segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ações de prevenção acontecem em Santa Cruz durante Outubro Rosa‏


A secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com o departamento de Atenção Básica vai realizar a partir do dia (20), várias ações em comemoração ao Outubro Rosa que é um movimento popular internacional, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a luta contra o câncer de mama. Iniciado nos Estados Unidos no final da década de 90. No Brasil as primeiras ações foram realizadas em outubro de 2000.
A programação em Santa Cruz vai de 20 à 24 de Outubro , com realização de exames citológico que previne o câncer uterino e exame clínico das mamas com a emissão de pedidos de mamografia em casos necessários. As ações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica de Santa Cruz do Capibaribe, Fabrícia Neves, “o objetivo de toda essa campanha é de conscientizar mulheres da importância do diagnóstico precoce, principalmente as mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade”, disse.

Materno Infantil ganha brinquedoteca‏


Brinquedoteca é implantada no Hospital Materno Infantil com o objetivo de proporcionar lazer às crianças atendidas na unidade, contribuindo para melhorar a receptividade aos tratamentos e ajudando a diminuir a ansiedade.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de saúde, Breno Feitoza,  da diretora do Hospital Materno Infantil, Manoela Gomes, do Conselho Tutelar de Santa Cruz, do Conselho de Direito (COMDECA) e dos vereadores Junior Gomes, Zezim Buxim e Dida de Nan. 

Na oportunidade Fabiana Arruda presidente do COMDECA e demais conselheiros realizaram a distribuição de livros infantis. Vale lembrar que o COMDECA já iniciou a campanha ”Doe um livro a uma Criança”.
Fotos: Joseilson Chagas

2ª 'Grande Caminhada Pela Paz' será realizada em Santa Cruz do Capibaribe


Acontecerá no sábado dia 18 de outubro, a 2ª Grande Caminhada Pela Paz em Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco. O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela ONG MovPaz – Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência – que tem como objetivo edificar a Cultura de Paz na sociedade.
A Caminhada é um acontecimento que reúne toda a sociedade, independente de classes sociais e diferenças socioculturais, partidárias e religiosas, reunindo e aproximando todos os indivíduos que queiram um melhor convívio entre si. O evento não tem conotação política, nem exclusivismo religioso, e também não se caracteriza como movimento de protesto ou enfrentamento. Seu principal objetivo é disseminar o conhecimento e a união da sociedade em favor da Paz.
A concentração da Caminhada será às 16h na Avenida Braz de Lira, próximo ao SAMU. O trajeto será de dois quilômetros até a Praça dos Estudantes, onde acontecerá o encerramento com o 'Show Pela Paz'. Participarão da Caminhada, o músico e cantor Cezzinha do Acordeom, a cantora Marcia Porto e a Banda da Paz que estarão conduzindo o Trio Elétrico Selva Nua, juntamente com artistas locais, cantando músicas que remetem a paz e a harmonia.
A importância da Caminhada é que sendo um evento de massa, tem a oportunidade de sensibilizar e proporcionar as mais fortes e melhores emoções que podem se despertar no ser humano, na direção de construir uma sociedade melhor. Ela é a culminância dos eventos que aconteceram o ano inteiro em grupos de estudos, na família e nas escolas, onde estes buscam promover a Cultura de Paz no seu interior, no meio social e ambiental” disse a coordenadora municipal do MovPaz, Lucia Nascimento, que ainda afirmou que a expectativa de público esperada é de 10 mil pessoas.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Moda Center, de entidades como ASCAP e CDL, da Associação Lar do Idoso Irmã Dulce, além de empresas da cidade. Também tem o apoio e participação dos membros de associações de classes, grupos religiosos, escolas da cidade, além de outros segmentos da comunidade e de municípios vizinhos.
A Caminhada é realizada com base na Lei do Dia Municipal da Paz e faz parte de uma série de ações promovidas pelo projeto Paz pela Paz e Não-Violência idealizado pelo MovPaz, atuante em diversos municípios do Brasil. O MovPaz Santa Cruz foi fundado em 2011 e tem desenvolvido várias ações, como o 'Seminário Paz Pela Paz' nas escolas municipais e particulares, o projeto 'Cinema Pela Paz' e estudos semanais para o conhecimento do fundamento da cultura de paz.
Assessoria

