quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ele voltou

Eduardo Alves e Marcondes Moreno

O comunicador Marcondes Moreno, fechou agora a pouco uma parceria entre Tv Sulanca News e Rádio Santa Cruz FM, uma parceria que vai dar o que falar.

O programa já está com data marcada para estreia que será dia 25 deste mês, com o nome "Almoço com Política", sob o comando de Marcondes Moreno, que acontecerá semanalmente das 11:30 as 13h sempre as sextas feiras.

O detalhe é que o programa será externo em diversos locais e com participação de convidados.

Campanha superlota teatro municipal

Aproximadamente 300 alunos foram ao teatro nesta terça-feira

A Campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conseguiu levar ao teatro municipal de Santa Cruz do Capibaribe, cerca de 300 alunos por palestra, no total foram mais de 1.000 alunos.

Exibição do Filme "Anjos do Sol"

O filme conta a história de Maria uma menina de apenas 12 anos, que é vendida pelo próprio pai para um leilão de meninas virgens perto de um garimpo na floresta Amazônica. "Anjos do Sol" retrata as falhas e as omissões de diferentes pessoas que poderiam acabar com este mau, uns por não denunciarem e outros por participarem deste ato desumano. O filme traz uma realidade vivida por muitas crianças e adolescentes hoje no Brasil. “Na região Norte principalmente, a procura é grande por meninas indígenas, comercializadas sexualmente em troca de mercadorias e até por gasolina”, afirma a socióloga Graça Gadelha. “Fala-se muito da vinda de turista estrangeiros buscando adolescentes para exploração sexual, mas hoje quem mais procura é o turista nacional.”

Marivaldo Andrade - presidente do COMDECA

Parabenizo o COMDECA na pessoa do seu presidente Marivaldo Andrade extensivo a toda sua equipe por este belo trabalho. O COMDECA de Santa Cruz do Capibaribe vem se destacando a cada campanha e cada ação desenvolvida em prol das crianças e dos adolescentes deste município.

A campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, terá seu encerramento no próximo dia 18 (sexta-feira), na avenida 29 de dezembro. Em conversa conosco o presidente do COMDECA afirmou que em breve uma nova campanha surgirá.

LEMBRE-SE, a qualquer sinal de abuso, exploração ou maus-tratos disque 100.

Direto do Face

Quadro Direto do Face, vejamos abaixo o que está rolando no facebook das personalidades e  cidadãos Santacruzenses.

 Moisés Américo da Silva

Com a proximidade das festas juninas e a maior oferta de fogos de artifício, têm aumentado os casos de vandalismo em algumas escolas. É o caso da Escola Lindalva, no Santo Agostinho. Hoje, assim como ontem, as aulas foram suspensas às 9h em virtude dos ataques à escola com tais fogos, em que eles são arremessados por vândalos nas dependências da escola. Alguma providência será tomada agora ou só após alguém ser ferido?
________________________________________________________


Como vc já bem descreveu isso é uma ação de vandalismo, Crime! Neste caso contra o patrimônio público, com grave ameaça, tendo em vista que no prédio tem muitos jovens e adultos também. logo para evitar que alguém fique ferido e que o responsável responda a esse CRIME é preciso primeiro registrar a queixa policial para que a policia possa investigar e descobrir o autor. É interessante também que a escola oficie e denuncie a guarda municipal que tem a função de proteger o patrimônio público. E nós do conselho podemos acompanhar a todas as denuncias e encaminhamentos necessários tendo em vista a defesa dos alunos. Conte comigo! MAS RESSALTO, SE NÃO LIGARAM PRA POLICIA MILITAR, É NECESSÁRIO PROCURAR A DELEGACIA O QUANTO ANTES AMANHÃ.

Campanha de enfrentamento a violência sexual‏



O COMDECA e toda a rede de proteção da criança e do adolescente no município de Santa Cruz do Capibaribe estão mobilizados para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha teve inicio no dia 14 de maio, com a apresentação do filme “Anjos do Sol” no Teatro Municipal e panfletagem no Moda Center. 

No decorrer da semana será dada sequência à programação com palestras, seminários e distribuição de materiais informativo da campanha. Laércio Glicério, lembra que a intenção é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, salienta.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano e o crime ocorre em todas as classes sociais. Conforme Laércio, o que mais preocupa é a falta de denúncia dos casos de abuso. “Na maioria dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, o autor do crime é uma pessoa próxima à vítima. Isso torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro da própria casa”, considera.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal identificou 1.820 pontos de risco de exploração sexual de menores em rodovias federais do país, dos quais 545 estão na Região Nordeste. Em segundo lugar estão as estradas do Sul do país com 399, seguidas das regiões Sudeste com 371, Centro-Oeste com 281 e Norte com 224.

