terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Prefeitura realiza Infraestrutura para eventos religiosos no período do Carnaval‏


Durante os dias 01 a 04 de março, acontecerão oito retiros religiosos e a VIII edição do congresso da UMADESC, no município de Santa Cruz do Capibaribe, agreste pernambucano.
Com o objetivo de oferecer infraestrutura para a realização dos eventos, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe mobilizou secretárias municipais que atuarão nas áreas de estrutura, segurança, iluminação e limpeza de pontos estratégicos do município. 
De acordo com o coordenador do trabalho de infraestrutura aos eventos religiosos, Irmão Val, o Poder Público oferece o apoio para o segmento religioso, com a disponibilização de um trailer que ficará de prontidão em frente ao Cabana Clube, local onde será realizado o UMADESC, e efetivo da guarda municipal, que ao lado das polícias Civil e Militar, realizará rondas pelo município proporcionando uma maior segurança aos participantes dos retiros e do congresso.
Ações de melhorias na iluminação e limpeza de pontos estratégicos da cidade também visam auxiliar na segurança. O fornecimento de estrutura de tendas para os eventos e recapeamento de estradas vicinais que ligam a sede do município aos retiros que acontecem na área rural são medidas que visam oferecer uma melhor infraestrutura.  
“A prefeitura tem a responsabilidade de levar ao público, seja ele evangélico, católico ou de qualquer denominação religiosa, condições que tragam um maior conforto para aqueles que não viajam no carnaval e aproveitam o período para ter momentos de reflexão e oração”, relatou Irmão Val. “Para nós é uma alegria imensa poder participar e cooperar com toda o segmento religioso, a qual desde o ano de 2013, temos dado esse sustentáculo para realização de abençoados eventos”, finalizou. 

Estudantes iniciam corrida preparatória para ingressar na universidade‏


Na noite da última segunda-feira (24), os 240 alunos selecionados para estudar na primeira etapa do Cursinho Pré-Vestibular “Oportunidades Iguais para Todos”, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Educação, lotaram o Teatro Municipal para participar da aula inaugural.
Na ocasião, os alunos que desejam se preparar para ingressar em um curso superior assistiram apresentações culturais e participaram de um bate-papo com autoridades que destacaram a importância deles aproveitarem ao máximo o conteúdo do cursinho com aulas no período noturno na Escola Estadual de Referência Luiz Alves da Silva.

“Fiquei entusiasmado ao ver um teatro lotado de jovens que querem se preparar para um futuro melhor, nós do Poder Público Municipal estamos dispostos a oferecer todo o apoio necessário para formar os profissionais das diversas áreas para atuar no município”, ressaltou o prefeito em exercício e secretário de Educação, Dimas Dantas.
A ex-aluna da Escola Estadual Maria Lúcia Alves, Gabrielle Lima, 17 anos, concluinte do Ensino Médio em 2013, expressou a satisfação de ter conseguido a vaga para o cursinho. “Vou aproveitar esta oportunidade ao máximo e adquirir todo o conhecimento que os professores vão me passar e me esforçar para ingressar no curso de fisioterapia”, frisou a estudante.  
“Depois de 16 anos sem estudar, quero buscar uma reciclagem para me preparar melhor para cursar pedagogia”, disse a estudante de 38 anos, Jailma Farias.
O cursinho que teve um índice de aprovação de mais de 60% dos alunos em 2013, terá duração de quatro meses e no próximo semestre beneficiará mais 240 alunos, divididos em seis turmas com aulas ministradas com um quadro de professores santa-cruzenses que estão sendo valorizados.
Por Geraldo Moura

São Joaquim do Monte recebe ações

A população da Vila de Santana, distrito de São Joaquim do Monte vivenciou no último domingo (23) as festividades de sua padroeira Santa Ana. O poder público realizou uma programação de festividades e ações.

Procissão - A tarde foi marcada pela parte religiosa onde milhares de fiéis seguiram pelas ruas da vila homenageando a padroeira da localidade, Santa Ana. Já no início da noite foi realizada uma missa campal, pelo pároco santa-cruzense Padre Pedro.

Ampliação de UBS - O prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) entregou a população totalmente reformado e ampliado o posto que vai ampliar o atendimento à população da Vila de Santana, na ocasião, foi também entregue na comunidade uma ambulância 0km.

