terça-feira, 27 de outubro de 2009

Jornal O Popular edição nº 011


Com noticias polêmicas e denuncias fortes, aguardem...

17º ENJAC destaca as grandes lutas dos jornalistas brasileiros


Os jornalistas Gilberto Silva e Geraldo Moura debateram os desafios da profissão com o Presidente da Fenaj, Sérgio Murilo


Com aproximadamente 450 participantes, entre delegados e observadores, o 17º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), realizado de 1º a 4 de outubro, em Goiânia, constituiu-se em um grande marco das lutas dos jornalistas brasileiros. O interior pernambucano foi representado pelos jornalistas Geraldo Moura e Gilberto Silva da G2 Comunicação Integrada.

A defesa do diploma e da regulamentação da profissão, da democratização da comunicação, da liberdade de expressão, de uma maior organização do segmento e de suas reivindicações específicas, foram algumas das lutas destacadas entre as deliberações do evento.
Os representantes de Santa Cruz do Capibaribe aproveitaram o evento para estreitar os laços com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo, buscando ampliar a discussão em defesa da melhoria das condições profissionais da classe.

Três anos de trabalho do Blog do Melqui


Há exatos três anos atrás começávamos esse trabalho tão prazeroso e apaixonante. Dia 27 de outubro de 2006, foi o dia que por incentivo do jornalista Gilberto Silva, colocamos no ar o Blog do Melqui.De início um trabalho tímido e solitário de apenas esse que vos escreve. Trabalho tímido, porém feito com afinco e dedicação.Foram muitas noites em claro, muitos fatos noticiados, muitas letras digitadas, muitos comentários recebidos, muitas matérias e textos enviados pelos leitores, muitas empresas parceiras, muitos incentivadores, muitas invejas, muito trabalho e luta. E o resultado é esse: após muito trabalho, podemos hoje olhar pra traz e dizer ´´estamos satisfeitos com nosso trabalho``.


Para não nos estendermos mais ainda quero agradecer a cada um de vocês leitores, amigos e anunciantes que acreditaram e continuam acreditando em nossa proposta. Reafirmo nosso interesse de fazer a cada dia que passa imprensa de forma mais coerente e profissional possível. Levando sempre adiante nosso principal objetivo, que é o de informar e ser útil a sociedade.


Quero agradecer já de imediato aos depoimentos recebidos (que vocês conferem a seguir) e lembrar que o espaço continua aberto (melqui.lima@hotmail.com).


Confiram os depoimentos:


-´´ Melqui, escrever é uma arte e contar o dia-a-dia de uma sociedade é um dom para poucos. Sei do seu desejo de fornecer elementos que ajudem no desenvolvimento de Santa Cruz, da sua vontade de contribuir para que esta cidade seja cada vez mais o lugar ideal para se viver, e viver bem. Parabéns para o Blog do Melqui, que nestes 3 anos de existência sempre procurou mostrar, de forma útil e atraente, informações sobre o dia-a-dia de Santa Cruz e região. Que este blog possa continuar sendo uma fonte de noticias, que seja fascinante e cresça cada vez mais.Que esta sua iniciativa seja sempre lembrada e que esta vontade de desenvolver-se junto com a sua comunidade esteja acesa por muitos anos, guiando sempre os seus atos. Que você desenvolva o seu trabalho sempre pensando no compromisso com os cidadãos e a ética, indispensável nesta profissão``.


Monicky Mel Araújo, estudante de Comunicação Social UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).´´


O desafio diário de ser blogueiro...
Quando em 2007 resolvi criar o Blog Diário da Sulanca eu não imaginava o que estaria para acontecer em minha vida. Desde aquele já distante 27 de maio de 2007 minha vida mudou radicalmente, e em pouco tempo deixei de possuir um blog jornalístico para me tornar apenas mais uma parte desse veículo de comunicação chamado Diário da Sulanca.
-Acredito que o mesmo aconteceu com Melqui Lima, que ao criar o Blog do Melqui não tinha noção do que viria pela frente .
-Hoje os blogs da Capital da Sulanca são um dos principais meios de comunicação da cidade, e se tornaram espaços democráticos onde a população pode opinar com mais liberdade através dos comentários, pode se atualizar em tempo real com as notícias dos fatos mais importantes do dia, e acima de tudo, é nos blogs que a população encontra um jornalismo ético e comprometido com a verdade.
-É por isso que o Blog do Melqui chega aos três anos de vida com uma maturidade invejável e com o respeito e a simpatia dos leitores, que ao longo desse período pode ficar sabendo de forma correta e imparcial tudo o que acontecia na Capital da Sulanca.
-Vida longa ao Blog do Melqui, e que a luta por um jornalismo ético se torne um habito diário``.