Só que quando se trata de violência doméstica, os pais e familiares devem ficar atentos aos comportamentos apresentados pelos menores. O Conselheiro Direito Marivaldo Zuza, afirma que é possível perceber os sinais e sintomas. “As crianças ou adolescentes apresentam agressividade, mudança de humor, raiva, vergonha de trocar de roupa na frente dos outros e umas até passam a fazer gestos direcionados à sexualidade. Esses sinais não garantem que os menores foram vítimas de algum tipo de violência, mas é preciso ficar atento”, alertou Zuza.

O Conselheiro relata que os sintomas vêm sempre associados a outro comportamento. Uma vítima de violência pode apresentar medo de ficar sozinha com alguém, voltar a ter comportamentos infantis, como urinar ou defecar na roupa, ter medo de escuro, fugir de casa, regredir nos estudos, ter segredos e brincadeiras isoladas com adultos, queda na autoestima, entre outros. “Os adolescentes apresentam os mesmos sintomas, só que conseguem esconder mais. Além disso, caso façam a denúncia, ficam com o sentimento de culpa por conta das consequências”, alertou Marivaldo.

Os trabalhos desenvolvidos nesta campanha são em rede com a Delegacia, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros órgãos afins. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Pelo número 100, de abrangência nacional e gratuita, podem ser feitas queixas de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes, que são encaminhadas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

O dia (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como data nacional de combate a esta realidade. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data foi escolhida por conta do dia 18 de maio de 1973, quando um crime bárbaro na cidade de Vitória (ES) chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A menina de oito anos teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Características do agressor

· São pessoas conhecidas e que de alguma forma, podem controlá-las; de cada 10 casos registrados, em oito o abusador é conhecido da vítima;
· O abuso sexual às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão ou outro parente qualquer;
· Outras vezes ocorre fora de casa, podendo ser um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, o vizinho, por um professor ou mesmo por um desconhecido.

Moisés Américo

Colaboradores do Moda Center agora têm seguro de vida‏


Baixe DSC01440.JPG (417,9 KB)

Hoje em dia, para contratar e manter os melhores colaboradores é preciso oferecer ótimas condições de trabalho. E isso envolve a segurança e a tranquilidade de saber que, enquanto eles investem no crescimento da empresa, o futuro da sua família também está garantido. Por isso, o Moda Center Santa Cruz, por intermédio da empresa Cristóvão Corretagem de Seguros, contratou um seguro de vida para seus colaboradores.

Agora, a MAPFRE Seguros, empresa multinacional líder na América Latina, passa a assegurar aos colaboradores do Moda Center um leque de garantias em caso de acidentes de trabalho com pequenas ou grandes lesões. Os familiares dos segurados (esposa, marido e filhos) também poderão ser beneficiados caso o mesmo venha a falecer em decorrência de acidente de trabalho.

De acordo com o síndico, Valmir Ribeiro, a conquista de um seguro de vida para quem trabalha no Moda Center reflete o compromisso que a atual diretoria tem com os colaboradores do condomínio.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Em Taquaritinga: FATO CONSUMADO‏



A entrevista do vereador LEO DO PT na RÁDIO FILADÉLFIA na sexta-feira mostra que a cada dia que passa o nome do empresário MILTON CÍCERO (foto), se consolida pela oposição. LÉO que ainda não tinha vindo publicamente declarar o seu apoio não deixou mais dúvidas na última entrevista que concedeu sexta-feira, fortalecendo MILTON CÍCERO.
Isto demonstra que a oposição pode sair vencedora nas urnas no mês de outubro, caso consiga se unir já que Pão de Açúcar quer a todo custo apoiar um nome que faça a diferença e que não esteja vinculado ao atual prefeito. Segundo se comenta, EVILÁZIO ainda tem esperança e aposta que a oposição marchará com dois nomes, o que vai facilitar a sua vida.
Estes dias serão decisivos e não vejo outra saída por parte da oposição a não ser se unir em torno do nome de MILTON CÍCERO, já que não tem outra alternativa se quiser brigar por uma vitória nas urnas, levando-se em conta de que até o momento não tem um nome de consenso  que possa fazer a diferença e o nome do vereador DEMIR já está praticamente descartado. Vamos aguardar.

Festival do Jeans aquece vendas do Pólo de Confecções‏



A estimativa é que mais de 200 mil pessoas visitaram Toritama o Parque das Feiras e a Arena do Jeans, que foi o palco do 11° Festival do Jeans, entre 09 e 13 de maio. 

Conhecida como a Capital do Jeans, Toritama produz 16% das confecções de jeans no Brasil. No ranking nacional de cidades produtoras, o município ocupa a segunda posição ficando atrás apenas da produção da cidade de São Paulo. As roupas feitas em Toritama atinge um bom padrão de qualidade. Isso é devido ao investimento em maquinário moderno e mão de obra especializada, diz o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Niéliton Martins. Segundo ele, algumas marcas chegam a competir com grifes de reconhecimento nacional. Há também produtos populares. Os preços baixos e a qualidade atraem compradores de todas as regiões do Brasil. 

O Festival do Jeans é realizado pela Prefeitura Municipal para celebrar a força de trabalho dos toritamenses, diz o Prefeito Flávio Lima. 

As festividades deste ano reuniram multidões em três dias de atrações. A abertura foi no dia, 09, com os shows de Francisco Caldas, Forró dos Firmas e Léo Magalhões, que recebeu dezenas de fãs no camarim, que chegaram em caravanas.

No final de semana, a festa começou com as Bandas Cowboy e André, o tradicional grupo de forró, Capim com Mel e a Banda Saia Rodada que veio pra fechar a festa no sábado, segundo dia do evento.

No Domingo foi a vez das apresentações de Denizinho do Forró que se apresentou pela primeira vez no Festival, Soxote A e a dupla Luiz Neto e Davi. A banda Aviões do Forró encerou as festividades na Arena do Jeans. O show que durou aproximadamente 2 horas mobilizou a maior quantidade de público entre as atrações que se apresentaram no evento.

O Festival do Jeans desse ano foi precedido pela II Rodada de Negócios, que aconteceu no mês de fevereiro. Naquele evento, um total de 70 clientes provenientes de todas as regiões do Brasil realizaram negócios e proporcionaram um faturamento de mais de 7 milhões de reais.

No comércio da cidade, as lojas de fábrica enfeitaram as vitrines e apresentaram novas e exclusivas coleções. . Alguns lojistas ofereceram produtos a preços promocionais. 

O evento que é realizado pela Prefeitura de Toritama reuniu contou com o trabalho de várias entidades de serviço público. Entre elas, a Polícias Militar e civil, bombeiros oficiais, SAMU e equipe médica com ambulância do município, Conselho Tutelar e empresas privadas de segurança. A equipe de limpeza da Prefeitura coletou um total de meio caminhão de lixo por dia de evento, garantindo assim a limpeza para cada o dia seguinte de festa.

A imprensa esteve prestigiando o evento, inclusive a Revista Zíper publicará uma reportagem especial sobre o Festival. Houve transmissão ao vivo da Rádio Toritama FM. Blogueiros e imprensa em geral também cobriram as apresentações artísticas e atividades de comércio.

O Festival do Jeans deverá voltar a acontecer no próximo ano, durante o mês de maio. Pela sua tradição de 11 anos, o evento entra para o calendário dos maiores eventos culturais e econômicos do Estado de Pernambuco.

Assessoria - Prefeitura de Toritama-PE

Fiscalização ineficiente


No ultimo dia 04 de maio de 2012, aconteceu a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, onde um dos eixos mais debatidos foi a questão da acessibilidade, mostrando que em nossa cidade as calçadas estão fora de padrão, e para piorar a situação os comerciantes usam as calçadas para expor suas mercadorias sem nenhuma fiscalização da Secretária de Industria e Comércio do Municipio, veja na foto o que esta acontecendo na esquina da Rua Coronel Luiz Alves com a Avenida Jatobá, próximo ao sofrido terminal rodoviário.

Até quando a fiscalização em Santa Cruz do Capibaribe, será ineficiente?

Foto enviada por um leitor e amigo!

“A Frente Popular é maior que o PT”


Veja no vídeo acima a entrevista completa:
Preocupado com os desdobramentos traumáticos das prévias do PT no Recife, no próximo domingo (20), o senador Armando Monteiro diz que a Frente Popular não pode ficar a reboque dos petistas neste processo e que a precedência do Partido dos Trabalhadores na indicação do candidato a Prefeito do Recife “não é direito absoluto”.
Em entrevista ao Programa Ponto Final, da TV Jornal, Armando Monteiro fala também dos rumos que o grupo alternativo deve tomar e descarta aliança com o PSDB no Recife. “Respeitamos a candidatura (de Daniel Coelho) e o campo político onde o PSDB está situado. Nós estamos em outro campo político”, ressalta.
Outros temas abordados foram “o teste de estresse” pelo qual passará a Frente Popular nas eleições municipais em todo o Estado; o julgamento do senador Demóstenes Torres, além da seca e das viagens do senador ao interior.