Posto Policial - Um pleito antigo da população foi atendido, e agora a Polícia Militar conta com um posto que servirá de ponto de apoio para facilitar as ações da PM. “Hoje é um dia muito importante para nossa comunidade, saúde e segurança sempre devem ser prioridades e Joãozinho e Diogo estão mostrando muito trabalho”, disse a agricultora Luzinete Maria.
Novas Ações - Na ocasião, Diogo anunciou que em breve a localidade irá receber internet 3G e telefonia móvel, bem como água tratada nas torneiras através da estação de tratamento que será construída.
“Não sou um político de promessas e sim de ações. O posto policial, a ampliação da UBS, a internet e telefonia móvel foram pedidos do prefeito Joãozinho Tenório e agora são uma realidade, aproveito para anunciar que futuramente a água estará chegando nas torneiras vinda do manancial do Prata. Iremos construir uma estação de tratamento no valor de 3 milhões de reais”, disse Moraes.

Após as entregas dos postos, de saúde e policial, o prefeito Joãozinho Tenório (PSDB) frisou a união do grupo e que os apoios, tanto estadual quanto federal são importantes para o pleno desenvolvimento do município. “Temos importantes parceiros em Brasília e no Recife. Os resultados desse trabalho em conjunto já estão sendo vistos pela população”, informou o prefeito que em Brasília conta com o apoio na Câmara Federal, do deputado Bruno Araújo (PSDB) e na Casa Joaquim Nabuco, com o socialista Diogo Moraes.
Assessoria

Cultura em alta


O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Junior Gomes (PSB) participou no último final de semana de prévias carnavalescas promovidas em clubes da cidade.
Na sexta-feira (21) ele prestigiou a segunda edição do Baile Municipal, promovido pela Prefeitura. No sábado (22) Junior esteve no Frevança Capibaribe, evento organizado por Jota Neto e que este ano chegou a sua oitava edição.
Segundo Junior, a cultura popular pernambucana ressurge com muita força em Santa Cruz do Capibaribe. “Fico muito feliz em ver que vários segmentos de nossa cidade voltaram a acreditar na força do frevo. Festas como o Baile Municipal e o Frevança são provas disso, temos que incentivar iniciativas como essas, que só trazem bons frutos para a nossa sociedade”, disse o presidente da Câmara.
Assessoria

“Você nomeia secretário, mas ninguém nomeia governador. Governador quem elege é o povo”, afirma Armando Monteiro


Recife – Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) tem certeza de que o fundamental no debate eleitoral no Estado, em 14, é discutir os desafios do desenvolvimento de Pernambuco nos próximos anos. “Precisamos olhar para o futuro do nosso Estado, ter um debate sobre os problemas, os desafios e as potencialidades”, afirmou Armando, durante entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, no Recife, nesta segunda-feira (24).

O senador falou também sobre a formação do palanque de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, sobre o processo de escolha do candidato adversário e o precário debate entre a necessidade de um perfil técnico ou político. “O fundamental nesse processo é que se possa aliar experiência, capacidade de articulação e um sentido de direção. Outra questão também muito importante é a capacidade de caminhar com as próprias pernas, ter um sentido de independência, que é tão importante e algo tão caro a Pernambuco”, acrescentou.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

A construção da aliança ao governo

Armando Monteiro – “Eu estou construindo no nosso campo aquelas alianças, evidentemente que o parceiro preferencial é o PT, e isso caminha muito bem pelo calendário que foi estabelecido aqui pela direção nacional e regional do PTB. Portanto, nós aguardamos com muita tranquilidade que esse processo se conclua agora em março, e tenho recebido manifestações já muito positivas de lideranças do partido em Pernambuco. Tenho mantido contato também com outras legendas, com outros partidos, para que a gente possa concluir esses entendimentos e oferecer um expressivo leque de alianças para fortalecer esse projeto”.

