domingo, 8 de fevereiro de 2015

Comoção toma conta do enterro das quatro vítimas da chacina em Poção-PE


Exéquias foram celebradas no Centro Catequético de Poção aos mortos da chacina que vitimou quatro pessoas na última sexta-feira, na zona rural de Poção. Três delas eram conselheiros tutelares e estavam em serviço, quando foram emboscadas nas proximidades do Sítio Cafundó. A quarta vítima era a avó materna de uma criança de apenas três anos de idade, que presenciou o crime. O fato enlutou a pequena cidade de Poção, comoveu todo o estado e a triste notícia foi veiculada em vários meios de comunicação do país, sendo destaque no Jornal Nacional (TV Globo).
Os parentes das vítimas estavam inconsoláveis no velório e alguns precisaram ser amparados por enfermeiros ou familiares. Ao se pronunciar no Centro Catequético, o prefeito de Poção, Padre Cazuza, disse que “não devemos deixar de acreditar no bem, uma vez que Justiça será feita”. O prefeito e o governador se solidarizaram com as famílias, abraçando-as uma a uma junto aos caixões. Representantes de vários conselhos tutelares do interior do Estado estiveram no velório, trazendo coroas de flores e solidariedade.

Milhares de pessoas de Poção e de toda região participaram do velório coletivo no Centro Catequético de Poção e acompanharam o cortejo fúnebre, que seguiu pelas principais ruas da cidade até o cemitério local. Sob aplausos os corpos foram levados um a um ao campo santo e a multidão gritava palavras de ordem como “justiça” e “queremos paz”. Um integrante do Conselho Tutelar de Arcoverde informou que, nesta quinta-feira, será realizada uma parada coletiva de protesto em todos os conselhos tutelares do Estado, clamando por mais segurança para o trabalho desses profissionais. Também na quinta-feira, será realizada a missa de sétimo-dia das quatro vítimas na Igreja de Poção.
Estarrecido, o deputado estadual João Eudes (que teve ampla votação na cidade) disse que vai reivindicar reforço de segurança para a cidade. Disse ainda que o Conselho Tutelar é um órgão presente na sociedade e que eles (os conselheiros) desempenham um trabalho digno e de grande importância para a comunidade. “Perdemos três grandes defensores. Às famílias levo meu conforto e pedimos a Deus que dê consolo nesse momento tão triste”, lamentou.
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara, que desde o primeiro momento exigiu investigação rigorosa do caso, esteve na cidade e reafirmou durante o velório que “fará de tudo para que o crime seja esclarecido o mais rápido possível”. “Não podemos deixar os culpados impunes. Nosso Estado nunca presenciou um crime tão bárbaro contra nossos conselheiros tutelares. Vamos investigar até o fim”, desabafou, em entrevista coletiva.
Outras autoridades estiveram presentes, como o Secretário de Defesa Social Isaltino Nascimento, os deputados estaduais João Eudes e Ângelo Ferreira, vereadores de Poção e a presidente da Câmara Iracema, assessores do Governo Estadual, bem como os chefes das polícias civil e militar de Pernambuco. O Bispo da Diocese de Pesqueira, Dom Luiz, também esteve no velório no sábado à noite.
Perguntado sobre a crescente onda de violência na cidade (explosão de caixas eletrônicos, atentado a um oficial de justiça e a chacina desta sexta-feira) o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Isaltino Nascimento, disse que vai ampliar o efetivo policial na cidade e que não iria adiantar mais detalhes sobre os casos para não atrapalhar intensas investigações. Após o sepultamento coletivo, o prefeito de Poção participou de uma reunião com vários secretários e integrantes das polícias para tomar ciência das ações que serão deflagradas para conter o crescimento da violência na cidade.
EncartNoticias.com
Texto: Flávio J Jardim
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Governador de PE acompanha velório de vítimas da chacina em Poção

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara acompanhou o velório das quatro vítimas da chacina em Poção (Foto: Amanda Dantas/ TV Asa Branca)

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) acompanhou o velório das quatro vítimas da chacina em Poção, Agreste, neste domingo (8). Com o secretário Alessandro Carvalho, da pasta de Defesa Social, o gestor cumprimentou as famílias. Uma multidão acompanhou o momento, desde o Centro Catequético até o sepultamento, no cemitério local. Também estiveram na cidade o secretário Isaltino Nascimento, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e conselheiros tutelares do estado e da Paraíba.
À ocasião, Câmara falou que três equipes de polícia estão à frente das investigações, em vez de quatro, como dito anteriormente. O delegado Darley Timóteo informou ao G1 que houve uma adequação à nova realidade. "A gente está é agregando outras pessoas, outros policiais. Na verdade, no primeiro dia, primeiro momento, os profissionais da região foram para lá. O governador falou em três equipes porque houve um redimensionamento de forças, porque a gente está aprimorando. Não adianta ter cinco ou seis equipes, mas sem estar se movimentando", declarou.
Timóteo informou ainda que ele e o delegado regional Eronildo Rodolfo de Farias, de Belo Jardim, estão coordenando o caso, enquanto o chefe de polícia Erik Lessa continua à frente dos procedimentos. A Polícia Civil informou que o inquérito está sob sigilo para não comprometer as investigações e que não divulgará informações sobre o caso
O prefeito do município decretou luto oficial de sete dias. A ministra Ideli Salvatti divulgou nota de pesar na página da Secretaria de Direitos Humanos lamentando as mortes.
Fonte: G1


