Quase que a totalidade das ruas de Santa Cruz do Capibaribe têm – além do nome oficial – um apelido que serve como referência. Desse modo, começamos aqui com a história da Avenida Jatobá ou Rua do Alto.
O fato é que aquela era a porta de saída para o Sertão. Mais especificamente, para a feira de Jatobá do Brejo (hoje Jataúba). Como muitos dos varejistas se aglomeravam “no Alto” para pegar o transporte, as autoridades resolveram oficializar a localidade como Avenida Jatobá. Alguns vendedores de missanga ou mangaio fixaram residência na Rua do Alto.
Por se encontrar em um dos pontos mais altos na planície do entorno da Vila Capibaribe, a pequena comunidade recebeu o nome de Rua do Alto. Era nesse espaço que se encontravam as maiores manifestações da cultura popular comandada sempre pelas famílias pobres que ali residiam. Esses eventos era capitaneados pelas famílias “Paulo de Souza” e “Costa”. Manifestações essas que se desenrolaram até meados dos anos 70.
Mesmo com o enfraquecimento das atividades culturais nessa artéria, a “Rua do Alto permaneceu com suas atividades festivas – impulsionada a partir da década de 70 pelo Parque Alexandre, com seu Dui e seu Irineu – servindo de ponto de encontro para os jovens até o ano de 1984. a construção do Terminal Rodoviário detonou o espaço festivo dos Negros do Alto.
por Jota Oliveira
Blog do Ernesto Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário