quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Abertura oficial do Natal Luz 2014 de Santa Cruz do Capibaribe acontecerá nesta sexta


Quem passar pelas principais vias de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Pernambuco, poderá vivenciar o clima natalino que está tomando conta da cidade.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Governo deu início à decoração do Natal Luz 2014 que terá abertura oficial com a chegada do Papai Noel na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, a partir das 18h, na Avenida Padre Zuzinha.
Apresentações de shows culturais com alunos das escolas municipais e programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e distribuição de algodão doce e pipoca para os presentes, também abrilhantarão os festejos natalinos da população santa-cruzense que se dirigem a Avenida Padre Zuzinha, a partir das 18h, nos dias 13, 14, 20, 21 e 25 de dezembro.
De acordo com a secretária de Governo, Priscilla Ferreira, o bom velhinho também estará na Avenida Padre Zuzinha, para tirar fotos com as crianças, que também poderão acompanhar as apresentações culturais.
“Como fizemos no ano de 2013, através de ações simples como a ornamentação e eventos comemorativos, esperamos mais uma vez reunir as famílias e trazer o espírito natalino de amor para o seu cotidiano, em especial às nossas crianças”, ressaltou o prefeito Edson Vieira.
Programação de Natal na Zona Rural
A Zona Rural também receberá programação natalina com os shows da banda sucesso em todo o Nordeste, Forró da Pegação e da atração santa-cruzense, Bidinga do Acordeon e banda, que se apresentarão em praça pública, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, à partir das 22h, na Vila de Poço Fundo.  

Abertas as inscrições para intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo


O Programa de intercâmbio Ganhe o Mundo oferece novas oportunidades aos estudantes da rede estadual interessados em conhecer e adquirir novos conhecimentos em outros países. Ao todo, são 1384 viagens, sendo 1009 destinadas a localidades de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália e 375 para locais de língua espanhola, na América e Europa, como Argentina, Chile, Espanha, Uruguai e Panamá. As inscrições para o Processo Seletivo podem ser realizadas com o preenchimento do formulário eletrônico até 05 de janeiro de 2015.

No momento da inscrição, juntamente com seus dados, o aluno deverá informar a língua que está cursando no curso de idiomas, inglês ou espanhol, e o número de matrícula no SIEPE, que deverá ser obtido na secretaria de sua escola. A alocação do candidato aprovado ao país de destino será definida pela Secretaria de Educação e Esportes, considerando a quantidade de vagas ofertadas conforme distribuição pelas 17 Gerências Regionais de Educação
.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve preencher pré-requisitos tais como, ter no mínimo 14 anos de idade até o dia 1º de julho de 2015 e no máximo 17 anos até 31 de dezembro de 2015; estar regularmente matriculado no primeiro ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2014 e estar regularmente matriculado no curso de línguas do Programa Ganhe o Mundo mantido pela Secretaria de Educação e Esportes e ter menos de 20 faltas, entre outros disponíveis no Edital de seleção.

Os alunos aprovados cursarão o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escola de nível médio de um dos países listados no edital, com data de embarques prevista para o período de julho\setembro de 2015 e janeiro/março de 2016.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes
Foto: SEE/Divulgação

Câmara aprova matérias orçamentárias para 2015


Em sessões extraordinárias (26ª, 27ª) ocorridas na manhã desta terça (09) a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe debateu os projetos vindos do executivo 027/2014 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2015 e o 028/2014 que dispões sobre a revisão do plano plurianual para o exercício de 2015.

Os projetos foram amplamente discutidos na comissão de finanças e orçamentos e em plenário contou com a contribuição do contador da Câmara Ronaldo Melo e o contador da Prefeitura Ivaldeci.

Após um longo debate entre os vereadores e com a inclusão de duas emendas modificativas o projeto 027/2014 foi aprovado por unanimidade, o 028/2014 também foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Como regimentalmente os projetos necessitavam de duas votações foi aberta mais uma sessão extraordinária que aprovou as matérias do executivo.