Reunião discute Operação Carnaval 2015 em Santa Cruz do Capibaribe


Na manhã da última sexta-feira (06) foi realizada, no Auditório da Secretaria de Educação, uma reunião entre o secretário executivo de Segurança de Santa Cruz do Capibaribe, Coronel Donizetti Rodrigues, o comandante da Guarda Municipal Edgar Martins e representantes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros para ajustar os últimos detalhes da execução da Operação Carnaval 2015.
Segundo o coronel Donizetti Rodrigues, a reunião foi convocada pelo prefeito Edson Vieira para que a operação de segurança do carnaval, que já está em sua terceira edição, mais uma vez fosse realizada com ação conjunta entre Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
A prefeitura vai oferecer todo o suporte de alimentação para as equipes que vão trabalhar da noite da sexta-feira (13) até a quarta-feira de cinzas (18). O CIMOP (Centro Integrado de Monitoramento e Operações) que está com todas as câmeras funcionando, também ficará a disposição das equipes e contará com o plantão de guardas municipais e policiais militares 24 horas por dia.
“A Guarda Municipal contará com o efetivo de treze homens a mais nas ruas, totalizando 26 e mais cinco viaturas para dar suporte aos prédios públicos, distritos do Pará e Poço Fundo e retiros espirituais na cidade e por toda a zona rural”, informou o comandante da Guarda Municipal Edgar Martins.

Polícia Civil

De acordo com o representante da Polícia Civil, Agente Bispo, durante a operação, a Polícia Civil contará com duas equipes, sendo uma específica para o carnaval (um delegado, um escrivão e sete agentes de polícia) e outra para cobrir as ocorrências das cidades da região (um delegado, um escrivão e quatro agentes de polícia) e duas viaturas.

Corpo de Bombeiros

Durante o período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Capibaribe contará com uma Unidade Tática de Incêndio e cinco bombeiros civis de plantão.

Polícia Militar

O Capitão Neto, membro do 24º Batalhão de Polícia Militar afirmou que nos dias da Operação Carnaval, serão lançadas 14 viaturas com uma média de 32 policias militares e dois oficiais de justiça, bem como diariamente haverá um efetivos de 15 PM’s extras mais um oficial só para eventos de carnaval.
“Essa parceria entre as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura vem dando certo, a gente espera que em 2015 esses resultados sejam compatíveis com os dos outros anos”, ressaltou Capitão Neto.

Participação da Sociedade Civil

Para o secretário Donizetti Rodrigues a sociedade civil, assim como nas outras edições, também terá papel fundamental na Operação Carnaval na Moda 2015. “Queremos passar segurança para as pessoas, vamos iniciar com uma grande ação na sexta que inclui mais de 30 viaturas na sexta a noite e pedir que a população ligue para os telefones dos órgãos assim que verificar algum acontecimento fora da normalidade”, frisou Rodrigues.  

Telefones Úteis
SISPOL: 3759-3000
Polícia Civil: 3759-8232
Polícia Militar: 3759-8200
Corpo de Bombeiros: 3759-8268/8269

3º Baile Municipal de Santa Cruz do Capibaribe é marcado pela criatividade e irreverência das fantasias‏


O 3º Baile Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, que aconteceu no Cabana Clube, na noite da última sexta-feira (06), reuniu famílias e foliões no evento que já virou tradição nas prévias carnavalescas santa-cruzenses.
A apresentação do rei e rainha do baile e as premiações às fantasias que se destacaram nas categorias beleza, originalidade e criatividade, abrilhantaram a noite de comemoração ao carnaval.    
A prata da casa 100% Frevo abriu o festejo com muito agito e animação, colocando as pessoas para dançar no passo do ritmo pernambucano. A banda Santa Clara com repertório do axé foi a segunda a se apresentar sendo um dos destaques do baile. E finalizando a festa, com muito samba no pé a banda olindense Patusco deixou os foliões com gostinho de quero mais.
A edição de 2015 do baile homenageou a santa-cruzense Aldail Bezerra, grande incentivadora da cultura pernambucana que agradeceu ao tributo cantando músicas de antigos carnavais.   
Para a organizadora do evento, a primeira-dama do município Alessandra Vieira, realizar este evento de solidariedade que terá a renda revertida para as creches Cleóstenes Pacas e Olavo Bilac foi muito satisfatório. “Vocês não sabem a alegria de fazer esse baile e ajudar mais duas entidades que tem serviços sociais relevantes prestados ao nosso município”, frisou Alessandra.     
O prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), também prestigiaram o festejo. “Espero que a cada ano mais famílias santa-cruzenses venham prestigiar essa festa de solidariedade”, relatou Edson Vieira. 
“É sempre bom promover a nossa cultura popular, e o carnaval é o nosso cartão de visita da cultura pernambucana”, disse Diogo Moraes.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza sorteio da campanha “IPTU em dia dá prêmios”


