quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A legitimidade das enquetes

A partir das eleições de 2008, quando os blogs passaram a dominar a cobertura política da Capital da Sulanca, uma febre tomou conta da cidade: as enquetes políticas.Semanalmente os principais blogs da cidade procuram interagir com seus leitores a cerca dos principais assuntos que despertam o interesse da população, mas é sempre importante frisar que as enquetes não possuem valor cientifico, já que são apenas mais um canal de interação com o internauta.Mesmo diante desta certeza, muitos políticos se utilizam dos resultados das enquetes em beneficio próprio, tentando demonstrar que estão à frente dos seus oponentes, e que contam com a preferência da população.É evidente que, como em todas as áreas, existam pessoas que tentam deturpar as informações, como ocorreu no Blog do Magno quando uma enquete sobre a gestão do prefeito de caruaru foi cancelado por suspeita de fraudes. De onde saiu a fraude não se sabe, mas a verdade é que as enquetes já fazem parte do cotidiano político e estão consolidadas como uma fonte de analise dos eleitores.

Marcos Valério - Blog da Revista Desafios

Reunião, acusações e defesas entre vereadores

As reuniões na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, passa longe de ser uma reunião pacata e já está meio que consolidado o fato de haver "explosões" nas reuniões da Câmara de Vereadores.

Nesta última reunião a explosão se deu quando o vereador Afrânio Marques falou dos absurdos cometidos pelo ex-prefeito do município. Segundo o vereador Afrânio o atual prefeito pagou contas de janeiro de 2008 deixadas pela gestão anterior. O vereador falou também a respeito da empresa que faz a segurança do Moda Center, trabalho este que sai no valor aproximado de R$ 75.000,00 e que segundo Afrânio existe uma conceituada empresa que realizaria o mesmo trabalho por aproximadamente R$ 45.000,00. Isto sem falar nos demais assuntos envolvendo notas fiscais, avanços de obras e magoas passadas.

Será que o povo esta de olho nos acontecimentos ou vai passar tudo despercebido mais uma vez.

Avenida sai do apagão


Nós que fazemos o Blog Opinião, ficamos felizes em saber que a Avenida Souza Aragão voltou a ser iluminada considerando o fato de ter sido este Blog que mostrou em primeira mão a Avenida no apagão sendo assim ficamos satisfeitos em saber que o governo municipal está entre os leitores do Blog Opinião.
Parabéns Prefeito!



Defender o Meio Ambiente é nossa luta

A Agricultura, uma das mais importantes e necessárias atividades humanas, aliada ao Meio Ambiente, cujo trato e cuidado envolve uma visão da necessidade de envolvimento de cada um de nós cidadãos, serão os elementos de nossas ações daqui pra frente. Uma série de trabalhos, atividades e programas, já traçados e planejados, serão desenvolvidos ao longo de nossa administração, todos orientados por uma visão equilibrada de desenvolvimento rural e ambiental sustentáveis, para tanto, contamos com o apóio de todos os cidadãos santacruzenses na realização dessas metas, haja visto que, grande parte delas necessitam da colaboração de toda a sociedade. Orgulha-me a responsabilidade a mim atribuída junta a esta importante secretaria do município, coloco-me a disposição da população, deixando a certeza de que o povo santacruzense pode contar com o meu total empenho para a realização do melhor trabalho possível a frente da secretaria de agricultura e meio ambiente.

Rui Medeiros

Secretario de Agricultura e Meio Ambiente

Conhecendo melhor Santa Cruz do Capibaribe

Quase que a totalidade das ruas de Santa Cruz do Capibaribe têm – além do nome oficial – um apelido que serve como referência. Desse modo, começamos aqui com a história da Avenida Jatobá ou Rua do Alto.

O fato é que aquela era a porta de saída para o Sertão. Mais especificamente, para a feira de Jatobá do Brejo (hoje Jataúba). Como muitos dos varejistas se aglomeravam “no Alto” para pegar o transporte, as autoridades resolveram oficializar a localidade como Avenida Jatobá. Alguns vendedores de missanga ou mangaio fixaram residência na Rua do Alto.
Por se encontrar em um dos pontos mais altos na planície do entorno da Vila Capibaribe, a pequena comunidade recebeu o nome de Rua do Alto. Era nesse espaço que se encontravam as maiores manifestações da cultura popular comandada sempre pelas famílias pobres que ali residiam. Esses eventos era capitaneados pelas famílias “Paulo de Souza” e “Costa”. Manifestações essas que se desenrolaram até meados dos anos 70.
Mesmo com o enfraquecimento das atividades culturais nessa artéria, a “Rua do Alto permaneceu com suas atividades festivas – impulsionada a partir da década de 70 pelo Parque Alexandre, com seu Dui e seu Irineu – servindo de ponto de encontro para os jovens até o ano de 1984. a construção do Terminal Rodoviário detonou o espaço festivo dos Negros do Alto.

por Jota Oliveira
Blog do Ernesto Maia