terça-feira, 16 de julho de 2013

Governo Edson Vieira investe em Tratamento Fora do Domicílio

Com um total de 90 pessoas beneficiadas todo mês com atendimento fora de domicílio, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da secretaria de saúde, ampliou os investimentos no TFD. O programa é uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e a prefeitura Municipal, que entra com a maioria dos custos.

O programa tem como objetivo garantir o deslocamento de usuários do SUS para municípios ou estados de referência quando inexistir ou for insuficiente, no município ou estado de origem, o tratamento do qual necessita o paciente para restabelecer sua saúde. Com isso, a nova administração da prefeitura de Santa Cruz,adquiriu veículos para o trabalho, incluindo ônibus com ar condicionado e banheiro. No mês de junho foram encaminhadas cerca de 90 pessoas entre pacientes e acompanhantes, para outras cidades. A maioria é encaminhada para tratamento em Recife, Caruaru e Campina Grande.

O tratamento destina-se a pacientes que necessitam de assistência ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade. 

"Mesmo diante das dificuldades, não falta transporte para os pacientes que necessitam de tratamento fora do domicílio, adquirimos carros para transportar esses pacientes e seus acompanhantes, e vamos continuar assistindo a população que necessitar de atendimento fora do domicílio, essa é uma das principais preocupações da gestão do prefeito", afirmou Breno Feitoza, secretário de saúde.

Assessoria

Santa Cruz do Capibaribe sedia Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente


Em comemoração aos 23 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a cidade de Santa Cruz do Capibaribe está sediando entre os dias 11/12 e 13 o Encontro Nordestino do Sistema de Garantia do Direito da Criança e Adolescente. O evento tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, COMDECA e Câmara de Vereadores e reúne advogados, psicólogos, conselheiros tutelares e de direitos, sociedade civil organizada do nordeste. O Encontro conta apresentações culturais, palestras, mesa de debate, exibição de documentário e ao final, terá entrega de certificado aos participantes.

De acordo com o conselheiro tutelar e coordenador do encontro Laércio Glicério, o evento tem a finalidade de fazer uma análise dos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como também fazer com que a sociedade compreenda este estatuto. “Nós como operadores do sistema de garantia do governo devemos mudar algumas realidades e ter como objetivo a discussão de cada parte que compreende o estatuto e posteriormente debater temas como a maioridade penal”. 

O secretário de Cidadania e Inclusão Social Gilson Julião, desejou boas vindas aos visitantes e falou da importância do evento. “Este encontro é de suma importância para aprimorarmos o dialogo entre o poder público e os assistentes sociais na busca da defesa do direito da criança e do adolescente”.

Para a psicóloga do Creas Santa Cruz, Izabela Ferreira, este encontro serve para as pessoas terem outro olhar sobre a violação do direito de defesa da Criança e Adolescente. “Eventos iguais a este têm o poder de capacitar os agentes sociais no combate à violação dos direitos das Crianças e Adolescente”, disse.

Assessoria