Na manhã desta quinta (05), na Praça de Alimentação às margens da PE-160, foram sorteados os ganhadores das premiações da campanha IPTU em dia dá prêmios, realizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria da Receita Municipal que objetivou incentivar a arrecadação dos tributos municipais.
O prefeito Edson Vieira acompanhou os sorteios e falou da importância da colaboração do contribuinte para a administração. “Fico feliz em promover esta campanha de incentivo a arrecadação e poder chamar a atenção da população para que ela possa cada vez mais estar ajudando o poder público municipal que executou nesses dois anos melhorias que estão sendo feitas com a participação efetiva do contribuinte”, enfatizou o prefeito.
Na ocasião foram sorteados três refrigeradores, duas motocicletas 125cc e um carro 0km que contemplaram os seguintes contribuintes: Arnóbio Monteiro da Paixão (1º e 2º refrigerador), Débora Karine Rodrigues da Silva (3º refrigerador), Josefa Maria Morais de Souza (1ª moto), Elias Ferreira do Nascimento Filho (2ª moto) e a moradora da Rua José Chagas do Bairro Santa Tereza, Roselma Severina de Araújo, grande ganhadora do Fiat Pálio 0km.
“Eu não possuía carro e nunca tive a sorte de ganhar nada, e hoje estou muito emocionada por ter ganhado logo o carro”, relatou a sortuda Roselma Severira (42) que com apenas um cupom depositado na urna foi contemplada com o carro 0km.
O secretário da Receita Municipal Roberto Soares, destacou a ação inovadora da campanha. “Pela primeira vez, a Prefeitura de Santa Cruz realizou sorteios de brindes para o contribuinte e nesse ano de 2015 vamos continuar com a campanha e almejamos avançar ainda mais nessa premiação”, contou Roberto. “As pessoas ganharam seu brinde, mas pode ter certeza que o brinde maior quem ganhará será a cidade com obras e melhorias”, finalizou.  
Todos os vencedores da campanha “IPTU em dia dá prêmios” deverão comparecer a Prefeitura Municipal, na próxima segunda-feira (09), tendo em mãos seus documentos para receber suas premiações.

Orquestra de frevo agita o Moda Center Santa Cruz

Grupo fará apresentações no empreendimento nos próximos dias 9 e 10
O Moda Center Santa Cruz entrou definitivamente no clima de Carnaval. Depois de ganhar uma decoração inspirada na folia de Momo, o maior centro atacadista de confecções do país tem recebido os clientes e frequentadores ao som do mais pernambucano dos ritmos. O agito musical capitaneado pela Novo Século Frevo Orquestra começou na feira desta semana e será repetido na próxima.
Para deixar os frequentadores ainda mais empolgados, o grupo circulará por todos os módulos do empreendimento. Na segunda (09), das 11h às 13h. Já na terça (10), as apresentações serão entre 10h e meio-dia. Munidos de trombone, trompete, saxofones e instrumentos de percussão, os integrantes executarão frevos e marchinhas famosas, entre outras adaptações para o estilo.
“Queremos sempre oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes. Receber o público ao som de frevo e com uma decoração caprichada são diferenciais que tornam a circulação pelo empreendimento ainda mais agradável. A iniciativa agrada também aos comerciantes e funcionários, que trabalham com mais disposição, afinal não há como resistir ao apelo do legítimo frevo”, comentou Allan Carneiro, síndico do Moda Center Santa Cruz.
Saiba mais - Referência nacional, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura é composta por seis módulos, que ocupam uma área coberta de 120 mil metros quadrados construída num espaço de 32 hectares. O empreendimento reúne mais de 10 mil lojas e boxes onde são comercializadas peças no atacado e no varejo. O mix de produtos inclui de itens populares a artigos mais trabalhados.
Na alta temporada de compras, o local chega a receber uma média semanal de 100 mil clientes vindos de todo o País. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento gratuito para seis mil veículos, rede própria de hotéis, pousadas e dormitórios com mais de dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, casa lotérica, carrinhos de compras, sistema de som, rádio exclusiva, circuito interno de segurança e muito mais.
As chamadas feiras, quando todos os estabelecimentos estão em atividade, ocorrem às segundas e terças, das 7h às 18h. De quarta a sábado, os boxes e lojas abrem de acordo com a dinâmica de cada um. Mais informações pelo fone (81) 3759.1000 e no perfil www.facebook.com/modacentersantacruz.