terça-feira, 21 de maio de 2013

Reconhecimento


A vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) apresentou um Projeto de Lei a Câmara Municipal, no qual concede a educadora Maria Luciene Cordeiro o título de cidadã santa-cruzense.
Luciene é integrante do Sindicato dos Professores de Santa Cruz do Capibaribe, onde tem uma atuação de destaque em defesa dos direitos dos profissionais da educação da cidade.
“Ela é uma verdadeira referência na área da educação em nosso município”, disse Jéssyca, que prosseguiu, “de forma aguerrida Luciene sempre defendeu os educadores de nossa cidade. Sua luta sempre foi, e é, em defesa dos professores de Santa Cruz”.
Assessoria

Período junino aquece as vendas no Moda Center



O mês de junho ainda não chegou, mas a alta temporada de vendas no Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano, já está acontecendo desde o início de maio.

Atraídos principalmente por preços baixos, atacadistas de confecções, vindos de várias partes do Brasil, especialmente dos estados do Nordeste, lotam os corredores e estacionamentos do parque nesta época.

“Neste domingo, recebemos 137 ônibus e 142 vans. Hoje (segunda), estamos com 128 ônibus e 121 vans no nosso estacionamento, sem contar com os milhares de carros de passeio”, relata Edson Botelho, coordenador de operações, responsável pelo trânsito no Moda Center.

De acordo com levantamentos, em torno de 60% dos clientes que vêm ao Moda Center são atacadistas. A comerciante Laura Barbosa tem uma pequena loja em Vitória da Conquista – BA. Segundo ela, vale apena viajar a uma distância de mais de mil quilômetros.

“Antes eu comprava e revendia para minhas amigas, mas agora eu já tenho a minha lojinha, que é o sucesso do bairro, pela variedade e pelos preços, que eu só consigo vindo comprar aqui”, relatou a cliente.

Segundo Valmir Ribeiro, síndico do Moda Center, o sucesso do Moda Center deve-se a um conjunto de vários fatores. “Temos diferenciais que não se encontram em nenhum outro centro de compras. Além da qualidade da confecção produzida na nossa região, que evoluiu muito, o parque oferece uma completa infraestrutura, com segurança e conforto”, ressaltou.

Atrativos como a gratuidade em estacionamentos, alojamentos para motoristas e banhos em horários determinados também são fatores destacados pelos clientes.

O período junino é a segunda maior temporada de vendas no Polo de Confecções de Pernambuco. De acordo com Valmir, perde apenas para o fim de ano, quando o parque recebe uma média de 100 mil pessoas por dia feira.

Serviço:
Moda Center Santa Cruz
Dias de feira: Domingo, segunda e terça
Telefone: (81) 3759-1000

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2013




LOCAL: Cabana Club
DIA: 24 de Maio
07:00 h – Credenciamento
08:30 h – Solenidade de Abertura
09:00 h – Apresentação Cultural:
10:00 h – Conferência de Abertura

O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.


Conferencista: Prof. Assis Leão
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e doutorando em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


11:30 h - Leitura e aprovação do Regimento da Conferência.
12:30 h – Intervalo para o almoço


TARDE

13:30 h - Apresentação Cultural:.
14:00 h – Exposição e Discussão dos Eixos Temáticos
Eixo temático I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.
Eixo temático II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
Eixo temático III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
Eixo temático IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
Eixo temático V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo temático VI: Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
Eixo temático VII: Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
16:00h - Sistematização das propostas dos grupos por eixo temático do Documento Referência.
17:00 h - Entrega de Certificados.

CCJ aprova criação do 24º BPM de Santa Cruz



A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta terça-feira (21) a Lei número 1396/2013, que cria o 24º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, que terá como sede a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
O deputado Diogo Moraes (PSB), relator do Projeto que cria o novo Batalhão se mostrou satisfeito com a aprovação da Lei, que será apreciada no plenário da ALEPE na próxima segunda-feira (27), para depois seguir para a sanção do governador Eduardo Campos (PSB).
“Trata-se da conquista em uma grande luta, que teve início em 2011, quando cheguei a Assembleia”, disse ele, que seguiu, “este Batalhão representa um reforço na estrutura de segurança pública para toda a região do Polo de Confecções”.
Diogo informou ainda que toda a estrutura necessária para o funcionamento do Batalhão já foi criada, inclusive os cargos e funções de cada militar. “Tudo já está pronto para que as ações sejam colocadas em prática e toda a região possa sentir os efeitos desse reforço na segurança”, disse ele, que finalizou, “mais adiante marcaremos a data para que seja feita a entrega oficial dessa conquista ao povo de nossa região”.   
O 24° BPM além de atuar na cidade sede, abrange os municípios de Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Brejo da Madre de Deus e Jataúba.
Assessoria

