sábado, 28 de janeiro de 2012

Prazo para inscrições do Programa CNH Popular se encerra dia 31 de Janeiro.


Alertamos aos que pretendem se inscrever no programa CNH Popular do Governo do Estado, e obter de forma gratuita a tão sonhada Habilitação de Condutores, ou realizar os serviços de Mudança de Categoria e Adição de Categoria, alertamos que as inscrições se encerram no dia 31 de Janeiro, na próxima terça-feira.

As inscrições são realizadas pela internet, no site: www.detran.pe.gov.br. Ou na CIRETRAN Especial em Santa Cruz do Capibaribe, entre 14h30 e 16h30. Os candidatos devem levar todos os documentos, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço, Certidão de Casamento ou de Nascimento do candidato e dos dependentes, Cartão do Bolsa Família, etc.

Poderão se inscrever no programa, os desempregados, estudantes de escolas publicas, beneficiários dos programas Bolsa Família e Chapéu de Palha e os egressos do sistema penitenciário.

Tallys Maia
Coordenador da CIRETRAN
Santa Cruz do Capibaribe

Eddye Beat Box e Paulinho Barros no Domingão do Faustão

Os santa-cuzenses Eddye Beat Box e Paulinho Barros participarão do quadro “Se vira nos 30 especial” do Domingão do Faustão, no próximo domingo (29). A competição será só com participantes que já venceram ou que ficaram em 2° lugar na votação da plateia.
Eddye Beat Box já venceu o “Se vira nos 30” do Domingão do Faustão, no dia 16 de janeiro de 2011, faturando 15 mil reais. Ele também foi finalista do “Show de Calouros” do Programa Silvio Santos, ganhando 5 mil reais.
A apresentação no Faustão será com Eddye fazendo beatbox e Paulinho, que é cantor, fazendo vocal.
O “Se vira nos 30 especial” será a primeira atração do Programa, que começará a partir das 2 horas da tarde, no horário de Santa Cruz do Capibaribe. 
Twitter: @EddyeBeatBox | @paulinho_barros

Edson Vieira prestigia peça evangélica


Na noite desta quinta-feira (26), o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), junto com os vereadores Júnior Gomes (PSB) e Afrânio Marques (PDT) e a conselheira tutelar Narah Leandro, prestigiou a peça teatral “Casa do Julgamento, Uma Viagem a seu destino final”. O espetáculo é realizado pela 2ª Igreja Vale da Benção de Santa Cruz do Capibaribe, está sendo apresentado na Escola Padre Zuzinha e mostra uma família destruída pela força do álcool.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

A EDUCAÇÃO É O PATRIMONIO DE UM POVO


É comum ouvirmos dizer “educação é importante”. O termo é quase um consenso social, embora não ultrapasse os limites da consciência da expressão. Quando decidimos que algo é importante para nós não medimos esforços para preservar, manter, cuidar e viver para que aquele “algo” preencha, de fato e de direito, o espaço destinado em nossas vidas para coisas que valham a pena investir, se dedicar.

Ora, se a educação é importante porque os governantes, os educadores, os alunos, a sociedade não dá a ela a atenção devida às “coisas importantes”. É sabido o potencial transformador de um povo instruído; está aí países como China, Cingapura, Finlândia e tantos outros que reverteram um quadro de desigualdade social e de subdesenvolvimento para uma situação de destaque no cenário mundial, através de investimento maciço em educação.

É sabido também, que o povo mais escolarizado questiona mais, exige mudanças, compreende qual o seu papel no contexto social e torna-se menos vulnerável às vicissitudes políticas de governantes que não pensam no bem comum.

Educação é um investimento de longo prazo, requer empenho, algum esforço e, em muitos casos, recursos financeiros. Embora também seja consensual que a escola deva ser pública e de qualidade; e que nossa constituição prevê que é um direito de todos e um dever do Estado, na prática a realidade mostra-se diferente. As escolas privadas suprem a lacuna deixada por sucessivos governos que não destacaram como “importante” o investimento na formação do povo.

O fato é que as Instituições de Ensino particulares vêem contribuindo há anos com a formação de uma elite pensante e que produz e gera riqueza. Recentemente governos mais voltados para o povo criaram programas de maior acesso à escola e tentam recuperar o tempo perdido quando não fez e dever de casa em relação a investimentos na educação.

Só no ensino superior programas como o PROUNI e o FIES propiciaram, nos últimos anos, o ingresso de milhões de jovens de classe média e baixa à Universidade. Segundos dados do próprio MEC, o país tem hoje 2.314 instituições de ensino superior, sendo 89,4% privadas e 10,6% públicas. Isso significa que a grande maioria dos jovens que saem das Faculdades e ingressam no mercado de trabalho, são formados por uma Instituição de Ensino Superior privada. O Brasil tem hoje 14,4% de jovens entre 18 e 24 anos matriculados em um curso de nível superior. O que não é muito, comparado a países como o México (30%) e o Chile (40%); sem mencionar a União Européia, o número salta para 70%.

Pesquisas apontam que as cidades que se desenvolveram na oferta de cursos de toda natureza, atraem profissionais mais qualificados e investimento em novas empresas, além de apresentarem alto índice de empreendedorismo, com a criação de novos negócios cujas idéias nascem dos bancos escolares. Casos bem próximos são as cidades de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) que atraíram investimento no setor de educação superior privada e em diversas áreas de negócios.

Uma instituição que estimula o pensamento crítico, desenvolve a capacitação profissional e forma novos talentos para o mercado de trabalho (além de cidadãos), deve ser encarada como um patrimônio da cidade, um bem em favor do desenvolvimento local e regional; um ambiente de discussão e de busca de soluções para os desafios que se apresentam. Este é o pensamento que norteia as ações desenvolvidas na FADIRE, em Santa Cruz do Capibaribe, nestes últimos dois anos. Um esforço grande de levar a educação e a formação àqueles que almejam crescer como pessoa e transformar a sua realidade e da sociedade.

Este pensamento é que nos move e que nos da força para continuarmos no firme propósito de ter a educação como elemento importante de nossas vidas, sabedores que é este o caminho para transformarmos o mundo. E, neste sentido, iremos continuar nosso trabalho com o mesmo entusiasmo e dedicação de sempre e no dia 1° de fevereiro iniciaremos mais um semestre na Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, para decepção de uns poucos que desejam retroagir no tempo.

A todos que fazem a Fadire e ao povo de Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas, sucesso e um bom início de ano.

Carlos Malafaia – professor universitário.