sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Biblioteca Indústria do Conhecimento fará mais uma Oficina com empreendedores


Elas já somam 15 em todo estado, mas é na cidade de Santa Cruz do Capibaribe que a Biblioteca Indústria do Conhecimento ganha o título de unidade mais visitada de Pernambuco. Com mais de mil títulos e cerca de 1200 pessoas inscritas no espaço, a Biblioteca da Capital da Moda firmou parceria com o SEBRAE, e constantemente está oferecendo oficinas de desenvolvimento empresarial para os empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe.
O próximo evento da Indústria do Conhecimento será a Oficina “Sei Empreender”, que acontecerá na próxima quinta-feira (10), das 19h às 22h. De Acordo com a Coordenadora da Biblioteca, Eronilda Paiva, os eventos têm sido sucesso de público. “Estas Oficinas têm oferecido grandes oportunidades, principalmente para quem tem ou deseja ter o próprio negócio. Por isso, em todas que já realizamos, o espaço ficou lotado”, explicou.

Para participar é necessário que haja uma inscrição no próprio local, desde que seja feita com antecedência.
Maiores informações: (81) 3731-2679

ASCONT elege nova diretoria

A Associação Santacruzense de Contabilistas escolheu hoje (3) pela manhã sua nova diretoria para o biênio 2012-2013.

A escolha se deu por aclamação da maioria dos sócios e chapa foi formada em sua totalidade por mulheres.

A nova diretoria ficou da seguinte forma:

Janaina Marques Ramos-Presidente

Rosangela de Souza Leão-Vice-Presidente

Maria Márcia Gomes Aragão de Lima-Diretor Administrativo

Maria Tereza Aragão Silva-Suplente Diretor Administrativo

Veruska Gomes dos Santos-Diretor Financeiro

Luciana Alencar Nascimento Campos-Suplente Diretor Financeiro

Ana Maria Maia Queiroz-Diretor de Eventos

Natalina Ferreira da Silva-Suplente Diretor de Eventos
A nova diretoria validou sua proposta de ação em cima de importantes propostas de gestão para a entidade como: √ Ampliação da Biblioteca.

-Ampliação de convênios com lojas de materiais de escritório e informática.

-Aquisição de Veículo para ASCONT.

-Atualização da Tabela de Honorários.

-Busca de novos sócios.

-Calendário de Eventos.

-Comemoração da Semana do Contabilista.

-Continuidade do Informativo e site da ASCONT.

-Continuidade do Projeto Dia Feliz.

-Palestras e Treinamentos.

-Convênio com entidades para divulgação de programas de estagiários e menores aprendizes.

-Convênio com equipes de Segurança no Trabalho e Medicina no Trabalho.

-Dia de Recreação.

-Grupo de discussão sobre assuntos relacionados à profissão.

-Grupos de Estudos.

-Marketing dos Profissionais Associados.

-Novos convênios e parcerias.

-Parceria com Advogados de nossa cidade através da OAB. 

-Parcerias com entidades de classes empresariais.

-Projetos Sociais.

-Reuniões periódicas com o Poder Executivo e Legislativo de nossa cidade.

-Tentativa de implantação do posto da Delegacia Regional do Trabalho.

-Construção da Sede da ASCONT.

A posse da nova diretoria deverá acontecer na terceira semana de janeiro de 2012.

O Despertar dos Guerreiros

Ao me deparar com o bem produzido artigo “Taquaritinga: o Reino Cultural Adormecido”, episódio “Terra dos Guerreiros”, escrito por Paulo Pereira, jovem promissor de sua geração na Dália da Serra, não resisti ao ímpeto de buscar “esclarecer” algumas situações abordadas no texto supracitado.

Iniciando, acho justíssimo o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos “Guerreiros” Alexandre Soares, José Waydson, José Roberto, João Paulo e dos irmãos André e Heitor Leal, visionários que estão dando parcelas significativas de contribuição ao nosso município, isso é inegável, entretanto é preciso deixar transparecer a verdade dos fatos, motivo que permitirá que a população possa analisar os dois lados de uma mesma moeda.
Concordo com o “Guerreiro” e meu amigo Alexandre Soares, quando o mesmo afirma: “Tá na hora de rever a política cultural aqui do município, pois esta ainda é falha (...). Isso é fato! Pergunto aos “Guerreiros”: quantas vezes eles participaram de uma plenária do Orçamento Participativo para exporem as suas reivindicações e os seus projetos e incluírem os mesmos no orçamento do município? Antecipo a resposta: Nenhuma mísera vez! Pois eles não tem acesso à elaboração do Orçamento porque não participam, ao contrário dos demais segmentos sociais que tem seus pleitos atendidos pelo Governo Municipal no exercício posterior. Pergunto: de quem é a culpa? “O gestor tem por obrigação fomentar grupos e eventos realmente culturais e deixar essa política de dar sempre uma resposta negativa pra gente da área cultural. Enquanto a gente leva o nome de nossa cidade de forma positiva para o Estado e o Brasil, o que a gente leva do prefeito é só NÃO, porque isso Sr. Prefeito?(...)
Nessa outra citação de Soares aflora o sentimento da omissão: é verdade que a Prefeitura não contribuiu com tudo que ele solicitou, mas também é verdade que do Prefeito de quem ele diz que só leva “não”, dessa vez ele levou a estrutura de toldos e palco da Feira Multicultural, cartazes, panfletos, adesivos, folders e algumas outras situações que também foram atendidas e contribuíram com o sucesso do evento, que desde edições anteriores conta com o apoio da Prefeitura Municipal e desde o ano passado tem o apoio do Governo do Estado, através do FUNCULTURA, fator que mostra o grau de evolução deste evento, proporcional a competência e ao dinamismo do seu idealizador.
Quanto ao companheiro ator e diretor José Waydson, o nosso Zezinho, é importante destacar que diminuímos o peso de sua cruz e o sofrimento de seu calvário em levar adiante o “Espetáculo da Paixão de Cristo”, pois oferecemos todo o suporte necessário na elaboração do projeto, falo como autor do mesmo, que resultou na contemplação deste espetáculo com o apoio de RS 10.000,00 via edital “Pernambuco de Todas as Paixões” da Fundarpe, bem como por parte do Governo Municipal foi dado todo o suporte logístico e operacional para que o evento acontecesse.
Com relação aos esportes radicais, que tem José Roberto como um dos mentores, sempre que procurados, buscamos na medida do possível atender, a exemplo do que já fizemos em edições anteriores da Trilha do Frio, que neste ano integrou a Semana dos Esportes Radicais, juntamente com a Corrida de Aventura e o Mountain Bike, atraindo participantes de todo Nordeste e fomentando um grandioso evento radical. Quanto à “novela” do vôo livre, é louvável o empenho de João Paulo, este “incansável e humilde guerreiro” em não deixar morrer este importante símbolo do nosso município, sendo conveniente salientar que em recente reunião dos voadores com o Prefeito houve o comprometimento em dar o suporte necessário para a realização de eventos de vôo livre em nossa Taquara.
Os irmãos Coragem André e Heitor Leal, em mais uma edição, superaram todas as expectativas, com o Halloween Vibe, evento particular que em sua prévia gratuita na rua uma semana antes, contou com o apoio logístico da Prefeitura Municipal. Segundo Heitor: “Como produtor de eventos, vejo uma barreira muito grande quando o assunto é apoio a um evento particular (...). É conveniente citar que isto é fato Heitor, até um dia que seja permitido financiar festas particulares com recursos públicos!
Finalizando não poderia deixar de mencionar o brilhante articulista que motivou esta réplica, o jovem Paulo Pereira, excelente artista plástico que também tem dado a sua contribuição a cultura de Taquaritinga ministrando Cursos de Desenho e Pintura, contratado pela Prefeitura Municipal, no Centro de Cultura Júlio Casé, onde periodicamente também estão sendo realizados cursos gratuitos de violão, informática, capoeira e Jiu-Jitsu.
Não basta apenas fazer, tem que acontecer! É preciso que os “Guerreiros” se atualizem, se qualifiquem (Como Alexandre vem fazendo), se aperfeiçoem e busquem, acima de tudo, a profissionalização. É necessário ousar, como ousou a Sociedade Musical Padre Ibiapina, que hoje é um Ponto de Cultura e terá suas atividades subsidiadas pelo Governo Federal até 2013. Através da Gerência de Convênios da Prefeitura podemos orientar e contribuir com a vitória dos “guerreiros”, para isso se desarmem, o escudo é a união e a espada é a organização, pois coragem para enfrentar as batalhas vocês tem de sobra!
No contexto de “Guerreiros” também nos incluímos não só pela cultura, mas para realizar as mudanças que nossa querida Taquaritinga precisa.
Avante Guerreiros, a batalha está só começando!
Exiba OgAAAHgEV...jpg na apresentação de slides
Elisberto Costa
GMC / Taq do Norte
“Mais um Guerreiro

CPI da Telefonia Móvel já inicia suas atividades



A Assembleia Legislativa instalou, nesta quinta (03), a CPI da Telefonia Móvel. O colegiado teve origem a partir da Comissão Especial criada para apurar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia móvel que atuam no Estado. Após a conclusão dos trabalhos, os parlamentares decidiram criar uma CPI, que tem o poder de aprofundar as investigações e propor diretrizes a serem observadas pelas empresas.
Segundo o deputado Diogo Moraes que foi eleito vice-presidente da CPI, é importante a participação de moradores do interior do Estado durante as reuniões da CPI, para que haja um diagnóstico mais preciso sobre o serviço de telefonia móvel em Pernambuco.