Emanoel Glicério, Diário da Sulanca


´´ Melqui Lima ao longo desses 3 anos seu blog têm contribuído de forma sistemática para o aprimoramento do profissionalismo na imprensa local, mergulhando com responsabilidade nos bastidores da política santa-cruzense.
-Um exemplo de seriedade e respeito. Parabéns por 3 ano de blog, muitas datas dessas virão.Parabéns Blog do Melqui``.


Wellygton Vieira


´´3 ANOS DE MUITA LUTA E GLÓRIA!!!É com muita alegria que venho parabenizar este blog pelo terceiro ano de vida!No início tudo é muito difícil e os empecilhos são muitos para continuar a caminhada, mas a perseverança faz com que os sonhos possam se tornar realidades.
-Parabéns Melqui por você criar este canal de informações precisas para nós leitores assíduos como eu, que você continue perseverante nesta caminhada que não é nada fácil, mas que Deus continue derramando bênçãos sobre a tua vida e te ajudando a ser este GRANDE profissional que és xero no coração!!!


Janaina Marques


´´Queria parabenizar todos que fazem o Blog do Melqui na pessoal do jornalista Melqui Lima, por desenvolver um trabalho sério, dinâmico e com informação de qualidade. Fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas, é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. Parabéns ao blog do Melqui por fazer parte da história de Santa Cruz do Capibaribe``.
-
Leonardo Glicério


´´3 anos de pleno sucesso
Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade que tem sede de progresso e prova disto é o sucesso dos jornais eletrônicos denominados blogs a exemplo do Blog do Melqui que já está há três anos noticiando os principais fatos da cidade e região.
-Nós que fazemos o jornal O Popular e o Blog Opinião, parabenizamos a toda equipe responsável pelo Blog do Melqui, que em meio a tantas batalhas e dificuldades conseguiu nestes três anos se consolidar como uma das principais fontes de noticias da cidade``.


Joseilson Chagas

Editor, Idealista e Sobrevivente.


´´Blog Do Melqui: 3 anos de Informação e SucessoHoje a Mídia Santacruzense está em festa, um dos pioneiros completa hoje 3 anos de informação e inter-atividade com os seus leitores daqui da Cidade, do Brasil, até do Mundo. Onde houver um Santacruzense, este quiser manter o contato com a terrinha e se manter informado sobre os acontecimentos da mesma, acessar o Blog do Melqui é uma ótima pedida.
-
Como muitos sou um dos que acessam o Blog do Melqui diariamente. Na maioria das Vezes acesso primeiro de que à CBS News, Newsweek, G1, Estadão, Folha, Correio Brasiliense e Diário do Commércio. Principalmente por aqui tratar da maioria das noticias nacionais relevantes do dia, assim como as noticias da cidade, estas que me interessam mais.
-
À quem achar que exagero nos 'elogios' neste meu depoimento: Não sou bajulador, meto o pau quando merece, mas sei reconhecer um excelente trabalho, não é nada de elogio, é reconhecimento, é ímpeto em transmitir o mesmo ao responsável por saber isto incentivar e motivar cada vez mais a realizar um trabalho cada vez melhor. E, neste caso, com este trabalho, toda a imprensa, mídia, bem como todo o cidadão Santacruzense, inclusive a minha pessoa; todos nós só temos a ganhar mais e mais.
-
Melqui Lima, Você e seu Blog merecem cada uma destas linhas acima e todo o Sucesso que tens conquistado com o vosso trabalho!
-
Parabéns pela Competência no Trabalho, Honestidade na Informação e Sucesso como Fim evidente por seus Meios Nobres!
-
Sucesso ascendente apoteótico sem fim. Sempre! (Só pra escrever difícil mesmo) :)
-
Um Forte Abraço, de um admirador/leitor assíduo``.


Airon Figueirêdo. aironfigueiredo@hotmail.com


´´Em três anos de consolidação, através de muita luta e responsabilidade vem parabenizar meu amigo Melqui Lima por mais uma data importante. Os três ano Blog do Melqui, u Jornal eletrônico que os Internautas da Região não consegue passar um dia sem a leitura de suas matérias, colunas, charge entre outros.
Parabéns pelos Três anos Melqui, sabemos o quanto é difícil fazer Jornalismo com Profissionalismo como Você. Incomoda, pois não é fácil ver um vendedor de matérias escolares em pouco tempo se transformar em um jornalista poderoso formador de opiniões``.
-
Romenyck Stiffen


´´Parabéns Melqui Lima, pelos três anos do Blog do Melqui, o Meio de comunicação que virou mania diária dos leitores da região, o Jornal eletrônico que está consolidado pelo seu profissionalismo virtude esta demonstrando por esse jornalista onde passa.
Desejo muito sucesso não só do Blog do Melqui mais em sua vida Profissional``.
Desse Blogueiro e leitor diário do Blog do Melqui, Ernesto Maia
´´Mais um ano de sucesso com o seu Blog é o que desejo a você Melqui Lima. O Blog do Melqui tornou-se referência para a cidade e região. Todo aquele que quer se informar com qualidade, uma das passadas diárias com certeza é o seu Blog.Busque sempre a imparcialidade e o compromisso com a qualidade que com certeza o Blog do Melqui será sempre sucesso``.