Alunos da FADIRE são aprovados no Exame de Suficiência do CRC-PE



Esta semana o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco divulgou a lista dos nomes de formandos em Ciências Contábeis aprovados na prova de suficiência. Um bom número de estudantes de Ciências Contábeis da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE foram aprovados.
Para Zilma Jordão, ex-aluna FADIRE, relata que está feliz da vida com a aprovação no CRC-PE e que agora poderá abrir o seu escritório de contabilidade. “Eu gostei muito do Exame de Suficiência e estou feliz da vida em ter sido aprovada. Não cabe em mim tanta felicidade. Sentimento de dever cumprido. Agora é me preparar para abrir o meu escritório de contabilidade”, disse Zilma Jordão.
A FADIRE lembra que as inscrições para o vestibular de junho estão abertas. Mais informações: 3731-0300.

Por Betto Aragão

Armando quer debate sobre conselho de consumidores de energia elétrica


A semana legislativa começa com vários assuntos em pauta na agenda do senador Armando Monteiro (PTB). Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde Armando é titular, ele apresentará requerimento solicitando a realização de audiência pública para discutir o Projeto de Lei 105/10, que cria o Conselho Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica (Conasen). A CAE está marcada para esta terça-feira (21), às 10h, na Ala Senador Alexandre Costa.
Também na comissão será examinado projeto que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) e o projeto que estabelece mais garantias para o pagamento de salários de trabalhadores terceirizados que prestam serviço na administração pública. Outro projeto previsto para discussão é o que permite aos aposentados de baixa renda a dedução das despesas com medicamentos da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Assessoria

Diogo visita zona rural de Jataúba



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) visitou neste final de semana a zona rural de Jataúba, onde discutiu melhorias a serem implementadas na Capital da Beterraba.

Diogo esteve com o ex-vereador Furibinha e com os vereadores Firoca e Chico de Irineu. “A cidade de Jataúba, assim como toda a nossa região, tem enfrentado sérias dificuldades em decorrência do longo período de estiagem que castigou o homem do campo e deixou graves sequelas, principalmente nas áreas rurais das pequenas cidades”, disse Diogo, que completou, “a partir de agora temos que planejar ações e pensar no futuro. Ações do Governo do Estado beneficiarão os cidadãos de Jataúba e hoje estamos conversando para que detectar quais as prioridades de cada produtor e de cada agricultor”.

Assessoria

Jeans turbina a economia do Agreste


Edilson de Lima apostou no potencial da região e produz mais de 25 mil peças
Foto: Hans Von Manteuffel
Edilson de Lima apostou no potencial da região e produz mais de 25 mil peças Hans Von Manteuffel


