terça-feira, 27 de novembro de 2012

Laura Gomes discute acessibilidade com colegas secretários



A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, reuniu-se nesta terça-feira (27) com colegas de Governo para traçar alternativas de capacitação profissional para pessoas com deficiência. Participaram do encontro o secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão, o secretário executivo de Educação Profissional da Secretaria de Educação, Paulo Dutra, e a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Ângela Mochel.
No encontro, foi debatida a adesão do Governo de Pernambuco ao Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) – Bolsa Adesão, proporcionando o acesso dessas pessoas nos cursos profissionalizantes oferecidos pelos  Serviços Nacionais de Aprendizagem e redes públicas. A ideia é que a ação em Pernambuco ganhe direcionamento em várias áreas, oferecendo novas perspectivas e reforçando os conceitos de inclusão e acessibilidade.

Ministro de Minas e Energia explica, nesta quarta-feira, causas dos apagões em audiência conjunta na Câmara dos Deputados



O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, participa amanhã (28/11), às 10h, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, de audiência pública conjunta com quatro comissões da Câmara dos Deputados para explicar as falhas recorrentes no sistema de distribuição de energia elétrica, que vêm provocando apagões em diversas regiões do País. Márcio Zimmermann dará explicações e será questionados por deputados das comissões de Minas e Energia, Defesa do Consumidor, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Fiscalização Financeira e Controle.
    A convocação foi requerida pelos deputados Mendonça Filho (Democratas/PE) e Vanderlei Macris (PSDB/SP) e aprovada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle no início de novembro. Marcada inicialmente para o dia 21/11, a audiência foi transferida para amanhã. As explicações do Governo para os apagões devem ser dadas em duas audiências públicas.
    A primeira com o ministro de Minas e Energia e a segunda com representantes da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da ANEEL, Grande Furnas, Eletrobrás e Chesf com data a ser marcada. O debate com o ministro deve discutir problemas como os investimentos previstos para o setor elétrico até 2021. Segundo especialistas, os investimentos futuros estão comprometidos por causa das novas regras do setor para renovação de concessão.
   “A decisão do Governo significa transferência de recursos do Nordeste, uma região pobre, para a Eletrobrás diminuindo a capacidade de investimentos da Chesf e a própria sustentabilidade da Companhia”, critica Mendonça. A mudança nas regras vai impor à Chesf uma perda de R$ 7,3 bilhões em ativos não amortizados, investimentos feitos ao longo dos anos como hidrelétricas e linhas de transmissão, que ainda não geraram a remuneração necessária para cobrir o custo de implantação.

Qualificação profissional pode ser deduzida do Imposto de Renda‏



Brasília – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (27) relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) ao projeto de lei (PLS-149/2011) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que torna dedutíveis, na apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, as despesas com capacitação de empregados. O projeto altera o artigo 47 da Lei 4.506/1964.

Em seu parecer, o senador Armando Monteiro destacou que a proposição complementa a principal diretriz prevista na Lei 12.513/2011, que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), uma vez que proporciona a ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores.

As deduções das despesas com capacitação de empregados serão aquelas incorridas com qualificação, treinamento e formação profissional de empregados, inclusive mediante concessão de bolsas de estudos em instituições de ensino de qualquer nível. “As condições apresentadas no projeto espelham a realidade de uma empresa interessada na qualificação de sua mão de obra”, concluiu o senador.

Balanço Positivo no Congresso da UVP


O vereador Junior Gomes (PSB), relatou positivamente o balanço do congresso da UVP realizado na cidade de Pesqueira, no último final de semana. Para o vereador, as câmaras municipais precisam debater intensamente a classe, buscando melhorias e aperfeiçoamentos constantes, e que isso seja revertido em ações que melhorem a qualidade de vida da população. O tema foi debatido com o Chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar (foto).

Desenvoltura

Vereadora Narah ao lado do chefe da casa civil Tadeu Alencar

A vereadora Narah (PSB), mesmo antes de assumir já está entrosada com o legislativo, no congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), cogitou a possibilidade da parlamentar de primeiro mandato integrar a presidência da unidade feminina da entidade.

