quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Operação Carnaval 2014 terá integração de prefeitura e polícias Civil e Militar‏


Na manhã desta quarta-feira (19), foi realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, através de uma coletiva de imprensa, a apresentação da Operação Carnaval 2014 para o município que reunirá as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
A ação será iniciada na sexta-feira, 28 de fevereiro, e será encerrada na quarta-feira de cinzas (05/03).   
Na ocasião, o prefeito Edson Vieira (PSDB) apresentou o suporte que será oferecido pela Poder Público Municipal que disponibilizará cinco veículos a mais para atuar na operação, sendo três para a Guarda Municipal e dois para a Polícia Militar, dez Hand Talk’s (rádio móvel) para a PM, o fornecimento de alimentação para toda a equipe envolvida na operação, aumento do efetivo da Guarda Municipal e pagamento de diárias antecipadas para a guarnição de plantão, prontidão da equipe de eletricistas para atuar na iluminação e consequente melhoria de segurança dos logradouros públicos, ruas e avenidas e trailers para dar suporte a eventos no período carnavalesco.
“Na operação do ano de 2013 tivemos um trabalho exitoso, e este ano, vamos otimizar a ação com um sistema de monitoramento de segurança melhorado com todas as 29 câmeras reativadas, o oferecimento de dois carros novos para a guarda que ao lado das polícias, e com o auxílio da imprensa e da população, ficarão de prontidão para proporcionar segurança nesse período”, frisou Vieira.   
O secretário adjunto de Segurança, Coronel Donizetti Rodrigues, falou sobre  valorização do efetivo da Guarda Municipal. “A prefeitura poderia contratar profissionais para o período, mas optou por valorizar o seu efetivo e comprar suas folgas, pagando diárias antecipadas”.  
O Comandante do 24º Batalhão, Major Wellington, o Delegado Municipal, Antônio Dutra e o representante do Corpo dos Bombeiros, Sargento Duque também estiveram apresentando suas atuações na Operação Carnaval 2014 para os órgãos de imprensa presentes.  
Por Geraldo Moura

Atendimentos na atenção básica aumentam em mais de 15 mil, aponta Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe


As consultas em saúde básica aumentaram em mais de 15 mil atendimentos, comparando os números de 2012 com os de 2013. As informações foram cedidas pela Secretaria de Saúde, durante prestação de contas do primeiro ano do governo Edson Vieira.
O aumento no número de atendimentos aconteceu, sendo necessária a realização de um “choque de gestão”, que é uma readequação administrativa para atender maior número de pessoas.
Além da melhora, a atenção básica conta com médicos em todos os PSF´s da cidade e zona rural, incluindo dois do programa Mais Médicos do Governo Federal.
A partir deste ano, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão passar por ampliação e reformas. São elas: Cohab, Poço Fundo e Santa Agostinho. E mais uma está sendo construída no bairro Cruz Alta.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Santa Cruz, Fabrícia Neves, o total de consultas no ano de 2012 foi de 23.607 e em 2013 aumentou para 39.233, um aumento de mais de 15 mil atendimentos. "Esse trabalho aconteceu devido à preocupação do prefeito Edson Viera com a saúde da população de Santa Cruz do Capibaribe. Sempre estamos trabalhando para melhorar ainda mais o atendimento ao povo. Em 2014, vamos trabalhar para aumentar esses números e fazer uma saúde melhor para todos", falou Fabrícia Neves.


Assessoria

Início de ações e visita as famílias marcam o segundo dia da Força Tarefa


A Força Tarefa, formada por membros da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, se reuniu na manhã desta terça-feira (18), no Sispol, para traçar um plano de ações a curto prazo a serem desempenhadas pelas secretarias municipais integrantes da força tarefa de enfrentamento aos danos das chuvas.

A desobstrução da Eta Compesa, bairro Rio Verde, a retirada da passagem molhada da Rua Bahia, bairro Cruz Alta, e a limpeza do canal do bairro da Cohab foram elencadas como ações emergenciais da comissão que já iniciou este trabalho, bem como, o levantamento e apoio das famílias atingidas com a entrega de cestas básicas, água mineral, roupas, lençóis e caminhões pipa para executar a limpeza das residências atingidas.
Também foram diagnosticadas como áreas que deverão receber intervenção a Favelinha Beira Rio, Riacho Tapera, Loteamento Antônio Burgos, Arcoverde, Zona Rural, Rua Severino Barros e Dona Lica.
O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, coordenador da Comissão de Emergência das Chuvas relatou que o município de Santa Cruz do Capibaribe recebeu em uma chuva de 50 minutos, o previsto para todo o mês de fevereiro, fato que havia ocorrido no ano de 1964 e devido ao grande volume de água em pouco tempo de chuva, causou transtornos a população.

“As famílias das áreas atingidas pela chuva terão no Poder Público de Santa Cruz todo o apoio e o compromisso de efetivar ações, inicialmente paliativas, e num segundo momento definitivas, que solucionem os problemas de inundações e alagamentos”, disse Aragão.
As fortes chuvas atingiram a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, na última segunda-feira (17), onde desde então uma comissão formada por membros das Secretarias de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Cidadania e Inclusão Social, Planejamento e Gestão, Serviços Públicos, de Governo, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente e Educação, além das Gerências de Meio Ambiente e Defesa Civil atua nos pontos mais críticos que sofreram danos.

Convite à população de Santa Cruz do Capibaribe - Conferência de Defesa Civil


A Secretaria de Defesa Social e a Gerência de Defesa Civil de Santa Cruz do Capibaribe convidam a população do município para participar da I Conferência de Proteção e Defesa Civil, na próxima quinta-feira (20/02), no Centro de Convivência dos Idosos, a partir das 8 horas. 
A conferência terá como tema "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o sistema nacional" e a participação da sociedade é importante para que possa contribuir com as discussões e fortalecer as ações nesta área.