Ainda foi aberta a 28ª sessão extraordinária que votou outros projetos que se encontravam em tramitação na Casa. Segundo o presidente Junior Gomes (PSB) ainda será convocada mais uma sessão extraordinária, para discutir e votar requerimentos do legislativo vale salientar que devido a uma lei, essas sessões não custam aos cofres públicos.

Coordenadoria da Mulher lança manual da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Coordenadoria da Mulher lançou na manhã desta terça-feira (09), o 1º manual da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A divulgação do guia encerra as atividades da campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher no município.

O manual é fruto do esforço empreendido por instituições de Santa Cruz que integram a rede de atendimento a mulher em situação de violência. Foi idealizado a partir da audiência Pública sobre “Avanços e Desafios da implantação da Lei Maria da Penha na cidade”, realizada em novembro de 2013 e contou com o apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco por meio do Núcleo de Apoio a Mulher, Ministério Público de Pernambuco e Câmara de Vereadores.

“Hoje é um dia de grande felicidade para nós que trabalhamos política para mulheres, com o lançamento do manual da rede de enfrentamento de atendimento à Mulher em Situação de Violência Domestica e Familiar, como também, uma demonstração do nosso compromisso de enfrentar a violência contra a mulher em Santa Cruz”, disse Clarissa Carvalho, Coordenadora da Mulher.

O prefeito Edson Vieira falou da capacidade das mulheres na administração pública e a importância da igualdade entre gêneros. “Em nosso governo temos diversas mulheres, todas capacitadas e competentes, em nossa administração contamos com a inteligência e força das mãos das mulheres. Fico feliz em participar deste evento não só como prefeito, como cidadão e homem que defende a igualdade entre gêneros”.

“Essa iniciativa representa juntamente essa união de esforços, aqui temos, Executivo, Judiciário e o Ministério Público, integrados em promover uma ação de divulgação, orientação e conscientização sobre a defesa dos direitos da mulher, especificamente contra a violência doméstica familiar”, destacou Dr. Tito Lívio, Diretor do Fórum e Juiz da 1ª Vara Cível.

O evento contou com a palestra, Mecanismos para redução da violência contra a mulher, desenvolvida pelo promotor João Maria Rodrigues Filho, coordenador do Núcleo de Apoio a Mulher do Ministério Público Estadual, debate sobre violência contra a mulher, apresentação da peça teatral “Rosa gente, Rosa Flor” e participação de Iron Miranda, Promotor de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe, Jéssyca Cavalcante Secretaria de Articulação Política e Taysa Soares, Coordenadora Regional da Secretaria Estadual da Mulher.

Campanha “IPTU em Dia dá Prêmios” vai sortear um carro e duas motos para contribuintes


A campanha “IPTU em Dia dá Prêmios”, sorteará para contribuintes com tributos em dia um carro zero quilômetro, duas motos CG 125cc e três refrigeradores de 260 litros. Está ação é uma realização da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria da Receita Municipal.

A premiação contemplará as pessoas que não tiverem débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano vigente e nem a exercícios anteriores.

“Essa campanha tem o intuito de arrecadar o IPTU para dar continuidade às obras que vêm acontecendo e mudando a nossa cidade. Porque desejamos uma cidade melhor para todos”, declarou Marcone Júnior, gestor de Tributos.

 “Poderão participar desta campanha contribuintes, pessoal física ou jurídica que estejam em dias com o seu IPTU. Já quem não poderá participar são colaboradores isentos, servidores que exerçam cargo de chefia, cargos comissionados, vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito”, disse Junior.

Os contribuintes podem buscar seu cupom na prefeitura, setor de Tributação, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h. As pessoas que não estiverem em dias com seu IPTU e desejarem concorrer às premiações têm até o dia 30 de dezembro de 2014 para regularizar sua situação.

Os sorteios serão realizados no dia 16 de janeiro de 2015 e todos os contribuintes ativos concorrerão aos seis prêmios.

