terça-feira, 4 de outubro de 2011

Assembleia registra 50 anos de carreira do maestro José Gomes‏


A Assembleia Legislativa homenageou, nesta segunda (03), um dos grandes nomes da música e desenvolvimento da cultura de Pernambuco: o maestro José Gomes. A iniciativa partiu do deputado Diogo Moraes, do PSB, e marcou os 50 anos de profissão do músico. 

José Gomes dos Santos Sobrinho nasceu em Bonito, no Agreste do Estado, em 1941, e, desde cedo, era apaixonado pelas canções de Sivuca e Luiz Gonzaga, e esse sentimento o despertou para o mundo da música. O homenageado iniciou a carreira em Caruaru, também no Agreste, onde aos 13 anos já trabalhava na Rádio Difusora. Em seguida, o maestro atuou na Rádio e TV Jornal do Commercio e, ainda, na TV Universitária.

Gomes também foi Copista de Música da Orquestra Sinfônica do Recife, e trabalhou como professor no Conservatório Pernambucano de Música por 30 anos. O músico conta com mais de cem arranjos para coral cantados no Brasil, Argentina e Uruguai, e editados nos Estados Unidos e na Europa. José Gomes ainda acompanhou renomados cantores, como Eliana Pittman, Cauby Peixoto e Geraldo Azevedo, como arranjador vocal e instrumental, regente e compositor. Atualmente, o maestro é membro da Academia Pernambucana de Música. 

O deputado Edson Vieira, do PSDB, abriu a reunião, enaltecendo a dedicação do homenageado à música por mais de meio século. Diogo Moraes salientou que o Legislativo, em nome dos pernambucanos, se rende à competência, ao compromisso e ao profissionalismo de José Gomes nesta data tão importante.

O maestro recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e agradeceu a iniciativa da Casa. Gomes também agradeceu à família e aos amigos que o ajudaram nessa trajetória de meio século.  

G2

Nenhum comentário: