quinta-feira, 7 de julho de 2011

Você já ouviu falar em "Voto Distrital".


Surge uma campanha nas redes sociais visando uma mudança política, veja abaixo do que se trata;

O voto distrital dá mais poder ao cidadão. O poder para realizar as mudanças que deseja ver em sua comunidade. O voto distrital é a reforma política que interessa.

Precisamos estabelecer uma nova dinâmica política entre representantes e representados no Brasil. O Voto Distrital corrige deficiências do sistema eleitoral atual e traz uma nova dinâmica de relacionamento entre eleitos e eleitores.

Como é hoje?

Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 70% dos eleitores já não se lembra em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.

O Voto Distrital

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.
Que tipo de Voto Distrital o Movimento defende? Puro ou Misto? O movimento #euvotodistrital defende o sistema majoritário de dois turnos. Essa modalidade, além de trazer todos os benefícios do Distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.

O que muda?

Aumenta a fiscalização sobre os políticos; diminui o custo das campanhas políticas; estimula a redução de partidos; aumenta o enraizamento dos partidos na sociedade; fortalece o Poder Legislativo; traz nova dinâmica de Governabilidade; melhora a relação representante / representado; mais representantes que convivem com a população no dia-a-dia serão eleitos.
Para mais informações: http://www.euvotodistrital.org.br

Curiosidades - Campanha contra o aumento de vereadores em Jaraguá do Sul

Um dos outdoors espalhados pela cidade de Jaraguá do Sul - Piero Ragazzi / Agencia RBS
Outdoors espalhados pela cidade



A política em Jaraguá do Sul nunca foi um tema que colocasse a cidade em evidência no cenário nacional. Terceiro polo industrial catarinense, o principal município do Vale do Itapocu, no Norte do Estado, é mais destacado pela produção econômica nas áreas de aromas para a indústria de alimentos, motores elétricos e têxtil. Mas, nos últimos dias, uma campanha mobilizada por entidades empresariais e comunitárias da cidade contra um projeto de aumento do número de legisladores na Câmara Municipal, ultrapassou os limites do município e ganhou repercussão nacional.

Foram instalados dez painéis publicitários contra o aumento proposto no projeto. A campanha é mobilizada por entidades como o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), que reúne a Associação Empresarial (Acijs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Micro e Pequenos Empresários (Apevi), além das associações de moradores de alguns bairros da cidade.

A votação 

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul rejeitou, por oito votos a três, o projeto que aumentava de 11 para 19 vereadores.

Assim, fica tudo como está. As 11 cadeiras serão mantidas para as eleições de 2012, que passam a valer para o mandato de janeiro de 2013.

Os vereadores justificaram a rejeição e, em alguns casos, a mudança de opinião, por causa do apelo popular.

— Entendo que esse debate precisa continuar. Pessoalmente, defendo 19 vereadores, mas também sei que estou aqui porque muitas pessoas confiaram no meu trabalho. Temos que melhorar o relacionamento do Legislativo com a sociedade e vou atender ao pedido das pessoas que me colocaram nessa casa —, disse o vereador Jean Leutprecht (PCdoB).

Enquanto alguns mudaram de opinião, houve vereadores que não se deixaram levar pelo apelo. Como o caso de Justino da Luz (PT), que permaneceu a favor do aumento do número de vagas.

— Quanto mais fraco o poder melhor para aqueles que o querem manipular. Voto pela representatividade e a ampliação de direitos, porque direito não se diminui se aumenta —, argumentou.



Já pensou se vira moda nacional!

EXTREMOS - EQUIPES PRÉ-INSCRITAS‏


Confirmaram presença:

QUARTETOS:EXTREMOS RIDER
TERRA DE SANTA CRUZ
DIRECTION
PULUCA TUCUNARÉ
PULUCA CIA DE ATLETA
TARTARUGAS
MAKAÍRA (BA)
OSPATU (AL)

DUPLAS:
EXTREMOS AVENTURA
SERTÕES
PASSOCARBONO


Garanta a inscrição da sua equipe!!!


www.extremosaventura.blogspot.com
 

Câmara Municipal realiza audiência para discussão do processo de implementação de placas vermelhas no nosso município


O Presidente da Câmara, Francisco Ricardo convocou os vereadores desta Casa de Lei para participarem de uma Reunião Extraordinária, ocorrida nesta quinta feira (07-07), na qual foi discutida o processo de implementação de placas vermelhas nas motocicletas dos mototaxistas de nosso município juntamente com os representantes das classes envolvidas.

Participaram da audiência o Presidente da Associação dos Mototaxistas Kenedy Ferreira, o Coordenador da 27ª CIRETRAN Tallys Maia, o Diretor de Trânsito Valdeni Aragão e o Coordenador de Programas e Projetos de Educação de Trânsito, Mário Leandro. Após diversos esclarecimentos acerca do que de fato é necessário para implementação de placas vermelhas no nosso município, ficou acordado que os vereadores vão provocar uma audiência com a diretora do DETRAN-PE, para em conjunto com os deputados estaduais da nossa cidade, entregar em mãos o ofício pedindo à homologação da portaria que regulamenta a placa vermelha no nosso estado, para que a mesma fique em conformidade com as exigências da Lei Federal.

Procedimentos que devem ser tomados pela classe mototaxista para obter o direito de utilizar a placa vermelha


A realização em caráter de urgência, de um curso de especialização para exercer a profissão de mototaxista, o qual é exigido por lei. O curso será ministrado pelo Senai e para ter início faz-se necessário a inscrição mínima de 30 pessoas. Para realizar a matrícula, serão necessários os seguintes procedimentos:
* Xérox da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG, CPF e comprovante de residência;
* Ter mais de 21 anos e 2 anos de habilitação na categoria “A”.
E, por fim, para realizar o registro do veículo na modalidade aluguel Moto-táxi, são exigidas as seguintes documentações:
* Ofício da Prefeitura Municipal (original e assinado pelo prefeito ou substituto legal, juntando competente ato) solicitando a concessão de placa de aluguel (especificando placa, proprietário e número do CPF);
* Cópia do Alvará da Prefeitura ou documento equivalente e tela de cadastro;
* Cópia da nota fiscal ou CRV, com verso preenchido e reconhecimento de firma se for o caso;
* Cópia do CPF e RG, se pessoa física;
* Cópia do CNH (incluído campo de observações: atividade remunerada e curso de Moto taxista).
As cópias deverão ser devidamente autenticadas ou conferidas com a original por servidor do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE.


Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Mendonça Filho propõe restrição a financiamento de fusões com recursos do BNDES, CEF e BB


O financiamento de operações de concentração econômica por instituições financeiras federais como o BNDES, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil – como a proposta de fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e Carrefour financiada, em sua maior parte, com recursos públicos do BNDES - podem sofrer restrições pela proposta do Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Mendonça Filho (DEM/PE), o projeto proíbe que o BNDES, a CEF e o BB financiem fusão, incorporação e aquisição de ações, títulos, cotas, valores mobiliários conversíveis em ações em operações de grande concentração econômica.
    “O governo não pode patrocinar fusão na perspectiva do interesse das empresas, como operações de grande concentração varejista O Governo tem que atuar no equilíbrio do mercado e na defesa do consumidor”, afirmou Mendonça Filho. O deputado destaca que este é o momento ideal para a Câmara discutir o tema, aproveitando o projeto do Executivo que propõe a redefinição de toda a política de livre concorrência.
     “Hoje o BNDES tem atuando em concentração com alto risco de danos à sociedade e ao consumidor ao colocar nessas operações privadas os escassos recursos públicos, que melhor seriam destinados se fossem aplicados em investimentos sociais como saúde, educação, estradas e saneamento”, criticou. O projeto veda “financiamentos diretos e indiretos” incluindo a ação do BNDESPar, que tem permitido ao Estado se inserir dentro da direção das empresas, o que tem distorcido as decisões de investimentos das empresas
       As restrições previstas pelo projeto não são absolutas, flexibilizando para financiamentos a operações de concentração menores ,que efetivamente viabilizem o alcance de economias de escala que reduzem custos e melhoram a competitividade. “Além dos recursos alocados serem menores, reduzindo o custo de oportunidade de eventuais financiamentos, se torna bem mais plausível que uma fusão permita a ambas as empresas colherem os frutos dos ganhos de escala”, justifica o projeto, que permite financiamento de instituições públicas em três situações.
     Nos casos em que o grupo econômico adquirente registre, no último balanço, faturamento bruto anual ou volume de negócios total no País equivalente ou inferior a R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais); quando o grupo econômico adquirido registre, no último balanço, faturamento bruto anual ou volume de negócios total no País equivalente ou inferior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) e nos casos em que mais de 80% de faturamento do grupo adquirido foi obtido com produtos fabricados e ou serviços ofertados no exterior.
Nádia Ferreira 

Comissão aprova PLO que multa os proprietários de cães que causarem lesões a pessoas em vias públicas