Um palanque forte para a reeleição da presidente Dilma

Armando Monteiro – “Tenho a impressão que nós vamos ter aí surpresas nesse processo. Quero lembrar que as convenções só ocorrem em junho, ou seja, as alianças só são formalizadas em junho. Portanto, há muito ainda o que acontecer pela frente. Portanto, continuamos ainda muito tranquilos dentro desse calendário que foi estabelecido, conversando com todas as legendas, preferencialmente as legendas do nosso campo. Quando eu digo as do nosso campo são aquelas que estão alinhadas ao campo nacional com a candidatura da presidente Dilma. Portanto, vamos aí concluir esse processo, de modo a que tenhamos um amplo leque de alianças e uma chapa forte porque o nosso compromisso aqui, fundamentalmente, é fazer esse palanque da reeleição da presidente Dilma”.

Experiência política x perfil técnico 

Armando Monteiro – “Eu acho esse debate precário. Acho que você tem aí um debate sobre Pernambuco, sobre os problemas, os desafios, as potencialidades, olhando para o futuro de Pernambuco. Evidentemente que aquele candidato que tem experiência politica, que já tem uma visão do processo politico e que ao mesmo tempo valoriza o processo técnico, porque hoje as escolhas, as decisões políticas têm que ser informadas tecnicamente, portanto, o fundamental nesse processo é que se possa aliar experiência, capacidade de articulação e um sentido de direção. Porque o político é aquele que sabe, em determinadas circunstâncias, definir prioridades e aliar a essa experiência sensibilidade. E acho ainda que há uma questão também muito importante, que é a capacidade de caminhar com as próprias pernas, ter um sentido de independência que é tão importante e algo tão caro a Pernambuco”.

O sr. diz então que o outro candidato é um poste?

Armando Monteiro – “Não, eu não digo isso. Eu tenho respeito pelas pessoas e esse processo que culminou com a indicação é um processo que foi acompanhado por vocês, que, em última instância, indicou que não havia uma candidatura natural nesse campo. Tanto que se assistiu a um processo curioso em que havia exposição de nomes, frituras, vetos. Mas isso não importa! O que importa é que ao final essa escolha foi definida e, a partir de agora, definidas as pré-candidaturas e confirmadas nas convenções, esse crivo muda. Não é mais um grupo fechado, não é mais um processo que se dá dentro de um grupo. Aí, sim, nós temos que ter um crivo da opinião pública, porque é ela que vai efetivamente fazer um julgamento da habilitação do candidato. Portanto, aí, esse outro campo, é um campo essencialmente democrático. E aí só o debate, o contraditório, a discussão das questões de Pernambuco é que ao final vão orientar esse processo. Eu quero dizer é que você nomeia secretário, mas ninguém nomeia governador. Governador quem elege é o povo”.

Sobre a política econômica

Armando Monteiro – “O importante é que a presidente Dilma tem dado sinais da disposição de conter as pressões inflacionárias. Tem fatores climáticos, tem fatores sazonais, mas o fato é o seguinte: ela não tem medido esforços para combater. Veja que a taxa de juros vem sendo elevada praticamente há seis meses, exatamente para conter as pressões inflacionárias. Mesmo não sendo simpático aumentar os juros, ela tem feito isso, é um remédio duro, mas que precisa ser utilizado. Porque o pior dos cenários é o que você indicou, é o povo sentir que vai perdendo o poder de compra porque os bens ficam mais caros e evidentemente a renda real do trabalhador diminui. Por outro lado, o governo anunciou agora um programa de redução de gastos, de despesas, corte no orçamento. Então, acho que o efeito combinado desses cortes, da política fiscal, com esse aperto que foi dado na política monetária, tudo isso vai garantir que tenhamos um quadro de inflação absolutamente controlado. E que a inflação possa ceder mais e mais. Portanto, esse é o compromisso fundamental da presidente Dilma. Porque, ao longo de todo governo dela, os trabalhadores tiveram ganhos reais, ou seja, os ganhos ficaram acima da inflação. Portanto, ela não irá permitir que a inflação termine por confiscar ou diminuir a renda do trabalhador. Esse é um compromisso fundamental”.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2014 - IGREJA CATÓLICA‏


SÁBADO – 01 / 03 / 2014
19:30h
Missa na Co Matriz de São Cristóvão

DOMINGO – 02 / 03 / 2014
07:30h
Missa na Igreja Matriz

QUARTA-FEIRA DE CINZAS – 05 / 03 / 2014
09:00h
Missa na Igreja Matriz
17:00h
Missa na comunidade Santo Antônio – Poço Fundo
17:00h
Missa na comunidade Santa Teresa
19:30h
Missa na Co Matriz de São Cristóvão

