivos a ele aplicado por alguns, nada disto, apenas um homem honesto, ético e de espírito público relevante, que tornava real os seus sonhos e pensamentos, em prol do município, do qual foi o percussor de sua independência e administrador público.
Este é o Raimundo Histórico que conheci na minha vida de criança, adolescente e jovem ativista político do movimento popular, quando o mesmo morava ao lodo da casa de outro grande homem, o saudoso Padre José Pereira de Assunção (Pe. Zuzinha), que ao se tornarem adversários politicos, continuaram cultivando o respeito fraternal em suas relações
pessoais, algo raro no mundo da hipocrisia política, sobretudo na sociedade atual, autodenominada de moderna.
Este é o Raymundo que os do seu tempo, vivos ou In memória me passaram, este é o Raimundo descrito no livro de Lindolfo Pereira de Lisboa, o qual os políticos locais deveriam “trazê-lo” para o contexto politico atual, unindo conceitos e práticas, inovadoras, planejadas, avaliadas, recicladas, pois de Raimundo Prefeito para cá, conceitos e teorias cientificas avançaram, mais a prática nem tanto quanto deveria, nem tanto quanto podemos chegar.
Planejar e praticar hoje políticas públicas com um olhar critico construtivo no passado, presente e futuro, por uma Santa Cruz economicamente, socialmente, culturalmente e ecologicamente justa, democrática e sustentável é algo indispensável, sob pena de perdermos a nossa referência de “Capital das Confecções”. Algo que a História e seu Criador não nos absolverão.
Viva os que pensam e que praticam os relevantes interesses públicos! Viva o centenário de Raymundo Aragão!

Abraços Fraternais.

CarlosLisboa
Santa Cruz do Capibaribe, 27 de setembro de 2011.