domingo, 8 de março de 2015

Aula Inaugural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reúne alunos na quadra do Cruz Alta‏


Na manhã deste sábado (07), os alunos que integram as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram de uma aula inaugural na quadra poliesportiva do Cruz Alta.
O serviço executado pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, conta com cerca de 600 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos, matriculados nas oficinas de teatro, música, percussão, artesanato, além da prática de jiu-jitsu, capoeira, futsal e aulas de informática.
O prefeito Edson Vieira, a secretária Alessandra Vieira (Cidadania e Inclusão Social) e o secretário Gilson Julião (Planejamento e Gestão) participaram do dia festivo, visitando algumas atividades que estavam sendo desenvolvidas na quadra poliesportiva pelos monitores.
“É com muita satisfação que participo desse momento de aula inaugural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa desenvolvido pelo poder público que está em pleno andamento e que beneficia 600 crianças e jovens santa-cruzenses que irão desenvolver atividades culturais e esportivas e ficarão longe das drogas e de riscos que o tempo ocioso oferece à sua formação de cidadão”, disse o prefeito Edson Vieira.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é coordenado por Emanuela da Silva e funciona nos coletivos localizados nos bairros Santa Tereza, Bela Vista, Acauã, Oscarzão, Dona Lica I e II, Nova Santa Cruz e Palestina, além da Zona Rural, na Vila do Pará e Cacimba de Baixo, com aulas  oferecidas no contra turno da escola regular dos alunos.

Projeto “Pedra, Papel e Tesoura” chega a Santa Cruz do Capibaribe


Santa Cruz do Capibaribe está recebendo desde a última quinta-feira (06), o projeto Pedra, Papel e Tesoura do Canal Futura. O programa está sendo realizado na Escola Municipal Antônio Gomes Aragão, Bairro Rio Verde e visa erradicar o trabalho infantil em todo país.
O projeto tem como proposta formar um grupo de 25 a 30 crianças oriundas do trabalho infantil e que hoje estão na rede de ensino público, participando de programas do município que buscam a erradicação do trabalho infantil. Esses adolescentes, de 13 e 14 anos, estão participando de oficinas em três dias com oito horas, totalizando 24 horas.
“O Pedra, Papel e Tesoura tem dois momentos, o primeiro é criar um kit educativo com os alunos para apoiar o trabalho de organizações, escolas e entidades ligadas à erradicação do trabalho infantil. No segundo momento a implementação desse material, com ele pronto vamos buscar novos parceiros e produzí-lo em larga escala, posteriormente, executá-lo nas escolas e organizações que trabalham a causa”, frisou Andréa Loureiro, Coordenadora de Projetos de Mobilização do Canal Futura.
Joselito Pedro, secretário de Educação, ressaltou que buscar soluções para o trabalho infantil é um dever de todos.  “Fico feliz ao saber que existem pessoas e entidades em todo Brasil preocupadas com o trabalho infantil, infelizmente isto é um problema nacional. A Secretaria de Educação apoia, está a disposição na luta contra trabalho infantil”.
“Estou me divertindo, brincando e aprendendo, é maravilho poder participar de programas iguais a este que se preocupa com jovens de todo Brasil”, disse Mariane Silva, 14 anos, estudante da Escola municipal Professora Maria Lucinda Gonçalves.
Os adolescentes estão participando de oficinas de arte, comunicação e cidadania. São atividades de construção de animações, spots de rádio, além da confecção de gibis abordando à temática do trabalho infantil. Todo o material produzido terá seu conteúdo amplamente divulgado no Canal Futura e em rádios parceiras por todo Brasil. Em Santa Cruz o programa vai até sábado, 07 de março.