ROGÉRIO BARBOSA - ANDERSON MELO
PASCOM – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Em Brejo: Projeto do Funcultura recupera e amplia atuação de prédio histórico como espaço cultural


Projeto com incentivo do Funcultura promove a restauração e adequação de riqueza histórica do Brejo da Madre de Deus, a Casa de Câmara e Cadeia, prédio datado do Século XIX, coordenado pela produtora cultural Dora Dimenstein. A construção leva a assinatura do engenheiro francês Louis Verger Vauthier, responsável por diversos espaços de grande importância em Pernambuco como o Teatro Santa Isabel e o Cemitério de Santo Amaro. O processo, , que teve um início de restauro e adequação em 2007 e que possui todo um telhamento adequado, correção das rachaduras em sua estrutura física e troca de madeiramento e telhas estando apto para várias ações que se pretende desenvolver no local.
contará com um anexo que servirá como espaço para pequenos eventos culturais, café e loja de artesanato local, para movimentar a Região do Agreste.  Muitas riquezas históricas se fazem presentes no espaço em processo de restauração, que teve um início de restauro e adequação em 2007 e que possui todo um telhamento adequado, correção das rachaduras em sua estrutura física e troca de madeiramento e telhas estando apto para as ações pretendidas como: adequar o espaço para funcionamento dos banheiros inclusive com acessórios para portadores de necessidades especiais, delimitar e adequar o espaço para funcionar a área de café, por exemplo. O projeto, que se encerra em abril, envolve inclusive o restauro de anexo a ser entregue em março próximo, que servirá para pequenos eventos de arte e cultura como saraus, shows e lançamento de livros. “Queremos tornar o imóvel, um bem patrimonial que guarda a memória do local, em um espaço aberto e disponível e acessível à visitação e utilização pública. E, com isto, vamos entregar à população parte de um equipamento cultural que virá agregar valores à região e ao Estado de Pernambuco”, de acordo com Dora Dimenstein.
Este trabalho de restauro da Casa de Câmara e Cultura de Brejo da Madre de Deus, prevê sua adequação de uso como Centro Cultural, objetivo ao qual a população do Agreste já tem como possibilidade. O prédio será utilizado como equipamento cultural condizente com as necessidades da região. No processo, o anexo será transformado em espaço cultural, que servirá para pequenos eventos de arte e cultura como saraus, shows e lançamento de livros, na região do Agreste. “A proposta é que no prédio principal, o térreo funcione como fonte de memória histórica ocupando as salas/celas com exposições temporárias indicativas da História da cidade, do próprio imóvel e de seus idealizadores, construtores e executores ao longo do Século XIX. O primeiro andar será dedicado à Cultura das artes e do conhecimento com salas de multimídia, área para oficinas e espaço para atividades culturais em diversas áreas que serão viabilizados em projetos futuros”, segundo Dora.
Pelo projeto, o térreo do anexo prevê área dedicada à arte com espaços voltado para venda do artesanato da região, além de área para funcionamento de café e lanches, além de outros equipamentos de uso público. Com isto, a Casa de Câmara e Cadeia se tornará um ambiente completo para visitação pública e entretenimento para o município e cidades próximas. E o trabalho ainda envolve capacitação de moradores locais como monitores e integradores do conhecimento, desta forma, será fortalecido a cidadania e favorecido o turismo no município.
Por Ivelise Buarque – Jornalista

Inclusão: Câmara promove curso de informática para a terceira idade‏


Sendo uma das principais idealizações da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o CIDATEC (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania) chegou com o objetivo de levar conhecimento de informática a todas as camadas sociais e faixas etárias. 

Para o ano de 2014, o CIDATEC inovou com uma turma exclusiva para a terceira idade. A proposta é de um curso diferenciado. Fundamentado e trabalhando a concentração, percepção, coordenação e a sensibilidade do alunado. 

Graças ao CIDATEC, a informática está deixando de ser um “bicho de sete cabeças” para os 15 idosos que compõem a atual classe. 
A turma frequenta o curso que terá a duração de três meses nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h.