Vereadores seguem pedido do Tribunal de Contas do Estado e reprovam contas dos Ex - Prefeitos, Marcelo Andrade e Flávio Lima


Aconteceu na noite desta terça - feira (09/12) mais uma reunião da Câmara de Vereadores de Toritama, esta que era uma das mais esperadas desse semestre, onde a principal pauta foi a apresentação das contas dos exercícios dos anos de 2004 e 2012, referente aos governos de Marcelo Andrade e Flávio Lima, respectivamente. O relator e responsável pela apreciação foi o Vereador Fábio Florentino PT, que fez a apresentação e solicitou que os edis que compõe o Poder Legislativo Municipal, votassem de acordo com a solicitação dos auditores do Tribunal de Contas do Estado, e assim o fizeram.

Presentes á reunião estiveram 11 dos 13 parlamentares que compõem á Casa e por nove votos a zero, Vereadores de Toritama rejeitaram as contas dos ex-prefeitos Marcelo Andrade (2004) e Flávio (2012). Entre os que iniciaram a reunião á unica ausência, foi o Vereador Morica PSL, que  teve que se ausentar antes da votação, por motivos particulares e entre os que ficaram para a votação houve uma abstenção, esta ficou por conta da vereadora Rossana PSD. Não compareceram a esta reunião os vereadores Dió do São João PTC e Arimateia PSD.
 
Segundo relator Vereador Fábio Florentino PT, os motivos que fez com que a Casa reprovassem as contas, foram os desvios de verbas e citou alguns exemplos, como; Em 2004 o então Prefeito Marcelo Andrade, foram os altos valores citados nas obras de pavimentação, saneamento e calçamentos na Rua Miguel Tavares (O Canal da Rua da Vaca Leiteira), como também nos bairros do Areal e Buraco Quente por exemplo, como também as empresas contratados para realizarem as obras não tinham a documentação solicitada por completo, exemplo delas algumas nem inscrição no CREA tinham, além de valores muito altos e outros dinheiros que seriam para diversas áreas do município não foram investidos e em alguns casos não chegaram a sua origem. Já em 2012, durante a gestão do ex - prefeito Flávio, o relator citou como exemplo, as seguintes irregularidades; Desvio de verbas no valor aproximado de R$ 3 Milhões que deveria ter sido pago ao INSS, como parte da contribuição dos funcionários do Município para o Instituto Nacional de Seguridade Social, valores que foram designados para diversas pastas do então governo e que não batem com o apresentado por estas pastas e por fim citou que o gestor deixou de cumprir com as suas obrigações também nos últimos três meses com funcionários e fornecedores e que esses valores segundo ele desviados chegam a casa de R$ 5,7 Milhões. E o parlamentar fechou sua fala dizendo que tudo aquilo ali apresentado foi com base nos relatórios e levantamento feitos pelos relatores e auditores do Tribunal e pela credibilidade daquele tribunal e seus representantes, o mesmo solicitou que a casa fosse coerente e seguisse o que pedia o Tribunal e por fim foi atendido e ambas as contas sofreram uma derrota de nove votos á zero.

AÉCIO NEVES RECEBE O PREFEITO DA ÚNICA CIDADE QUE GANHOU EM PERNAMBUCO


Na última semana o Senador Aécio Neves ( PSDB ) , recebeu o Prefeito de Taquaritinga do Norte Evilásio Araújo ( PSB), Taquaritinga foi a única cidade de Pernambuco que Aécio Neves ganhou com 51,52% dos votos correspondendo a 7.340 eleitores. O prefeito Evilásio Araújo estava acompanhado do Deputado Federal Bruno Araújo ( PSDB ), que foi majoritário em Taquaritinga nas últimas eleições.

O encontro do Prefeito Com o Senador Aécio foi bastante produtivo, e na oportunidade o Senador agradeceu o apoio do Prefeito nas últimas eleições e a confiança do povo de Taquaritinga na sua candidatura , e se comprometeu a ajudar o município com emendas, o Senador   mostrou  também o desejo de conhecer a Dália da Serra, cidade que seu saudoso Avô Tancredo Neves conheceu na década de 80, na inauguração do Hospital Geral Severino Pereira da Silva.