segunda-feira, 23 de abril de 2012

Educação em debate‏



No último sábado (21), o deputado estadual Edson Vieira e os vereadores Dimas Dantas (PP) e Afrânio Marque (PDT) participaram de reuniões com professores da rede pública de ensino e com universitários de Santa Cruz do Capibaribe. 

Pela manhã, eles ouviram os professores que falaram sobre a situação da educação no município, discutiram os problemas e ouviram sugestões de todos. À tarde, no encontro com os universitários, foram debatidos temas como o repasse oferecido pelo poder público para o transporte dos universitários que cursam faculdade fora de Santa Cruz do Capibaribe, a interiorização das universidades públicas e programa de emprego para recém-formados. 

"Nada melhor que conversar com quem vive o dia a dia da educação e da busca por ela, como os professores e universitários, para entender as necessidades do setor", disse Edson Vieira.

Entre nessa corrente...


Diogo Moraes realiza palestra para jornalistas paraibanos



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), participou de uma palestra direcionada a 15 jornalistas paraibanos que são integrantes do curso de pós-graduação em Mídia e Assessoria, promovida pelo Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos, em Campina Grande - PB.
O debate foi coordenado pelo jornalista Gilberto Silva, que ministra a cadeira de abertura do curso, Assessoria em Comunicação Política.
Diogo Moraes fez um relato de apresentação de sua carreia política desde a infância, quando já participava de comício e já utilizava ferramentas de comunicação. 
O parlamentar pontuou a importância de uma assessoria de comunicação especializada em política, para que em todos os momentos, o político possa potencializar suas ideias, divulgar ações e pontuar perspectivas.
“A comunicação define na atualidade quem são os personagens que entram e saem da cena política. É inconcebível um homem público não estar familiarizado com essas novas ferramentas que a cada dia apresentam um aperfeiçoamento acelerado”, relata.
Moraes ainda citou os exemplos de uma eficaz comunicação desde os tempos passados da politica nacional até a sua própria experiência. “Miguel Arraes já fazia comunicação no passado. Não dispunha é claro dos meios que temos hoje, mas, por exemplo, a sua participação nas feiras populares gerava enorme repercussão, boca a boca, independente do meio, era eficiente. Eu também, sempre busco formas diferenciadas de interagir com nosso público alvo, que é abrangente, devido ao nosso cargo de deputado estadual”.
Para o professor Gilberto Silva, que é sócio diretor da G2 Comunicação Integrada, foi uma oportunidade ímpar para mostrar aos jornalistas, com ou sem experiência em atuação política, os caminhos e perspectivas do setor, relatados a partir da visão do assessorado. “Tivemos a ideia de ultrapassar a questão meramente teórica e buscar exemplos que retratassem a dinamicidade do segmento político no cotidiano prático, então, convidamos o deputado Diogo Moraes que gentilmente atendeu nosso pedido”

Prefeito Toinho do Pará recebe engenheiro do DER-PE para estudo de implantação da próxima etapa dos semáforos na PE 160




O prefeito Toinho do Pará e o diretor de Trânsito de Santa Cruz do Capibaribe, Valdeni Aragão receberam no último sábado (21) o engenheiro de tráfego Paulo Flávio, do DER-PE, órgão responsável pela pavimentação e sinalização da PE 160. Paulo Flávio veio verificar de perto as mudanças no trânsito após a implantação dos novos binários e semáforos na PE 160.

A reforma feita no trânsito da cidade no último dia 14 de Abril foi avaliada de forma positiva pelo engenheiro do DER-PE. Segundo ele, hoje há uma melhor fluidez de veículos nas áreas que sofreram modificações. Porém, apesar dos avanços, os resultados completos do trabalho só serão sentidos após a implantação do restante dos binários e semáforos, que está programada para se iniciar nos próximos trinta dias.

Outro aspecto observado por Paulo Flávio é a o processo de assimilação das mudanças pela população, que em geral, é lento. “Santa Cruz do Capibaribe tem muitos veículos, e, até onde eu sei, nunca houve um planejamento para adequar a estrutura viária ao aumento da frota. Isso está sendo feito agora, é natural que haja resistências por parte da população em se reeducar. Mas, em pouco tempo todos sentirão as melhoras”, afirmou.

Os próximos binários e semáforos a serem implantados na rodovia PE 160 serão no km 10.2, na Rua Joaquim Nabuco, bairros São Cristóvão/Cruz Alta, cruzando com a Rua Tomé de Souza, bairro Nova Santa Cruz/Bela Vista (referência Criança Material de Construção), e no km 10,9, Rua José Chagas, bairro Santa Tereza, cruzando com a Avenida Pedro e Paulo Alves da Rocha, bairro São Miguel (referência Panificadora Lucena).

nos trechos Km 8.8, Km 9.3 e km 10.0 realizados com recursos próprios foi analisado como positivo pelo engenheiro, pois resultou na melhoria da fluidez do trânsito nas ares já implantadas, afirmou Paulo Flávio.

NOTA DE PESAR


Venho através deste veículo de comunicação externar meus votos de pesares aos familiares do advogado santacruzense Rivaldo Alves Aragão (Dr. Riva) pelo seu falecimento ocorrido na manhã deste domingo (22), na Capital pernambucana. Dr. Riva, filho natural de Santa Cruz do Capibaribe, nascido em Poço Fundo, deixou uma larga escala de serviços prestados durante o longo tempo em que atuou como defensor público na Comarca de Santa Cruz do Capibaribe.

Como ente político participou ativamente da vida econômico-social de Santa Cruz do Capibaribe e era encontrado facilmente em rodas de palestras que envolvessem assuntos relacionados a nossa gente. Certamente Dr. Riva deixa muitos e grandes amigos conquistados ao longo de sua vida.

Toinho do Pará
Prefeito.

Filme GANDHI, dia 28 de Abril, no Teatro Municipal


O Mov Paz Santa Cruz continua o projeto “Cinema Pela Paz”

Filme: GANDHI
Data: 28 de abril de 2012 (Sábado)
Hora: 19 hs (7 da noite)
Local: Teatro Municipal
Entrada grátis.

Mahatma Gandhi, (1869-1948) advogado indiano, foi um grande pacifista do século XX, pregador da Não-Violência, usando a Desobediência Civil, com práticas como o boicote e a greve, até de fome, para obter a justiça política – social e racial. Durante mais de vinte anos (1893 – 1915) Gandhi trabalhou na África do Sul onde a prática da discriminação racial pelo governo da época despertou nele uma consciência social, ensinando aos seus companheiros a agüentar todo tipo de agressão física ou moral sem reagir. Voltando para a Índia, se empenhou para conquistar a independência política do seu país, naquela época uma colônia da Inglaterra. Um desafio foi para equilibrar os conflitos religiosos entre os hindus e os muçulmanos. O interesse de Gandhi por todos os seres vivos, sem se importar com a crença religiosa, política ou caste social não agradou a todos os hindus, especialmente os grupos mais radicais. Foi um desses extremistas que acabou por assassiná-lo.
GANDHI é um longa metragem britânico e indiano, ganhador de 8 oscars. O MovPaz Santa Cruz convida a todos os cidadãos santacruzenses para assistir o filme histórico/biográfico do grande pacifista Mahatma Gandhi, um momento ímpar na cidade, de muita emoção, cultura e lazer.

“A Não-Violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amem. Só há Não-Violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é a mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até essa coisa tão difícil, se torna fácil de realizar, se assim queremos.” Gandhi.

Ação Integrada de Cidadania