Pablo Ricardo – Mantenedor do Portal Capibaribe
Fonte Blog do melqui

BNDES R$ 3 milhões para a recuperação do museu do Frevo


Foi assinado nesta segunda-feira, 26, um contrato de parceria entre o BNDES, a Prefeitura da Cidade do Recife e a Fundação Roberto Marinho para a recuperação do casarão em que será instalado o Museu do Frevo. Estiveram presentes à cerimônia o superintendente da Área Industrial do BNDES, Julio Ramundo, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João da Costa, e o representante da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho. Participou também a chefe do Departamento de Economia da Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Luciane Gorgulho.O Museu será instalado no casarão localizado no nº 91, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, onde funcionou a antiga empresa de telégrafos inglesa Western Telegraph Company Limited e receberá apoio do BNDES no valor de R$ 3 milhões. “A importância do projeto está ligada ao fato de aliar a recuperação do patrimônio histórico à valorização da cultura intangível e imaterial do Frevo. Com isso, o BNDES estará presente em Recife com seus princípios de valorizar o patrimônio e fomentar a atividade cultural enquanto economia”, destacou Julio Ramundo, em discurso proferido durante a cerimônia.


Fonte: BNDES

Prefeito na Unimed

O prefeito Toinho do Pará esteve internado durante o fim de semana no Hospital da Unimed, em Santa Cruz do Capibaribe, por causa de uma virose seguida de infecção intestinal. Atendido e medicado, recebeu alta no domingo sob a orientação de repousar e realizar uma bateria de exames. Mesmo tendo seguido a risca as recomendações médicas, seu quadro não apresentou melhora e o Chefe do Poder Executivo Municipal teve que ser internado novamente nesta segunda-feira. Apesar de um pouco debilitado Toinho passa bem e vai á Caruaru, para fazer os exames solicitados.

"Esta é mais uma prova do quanto a Saúde Pública em Santa Cruz não funciona, primeiro um vereador e agora o prefeito ambos foram buscar tratamento em cidades vizinhas pelo simples motivo de não se ter em Santa Cruz uma saúde digna".

SEBRAE e ASCAP: Uma parceria de sucesso


A parceria entre a ASCAP e o SEBRAE foi uma das mais importantes ações para o sucesso do Show Room da Moda Pernambucana, que começou na última sexta-feira (23) e se encerrará nesta terça-feira (27) quando os compradores convidados conheceram o Moda Center Santa Cruz.

Durante a abertura do Show Room do lançamento do Guia de Compras da ASCAP o representante do SEBRAE, Mário César, destacou a parceria e a luta da ASCAP, que incansavelmente tem buscado melhorias para os confeccionistas do pólo de confecções do agreste pernambucano.

Eventos como o Show Room da Moda Pernambucana são oportunidades únicas de mostrar o potencial dos confeccionistas do pólo e devem ser incentivadas por instituições e pelo poder público, e as ações de entidades como a ASCAP, que busca uma melhor qualidade profissional para os confeccionistas, devem ser incentivadas para que frutos possam começar a surgir no futuro.
Foto: Eliel Antônio

Maiores informações:
ASCAP
3731-2818
ascap_pe@hotmail.com

Grandiosidade em números‏


O Show Room da Moda Pernambucana já nasce com números grandiosos que mostram a força econômica dos confeccionistas pernambucanos.

De acordo com números oficiais da ASCAP a produção mensal das 37 empresas participantes do Show Room chega à marca de quase 1 milhão de peças produzidas, o que dá uma média de 31 mil peças diárias.

Entre as empresas participantes a maior produção mensal é da Darttroid, no seguimento Jeans Wear, fundada em 2005, que produz 70 mil peças/mês. A Yanomami, empresa que atua no seguimento moda feminina desde 1999, tem a menor produção mensal, com uma média de 4.800 peças.

As mais tradicionais no comercio de confecções são a Corpo Malhado (moda feminina – 10 mil peças mensais) e a Kikorum (jeans wear – 30 mil peças mensais), ambas de 1980, e a Zuzinha Kids (moda infantil – 14 mil peças mensais) é a empresa mais nova entre as expositoras, no mercado desde 2008.


Foto: Pablo Ricardo

Maiores informações:
3731-2818
ascap_pe@hotmail.com