domingo, 17 de julho de 2011

Lei Seca em Debate

Produzindo vítimas em vez de provas


Definitivamente, a Lei Seca no trânsito não pegou no Brasil. E nem me venha com essa história de que as estatísticas dizem o contrário. Não pegou porque as pessoas não criaram o hábito nem tem medo da punição que podem sofrer por dirigirem embriagadas.

Não pegou como, por exemplo, a obrigatoriedade do cinto de segurança. Hoje, até um bêbado quando entra no carro coloca o cinto. Por mais comprometido que se encontre, sua consciência está como treinada para colocar o cinto.

O problema é que o bêbado continua pegando seu carro naturalmente. sem peso algum na consciência.
Ingenuamente, vibrei quando se tornaram mais rígidas as punições pra quem for pego dirigindo embriagado. Apostava em punições ainda mais severas, porque a embriaguez ao volante é tão perigosa quanto à inspiração de um homicida contumaz.

Voltaram a mandar. Até nossos legisladores passaram a dar exemplos. Aécio Neves, Índio da Costa e tantos outros usaram da mesma tática quando pegos dirigindo após ingerirem álcool. Genericamente, eles fazem as leis e a desrespeitam.

Passou, então, a ser imoral parar um motorista “supostamente” embrigado.
 
Triste do Brasil em que a lei que prende é a mesma que solta. Que história é essa de produzir provas contra si?! Quando se trata desse assunto, o princípio é outro: é de proteger o bem maior das pessoas que não é nada mais que a vida.
 
Ora, se não fosse assim, tudo seria passível de desrespeito à lei para não produzir provas contra si. Imagine que eu estivesse andando com carteira de motorista falsificada. Pego numa blitz, eu diria facilmente: “Não vou mostrar meus documentos porque eles são uma prova de ilicitude contra minha pessoa”. Isso não existe!!!
 
O uso do bafômetro tem que ser requisito pra quem for tirar a carteira de motorista.
 
Foi por estar protegido pela lei que Rodrigo Arthur trafegava naturalmente pela madrugada de João Pessoa em sua imponente caminhonete com cara de bêbado e, de forma violenta, tirou a vida de dois jovens após uma batida de proporções assassinas.
 
Ao tirar a vida de dois jovens, produziu não apenas uma, mas duas indiscutíveis provas contra si, mesmo tendo se recusado a usar o bafômetro. 
 
Flexibilizando a lei em favor do motorista embriagado, é o Brasil que continua produzindo, em grande escala, provas contra si, permitindo que tantos inocentes morram diariamente em nossas avenidas e estradas.

Por Luís Tôrres

Rapidinhas do Opinião

O Dr. e o Maia - Está cada vez mais visível a dupla que tem pretensões para majoritária em 2012, a chapa seria ou será Dr. Nanau e Ernesto Maia.

Vieira e Santana - O deputado Edson Vieira admitiu a possibilidade de ser candidato em 2012 e trazer Lisso Santana na chapa, mas se tratando de 2012 nada há definido ainda.

17 vereadores - Um assunto vem sendo debatido nos bastidores da política em Santa Cruz, trata-se do aumento de 10 para 17 vereadores nas próximas eleições que terá por consequência um grande número de pré-candidatos "e tem cada nome"...

Ex-Mendonça - Está surgindo o grupo Ex-Mendonça, este titulo é dado aos que recentemente quebraram a aliança com o grupo Mendonça e tudo indica que mais alianças serão quebradas. Seria o fim do Grupo Mendonça?

Presidente aliado - Mesmo com a troca do presidente, se mantém as parcerias entre Executivo e Legislativo mostrando assim que a política deve sempre trazer Santa Cruz em primeiro lugar esquecendo um pouco do partidarismo.