TORITAMA e SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE) - Nem royalties, nem riqueza natural e muito menos alguma versão cabocla do Vale do Silício nos EUA. Foi de retalho em retalho, com fabriquetas no início só de fundo de quintal e sem qualquer interferência do estado, que Toritama localizada a 167 quilômetros de Recife construiu sua economia. A cidade, que possui o menor território de Pernambuco (33 quilômetros quadrados), não temdesemprego, importa trabalhadores, e seu crescimento é para lá de chinês. Ao longo de quase uma década, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 101,2%, enquanto a população aumentou 63,1%. A cidade é considerada a capital do jeans e consome 14% de toda a produção brasileira do tecido.
O fenômeno, embora em números menores, se repete no chamado Polo das Confecções, conjunto de dez municípios localizados no agreste do estado que no mesmo período registrou crescimento de 56,1%, maior, portanto, do que o de Pernambuco (44,3%), do Nordeste (47,9%) e o do próprio país (36,2%). Isso é o que revela o Estudo Econômico do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Agreste Pernambucano, divulgado pelo Sebrae.
O levantamento mostra que, só em 2011, a atividade gerou faturamento de R$ 1,1 bilhão no Polo de Confecções, dinheiro bastante para uma área que antes dependia da agricultura, enfrentava fome provocada por secas constantes e que, ainda hoje, carece de água. Em quase todo o polo, carros importados e motos convivem com caminhões-pipa ou água carregada em lombo de jumento. A pesquisa foi efetuada nos dez municípios mais conhecidos pela atividade, mas comerciantes e fabricantes da área admitem que o polo está se expandindo por pelo menos 18 cidades.
Economia cresce mais do que população
O estudo mostrou que em todos os municípios pesquisados o crescimento econômico foi bem maior do que o populacional, e que o polo soma hoje 18.803 unidades produtivas, sendo 10.743 consideradas empresas enquanto 8.060 são unidades complementares, as chamadas facções, nome utilizado para definir prestadoras de serviço, normalmente domésticas, que ganham por produção. Ao todo, são 107.177empregos gerados no APL, respondendo por 19,8% da participação de ocupados em confecções.
Segundo o Sebrae, nos últimos cinco anos, 72% das empresas não pediram dinheiro emprestado a bancos, o mesmo ocorrendo com 9% dos empreendimentos complementares. Mesmo assim, a cada ano, as dez cidades produzem 842,5 milhões de peças que escoam em sua maior parte para o Nordeste (74,9%). Mas elas chegam a todo o país, inclusive ao Sudeste (12,8%), Norte (6,9%), Centro-Oeste (3,4%) e Sul (2%).
Conhecida em meados do século passado pela sua produção de artigos de couro, principalmente sapatos, Toritama entrou em decadência a partir dos anos 80, com o desenvolvimento de outros polos calçadistas na região. Mirou-se no exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, onde sua população ia em busca de tecidos para transformar em confecções, e assim, sobreviver. O que mais sobrava nas feiras eram os retalhos de jeans.
Íamos a Santa Cruz do Capibaribe, pois naquela época as confecções só se interessavam pelas malhas. Toritama aproveitou esse vácuo e descobriu um novo nicho no mercado revela Edilson Tavares de Lima, empresário e presidente do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e Confecções do Agreste. Hoje, ele e os irmãos administram fábrica de confecções, loja e lavanderia. A indústria, a Zagnetron, produz mais de 25 mil peças por mês de jeans em sua grande maioria.
Outra empresária que começou de forma tão informal foi Maria de Fátima do Nascimento, proprietária da Yanomami. Apesar de ter curso de administração e ter passado um ano trabalhando em empresas, decidiu entrar no ramo de confecções. Formalizou a empresa, criou a Samkara, que produz três mil peças por mês e escoa 40% da produção para outros estados.
Vanessa Galdino da Silva, de 28 anos, é de uma família pernambucana que morava em São Paulo há 30 anos. Há sete anos, a família inverteu o tradicional fluxo migratório e se mudou para Caruaru, a 130 quilômetros da capital, e uma das dez cidades integrantes do Polo de Confecções do Agreste. O chefe da família, porém, não se adaptou e voltou. Já mãe preferiu ficar e montou uma confecção.
Azenatry Leite de Souza, de 22 anos, morava com os pais no litoral sul de Pernambuco, de onde saíram, também para Caruaru, onde ela estudou e hoje é designer contratadas pela Zagnetron, de Toritama, junto com Vanessa. Elas criam coleções para três marcas da empresa, com características voltadas para consumidores de outros estados e da região.
Gilvaneide Clementina de Lima, de 39 anos, morava no sertão da Paraíba, no município de Água Branca, mas desistiu da lavoura, devido às secas. Ela escolheu Santa Cruz do Capibaribe, onde começou limpando o chão da Yanomami, e hoje ganha a vida como costureira na empresa. Gilvaneide trouxe a irmã, Gaudência Maria da Silva, de 24 anos, que há seis anos trabalha no mesmo local.

Comissão que cobra melhorias no atendimento da UNIMED em Santa Cruz do Capibaribe vai as rádios da cidade



Membros da comissão que cobra melhorias no atendimento da UNIMED Caruaru de Santa Cruz do Capibaribe concederam entrevistas nesta sexta-feira (17) aos programas “Espaço Aberto”, da Rádio Comunidade FM e "Direto ao Ponto", da Rádio Vale AM. Israel de Carvalho que preside a comissão esteve acompanhado dos vereadores Júnior Gomes (PSB) e Helinho Aragão (PTB).

“A Câmara não poderia simplesmente cruzar os braços diante o tratamento que a UNIMED Caruaru tem dado aos conveniados de Santa Cruz”, disse Junior, que prosseguiu, “foi formada uma comissão com representantes da Câmara e conveniados, em seguida elaboramos um documento onde constam as principais reivindicações dos mais de cinco mil santa-cruzenses que pagam suas mensalidades e têm se sentido prejudicados”.