Na próxima quarta (9), será realizada nova reunião da CPI, às cinco da tarde. O prazo de trabalho do grupo é de 120 dias.
Assessoria de Imprensa

Sinalização e manutenção para a PE-160



Nesta semana o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) pediu ao Governador do Estado e ao Secretário de Transportes que viabilizem sinalização e serviços de capinação da vegetação no acostamento da PE-160, no trecho entre Santa Cruz do Capibaribe e Jataúba.

Vieira justifica em seu pedido que quase toda a extensão da estrada necessita de melhorias, o acostamento encontra-se tomado pelo mato e a sinalização é precária ou está danificada pela falta de manutenção.

Para o parlamentar a reforma é de grande importância, já que irá contribuir para a acessibilidade dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba e da região circunvizinha, melhorando consideravelmente a trafegabilidade e a segurança.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Depois de SP, o alvo de Lula é o Recife

Lula, mesmo doente em São Bernardo, está conseguindo a unidade do PT nas principais cidades do país. O seu propósito é evitar prévias, que embora previstas no estatuto do partido não é um caminho aconselhável para se chegar à unidade. Em tese é um instrumento democrático, que dá chance a todos de participarem do processo. Mas quando foi testado em Porto Alegre, em 2002, deixou sequelas. O partido dividiu-se e só veio reconquistar sua unidade com a eleição de Tarso  Genro pra governador.

Fonte: Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 4 de novembro
Inaldo Sampaio

Portal UOL destaca atuação de Comissão presidida por José Augusto Maia


"Devolver o lixo hospitalar aos EUA é uma questão de honra para o Brasil", diz deputado
A comissão externa formada pela Câmara dos Deputados para investigar o envio de lixo hospitalar ao Brasil deve ir aos EUA nos próximos dias para conhecer a origem do processo que resultou no envio do material irregular para o Porto de Suape, em Ipojuca (PE). A informação é do presidente da comissão, deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE).

Segundo o deputado, o caso do envio do lixo hospitalar se trata de garantir a “soberania nacional”, e a devolução do material apreendido é uma “questão de honra” para o país. “Isso trouxe um prejuízo econômico para um polo que recebe a visita de 30 mil compradores por semana. Só uma empresa sujar o nome de outras 22 mil, que trabalham com tecidos limpos, é uma injustiça muito grande.
Esta semana, os deputados integrantes da comissão conversaram com as autoridades pernambucanas que investigam o caso, foram até o Porto de Suape averiguar a carga apreendida pela Receita Federal e visitaram as cidades do polo de confecções. Após as conversas e averiguação do material apreendido, os deputados também decidiram que não vão aceitar a incineração do lixo no Brasil e vão lutar para que os EUA aceitem que o lixo seja devolvido.
“Os EUA querem que incinerem as 65 toneladas que estão em Suape porque para eles é conveniente. Mas nós [deputados] não vamos aceitar. Vai ter que ser devolvido, até porque a incineração deve sujar os ares deles, e não o nosso”, disse Maia, citando que a comissão tem, entre outras missões, "defender os interesses do país."

Para o deputado, a visita aos EUA se faz necessária para averiguar a origem do lixo enviado ao Brasil e conhecer o processo de descarte dos hospitais. “Nós iremos até os EUA para ver a fonte geradora de tanta sujeira. E eles [exportadores] têm que aceitar de volta. Incinerar aqui é queimar o arquivo. Aqui, no Brasil, o 'peixe pequeno', já foi pego. Tem alguém forte lá, que deve estar articulando para que o país não queira aceitar o lixo. E nós queremos o conhecer”, afirmou o deputado, que pretende também conversar com autoridades norte-americanas que investigam o caso.
Na próxima semana, a comissão – que também é formada pelos deputados João Campos (PSDB/GO), Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Dr. Aluizio (PV/RJ) e Marlos Sampaio (PMDB/PI)-- deve se reunir com
representantes do Ministério de Relações Exteriores e do Itamaraty para que o país interceda na negociação da devolução do lixo.

“Nós fomos ao local e constatamos que se trata realmente lixo hospitalar. Não adianta ninguém querer negar. Tem roupa, como jalecos e batas, sujas e de várias cores e de vários hospitais americanos. Soubemos que nos EUA os hospitais não incineram o material; eles têm lavanderia, de onde gerou essa fonte e essa cadeia de descarte. Precisamos dar uma resposta positiva ao caso, com a devolução, porque outros países devem estar recebendo lixo. Isso é absurdo. Pode ter certeza que a gente vai até o fim”, declarou José Augusto Maia.

Fonte: Portal de notícias UOL
Fotos: Assessoria do deputado federal José Augusto Maia