quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Agenda de José Augusto Maia e Dr. Nanau


Quinta feira 23.08.12


Manhã/Tarde  -  visita à fábricas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe


Noite  -  Lançamento do Plano de Governo
Às 19 horas, no Pele Bronzeada.

Assessoria 14

Agenda 45 de Edson Vieira e Dimas Dantas


Quinta-feira dia 23 

Manhã
Visita a fábricas de confecções. 

Tarde
Visita a fábricas de confecções.
Caminhada no Bairro São José.

Noite
Reunião com lideranças comunitárias e o candidato Zé Boi (PSB).
Movimento no Bairro Arco Verde com o candidato Aguinaldo Xavier (PSDB).
Mala no Bairro Dona Lica com a candidata Narah (PSB).
Comício do candidato Vânio Vieira (PSDB) no bairro Palestina.
Movimento no Bairro São Cristóvão com o candidato Luciano (PR).
Mala no Bairro Pedra Branca com o candidato Julio Cesar (PR).


Assessoria 45

Bastidores de uma eleição



Uma campanha política é algo complexo com dimensões infinitas e curiosas, talvez por este motivo a população não consiga enxergar tudo que acontece nos bastidores de uma eleição, mas com o devido cuidado e um pouco de esforço por parte dos eleitores, é possível sim entender o outro lado de uma campanha política, vejamos o poder financeiro em uma campanha.

Por motivos óbvios não vou citar nomes tampouco grupos partidários ou siglas, mas posso citar exemplos de candidatos vaidosos cujo sua única preocupação é mostrar o tamanho do seu poder financeiro e o uso do mesmo para alcançar cargos públicos como por exemplo de vereador, candidatos que gastam cerca 200.000,00 (duzentos mil reais) em aparelhagem sonora os conhecidos reboques de som que saem pelas ruas nas carreatas e passeatas com um grupo de lindas modelos dançando em cima junto do candidato, isso sem falar nos demais custos de campanha. Aos olhos de alguns trata-se apenas de uma campanha bonita e bem estruturada, no entanto levando em consideração que um vereador durante quatro anos de mandato recebendo um salário de 5.000,00 (cinco mil reais) por mês, terá totalizado 240.000,00 em quatro anos de mandato. A pergunta que fica em minha mente é a seguinte, este candidato está comprando sua cadeira de vereador?  Ou pagando caro para satisfazer seu ego?

Talvez este exemplo citado acima possa ser facilmente encontrado nas campanhas pelo Brasil, por Pernambuco ou quem sabe em municípios como Santa Cruz do Capibaribe. Minha única preocupação é que as campanhas políticas fiquem cada vez mais caras, e acabe deixando de fora aqueles que realmente querem trabalhar pelo povo, mas não conseguiram uma vaga por falta de recursos financeiros para fazer uma campanha bonita.

Acredito que a justiça não permitirá o uso de mega estruturas nas campanhas futuras, mas entendo que a mudança deve partir do eleitor, o foco de uma campanha não pode ser outro a não ser as propostas que visam melhorias para população como também o histórico do candidato, sua vida e seu passado.

Por Joseilson Chagas

Proposta do candidato



A partir de hoje, irei apresentar as minhas propostas de atuação como vereador para o município. O primeiro tema é o Orçamento Participativo, importante ferramenta de participação popular nas decisões governamentais.


O orçamento participativo


Implantar o Orçamento Participativo por meio de Lei Municipal específica em Santa Cruz do Capibaribe será uma das principais plataformas de luta política do vereador Carlos Lisboa.


Trata-se de um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração municipal.

Inicia-se com as reuniões preparatórias, quando a prefeitura presta contas do exercício passado e apresenta o Plano de Investimentos e Serviços para o ano seguinte.


Todas as unidades administrativas da Prefeitura acompanham estas reuniões, prestando esclarecimentos sobre os critérios que norteiam o processo e a viabilidade da aplicação do dinheiro público nas necessidades apontadas pelas comunidades através do voto do cidadão.


O Orçamento Participativo tem por finalidade aprofundar, de forma democrática, transparente, dinâmica e sob o controle público, a relação da Câmara de Vereadores e da Prefeitura com a cidadania.

O OP estimulará o exercício da cidadania, o compromisso dos santacruzenses com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da Cidade, ajudando a construir uma Santa Cruz mais justa, mais democrática e mais feliz.


Carlos Lisboa - Vereador - 65555

Assessoria