Segundo Helinho, a reativação da emergência pediátrica e a volta da ambulância 24 hrs para o Posto de Atendimento de Santa Cruz seriam apenas duas, das principias prioridades dos conveniados.

Abaixo assinado - Israel de Carvalho disse que a comissão é responsável pela elaboração de um abaixo-assinado que será entregue aos representantes da UNIMED. “Um dos postos de coleta desse abaixo-assinado é na Câmara de Vereadores. Seria ótimo que todos as pessoas que se sentem prejudicadas procurassem e assinassem o documento para que nossas queixas possam ganhar ainda mais força”.

Assessoria

Dia das Mães em Poço Fundo



No último sábado, 18 de maio, as mães da Vila de Poço Fundo receberam uma manhã de ações sociais e de saúde, a entrega de uma ambulância 0km para a comunidade, uma moto para o Centro Administrativo, 400 filtros de água, a implantação de serviços do Bolsa Família e Cartão do SUS no distrito e a ordem de serviço para a pavimentação de três ruas nas quais serão investidos mais de R$ 200 mil reais.
O Prefeito Edson Vieira (PSDB) esteve ao lado do Deputado Diogo Moraes (PSB), do Vice-Prefeito Dimas Dantas (PP), da Coordenadora do Programa Santa Cruz Cidadã Alessandra Vieira, dos Secretários de Saúde Breno Feitosa, Serviços Públicos Francisco Ricardo, Planejamento e Gestão Luciano Bezerra, do Presidente da Câmara Júnior Gomes (PSB) e dos vereadores Dida de Nam (PSDB), Pipoca (PMN), Jéssica Cavalcante (PTC), Narah Leandro (PSB) e Zezin Buxin (PSDB) para entregar ao Subprefeito da Vila de Poço Fundo Val, uma série de melhorias que vão beneficiar toda a comunidade.
“A nossa administração não irá só beneficiar a sede do município, com o mesmo entusiasmo vamos trabalhar por todos os recantos de Santa Cruz. A chegada da ambulância, da moto, o calçamento de mais de 500 metros de ruas e a melhoria dos serviços em Poço Fundo em menos de cinco meses, é só o começo das ações que chegarão à vila. A vinda do sinal de celular é mais uma luta que está sendo travada ao lado do vereador Dida de Nam, tenho certeza que em breve estaremos comemorando a instalação que facilitará a vida deste povo trabalhador que também receberá a reforma do PSF e terá o direito a uma saúde digna”, enfatizou Edson Vieira.
O Deputado Estadual Diogo Moraes pontuou a importância da implantação do atendimento semanal do Bolsa Família e a distribuição de 400 filtros que vieram através da Secretaria de Agricultura, “esses benefícios só mostram toda a preocupação do prefeito e de toda a sua equipe com a população de Poço Fundo”, observou Moraes.

“Quando não tínhamos ambulância chegamos a pagar R$300,00 para buscar meu cunhado que estava internado em Campina Grande, foram tempos muito difíceis para nossa família”, relatou a dona-de-casa Maria Selma que também sofria com as constantes crises de garganta do seu filho.
O morador da Rua José Belo de Souza, Dulcival de Queiroz, que reside no local há 22 anos comemorou a assinatura da ordem de serviço do calçamento da sua rua. “Nós que moramos nas ruas José Belo de Souza, José Henrique Ramos e Santa Luzia, estamos muito felizes, pois em menos de cinco meses teremos a qualidade de vida que nos foi negada no passado”, disse Dulcival de Queiroz.
A chegada do bebedouro industrial e de ventiladores para as salas de aula também foram recebidos com festa pela população. “Daqui até o final do mandato vamos nos esforçar para dotar esta vila de infraestrutura e de uma saúde digna de respeito para a população”, ressaltou Vieira.
Assessoria

Colaboradores do Moda Center receberão a 3ª dose da vacina contra o tétano



Na próxima sexta-feira (24), no horário das 9h às 11h, será ministrada, no Moda Center Santa Cruz, a 3ª dose da vacina contra o tétano.

Mais de 300 colaboradores receberão a vacina, que será aplicada no Posto Ambulatorial, localizado no Setor Branco.

A vacinação, que é uma das ações preventivas da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Moda Center), acontece em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe.

Assessoria