Padeiro pernambucano conquista medalha de prata no Baker Top 2012



Padeiro há 40 anos, Luis Otávio Simplício conquistou mais um prêmio para a sua coleção na noite dessa segunda-feira (26), no BAKER TOP 2012, um concurso de receitas promovido pela Revista Padaria 2000. Desta feita, alcançou o segundo lugar na categoria Panificação, com a medalha de prata, resultado da criação do Pão de Caldo de Cana ao Perfume de Castanha de Caju.
         “Nem tenho palavras para explicar o que estou sentindo nesse momento, só consigo dizer agora que estou muito feliz com mais essa conquista. Agora, é pensar nas próximas receitas”, disse Luis Simplício, emocionado. O padeiro, quecomeçou a trabalhar aos 16 anos de idade para ajudar nas despesas da casa, foi o único do Nordeste que ficou entre os três finalistas na categoria panificação do concurso.
         Luís Simplício é natural de Aliança, já trabalhou em renomadas padarias pernambucanas e, há oito anos, faz os pães da Campo Fertile Padaria Gourmet, localizada em Igarassu. Também nesse mês de novembro, no dia 9, ele foi eleito o Melhor Padeiro do Nordeste, na Fispal Food Service Nordeste, feira voltada para profissionais das indústrias de alimentos e bebidas do Nordeste. O primeiro prêmio veio em 2009, na 3° Copa Bunge de Panificação, quando levou o 3° lugar na categoria Panificação, com a receita do Pão de Batata com recheio de filé de siri.
        
Contato: Dayane Albuquerque 81 8619.4182
Assessora de Imprensa da Campo Fertile Padaria Gourmet

Campanha do Trânsito da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe tem saldo positivo



Pelo terceiro ano, a CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe realizou a Campanha de conscientização no trânsito na cidade. O evento teve dois dias de ações, onde no primeiro dia (quinta-feira 22) foram apresentadas palestras e apresentações, além de blits em bares e restaurantes do município, com a distribuição de bafômetros descartáveis. Toda a ação contou com a participação da Turma do Fom Fom e com o técnico do Detran-PE, Edson Estevam.
No segundo dia (sexta-feira 23), os diretores da CDL Jovem estiveram no giradouro da Avenida 29 de Dezembro fazendo panfletagem e orientando os condutores sobre a importância do uso do cinto de segurança e uso de todos os equipamentos, sobretudo, para os condutores de moto, que insistem em pilotar de chinelo e com a viseira do capacete levantada.
De acordo com a presidente da CDL Jovem, Laiane Nobélia, a ação foi de extrema importância, pois trata-se de uma campanha orientativa e de conscientização no trânsito. “Nós começamos a nossa campanha pelas escolas, pois essas crianças e adolescentes serão os novos motoristas do amanhã. É preciso plantar uma semente hoje para colhermos bons frutos no futuro, porque do jeito que o trânsito se encontra não dá para continuar e nós podemos ser a mudança que queremos para o mundo. Tudo começa em nós, e a CDL Jovem tem cumprido o seu papel dentro da cidade de Santa Cruz do Capibaribe e na região”, explicou Laiane.
A campanha do trânsito deste ano teve como tema “Quem dirige com prudência também cuida de quem ama” e teve uma abrangência em toda a cidade. Cerca de 1200 alunos estiveram presentes nas apresentações dentro das escolas públicas e particulares. Já na ação das ruas foram distribuídos bafômetros descartáveis e mais de cinco mil panfletos, com o apoio da Guarda Municipal e a parceria do Grupo Gaviões do Capibaribe.
Betto Aragão

Pacto Federativo - Deputado Diogo Moraes‏


Pacto Federativo – No evento da UVP, realizado na cidade de Pesqueira, o deputado Diogo Moraes (PSB), que já integrou a diretoria da entidade, defendeu a urgência do debate sobre um pacto federativo junto ao presidente da Uinão dos Vereadores de Pernambuco, Biu Farias (foto). O objetivo é promover um novo debate sobre a distribuição mais adequada dos recursos públicos com os órgãos da federação.