Os proprietários ou condutores de cães que provocarem lesões físicas em pessoas em via pública no estado de Pernambuco poderão ser multados em até R$ 2.500,00. Esta punição é o que presume o Projeto de Lei Ordinária - PLO 260/2011, de autoria do deputado Edson Vieira (PSDB), aprovado no final de junho pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Projeto também prevê que a penalidade só será aplicada caso a vítima comprove o ataque por meio de um Boletim de Ocorrência.
A legislação estadual já determina a utilização obrigatória de equipamentos de contenção de animais nos recintos públicos, como coleiras e focinheiras. De acordo com Vieira, é importante que a Lei seja aprovada para que pessoas não façam maus usos dos seus animais: “o cão não é considerado uma arma, mas pode ser usado como instrumento para machucar e até matar”, diz o deputado.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Rapidinhas do Opinião

101 FM novo dono - Recebemos a informação que a rádio 101 FM de Santa Cruz do Capibaribe passará a ser comandada pelo senhor Jason Lagos da rádio Comunidade FM, segundo informações estão só aguardando os trâmites legais para dar inicio aos trabalhos.

Prefeitura decolando - Após um longo período de crise, a prefeitura de Santa Cruz vem conseguindo decolar e sair do abismo onde estava, resta apenas que o prefeito entregue concluídas todas a obras que foram iniciadas.

Deputados em ação - A população Santacruzense vem sendo bem representada nas Câmaras estadual e federal, os deputados filhos da Santa estão conseguindo desenvolver um bom papel e com boas indicações para o município.

CPI dos terrenos - A cada depoimento o clima na CPI aumenta a temperatura, já foram ouvidas oito pessoas que receberam alvará de construção em terreno publico, vamos aguardar este processo que ainda vai mexer com muita gente ou talvez com ninguém (Brasil é Brasil).

Por Joseilson Chagas

Comunidade do Algodão em festa


Como já é tradição todos os anos a comunidade do Algodão, município de Taquaritinga do Norte, estará festejando entre os dias 07 e 10 de julho seu padroeiro São Pedro.
Com o tema “A exemplo de São Pedro queremos amar Jesus, o próximo e toda criação” toda comunidade junto com a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico preparam uma programação
Logo na abertura da festa quinta feira (07) os fiés poderão acompanhar a procissão da bandeira saindo da casa da Senhora Margarida Gomes (Guidinha) em seguida celebração eucarística e fechando a noite quadrilha Sequilos com a participação do Trio Concris.
Já na tarde de sexta feira (08) quadrilha da Escola Sebastião Ferreira de Lima com a participação do Trio Alegria. A noite muito arrasta pé com a Banda Skema é Massa.
No sábado (09)  os amantes dos esportes poderão acompanhar o torneio de futebol com times do município. À tarde, acontecerá a tradicional chegada de lenha com entrega de troféus para os participantes e shows com Trio Virgulino e Joãozinho Aboiador.
Já a noite os forrozeiros poderão assistir aos shows de Ivanildo do Forró, Digão Ferraz e Banda e curtir a quadrilha da madrugada com a participação do Trio Alegria.
No domingo (10) grande dia da festa, logo pela manhã acontecerá alvorada festiva, prosseguindo os batizados. E ao cair da tarde todos os fiés seguirão a procissão em devoção a São Pedro saindo da Escola Sebastião Ferreira de Lima percorrendo as principais vias da comunidade até a igreja, onde acontecerá a celebração da eucaristia.
Todas as noites acontecerão missas e novena em devoção ao santo, bem como quermesse e bingos.
Assessoria

André de Paula recebe Presidente do PSD de Santa Cruz Capibaribe


Na tarde da última quarta-feira (29), o Presidente do PSD de Pernambuco André de Paula, recebeu em seu escritório representantes do PSD de Santa Cruz do Capibaribe. Na pauta foram discutidos diversos assuntos a respeito do partido. 
 Na ocasião André  mostrou-se satisfeito  com o apoio que tem recebido em Santa Cruz através das assinaturas de apoiamento.” Fico feliz com o empenho das pessoas e do esforço  do grupo de amigos que fiz em Santa Cruz, através de Adérito Jr. e outros companheiros que sempre foram nossos contatos direto na  terra das confecções “ Finalizou André. Ele aproveitou também para reiterar seu compromisso com os quase 600 votos que obteve em Santa Cruz, e com toda população da terra das confecções. André também deu todo respaldo político ao grupo de jovens que o apoiou em 2010, e prometeu contribuir com esse grupo nas elições do ano que vem.
André também irá programar uma visita a Santa Cruz do Capibaribe, para agradecer pessoalmente os votos que obteve na cidade, e ao seu grupo de amigos. Adérito Júnior,   falou: " Pra mim e para os meus amigos que compõe esse grupo, foi uma satisfação enorme votar em um deputado com a postura e a ética de André, o ambiente político pelo qual e o país está atravessando, um político como André de Paula faz falta no congresso, e nosso grupo tem o compromisso de o ajudar no que for possível". Finalizou.