Biblioteca Indústria do realiza Ação para o Dia das Crianças‏


Gincanas, concursos de desenhos, dança e capoeira marcaram o Dia das Crianças promovido pela Biblioteca Indústria do Conhecimento de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com a CDL local e a Rota do Mar.
A ação foi realizada na própria Biblioteca, onde as crianças dos Bairros da Palestina e do Malaquias Cardoso puderam vivenciar um dia diferente. Foi distribuído lanche e muitos brinquedos, além de presentes para a garotada que compareceu.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Eronilda Paiva, o evento foi bastante positivo. “Nós tivemos apresentação de grupo de danças e capoeira, sorteio de brindes, premiação do concurso de desenho, distribuição de sacolinhas de guloseimas e muitas brincadeiras. Nossos agradecimentos aos nossos parceiros, em especial a Rota do Mar, CDL e amigos da comunidade que doaram os brindes para as crianças. É gratificante para nós realizarmos esse trabalho para as crianças e jovens oportunizando o desenvolvimento de seus talentos, pois é isso que as nossas crianças e jovens desejam, uma chance para mostrar que são capazes e que merecem respeito”, explicou Eronilda.
Betto Aragão

Na Estrada: Sabores de Pernambuco

PE_Cesar Santos
“Na Estrada: Sabores de Pernambuco” impulsiona mercado gastronômico e estimula cadeia produtiva no Agreste Promovido pelo Senac e Sebrae/PE, projeto percorrerá os municípios de Caruaru e Gravatá na última etapa da segunda edição. 

Gastronomia como mola para a impulsão do turismo e de uma cadeia econômica sustentável. É esse o ponto de partida do projeto itinerante “Na Estrada: Sabores de Pernambuco”, que o Senac e o Sebrae/PE desenvolvem nos municípios de Gravatá, Caruaru e Bezerros durante os meses de setembro e outubro. A iniciativa, já na sua segunda edição, consiste no fomento da identidade gastronômica das diversas regiões do Estado por meio da valorização dos ingredientes típicos e dos pequenos produtores conjugados com capacitação de equipe de cozinha e garçom dos estabelecimentos locais.
Nesta etapa, o chef convidado é o sul-mato-grossense Paulo Machado, também pesquisador cujo foco está na culinária nacional, em especial da região do Pantanal. À frente do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, ele se empenha em divulgar a culinária e cultura brasileiras através de cursos e oficinas ministrados em universidades dentro e fora do Brasil.
Participando pela segunda vez como consultor do projeto, o chef César Santos, do Restaurante Oficina do Sabor, lidera uma equipe de instrutores do Senac que, desde o último dia 22, capacita os profissionais de cozinha e salão de estabelecimentos de alimentação fora do lar. A ideia é promover melhorias no design de pratos; cozinha sustentável; serviço de garçom, entre outros.
Nas aulas, são ressaltados ingredientes relevantes para a cultura gastronômica de cada região, mapeados numa pesquisa da Faculdade Senac, conduzida ainda na primeira edição do projeto, entre 2012 e 2013. Para melhorar a gestão das empresas, é realizada consultoria in loco em cada um dos estabelecimentos participantes. Ao todo, com essas ações, serão beneficiados nesses municípios 45 negócios, entre cafés, bares e restaurantes. Após as capacitações, os estabelecimentos participantes criam pratos exclusivos, que estarão disponíveis ao público durante o Festival Gastronômico do Agreste, entre 14 de outubro e 9 de novembro.
No dia 16 de outubro, os chefs César Santos e Paulo Machado trabalham lado a lado na elaboração do menu especial do Jantar Magno, no restaurante do Hotel Canarius, em Gravatá. Quem quiser degustar, pode comprar o ingresso diretamente no local. 
As ações do Na Estrada culminam na Feira da Gastronomia Regional, nos dias 17 e 18 de outubro, na Estação Ferroviária, em Caruaru. São realizadas oficinas gratuitas com os chefs convidados Djavan Quirino, Luciana Sultanum, Robson Lustosa e Gonçalo Pinto, além de César Santos e Paulo Machado, que darão dicas de culinária ao público participante. No local, produtores rurais expõem seus produtos e oferecem degustação.
O Na Estrada encerra, no Agreste, a sua segunda edição. O projeto também percorreu, em 2014, o Sertão e o Litoral Sul. De acordo com Maria Goretti Gomes, diretora de Operações do Senac-PE, o projeto vem para identificar e promover as potencialidades da culinária da região, através de consultoria empresarial e capacitação para funcionários de bares e restaurantes. “Queremos oferecer subsídios para que os empreendedores da região possam ter capacitação continuada e uma maior troca de experiências entre os diversos componentes da cadeia produtiva do setor, passando pelos produtores, empresários até o consumidor final”, afirma.

PROGRAMAÇÃO
14/10 – Abertura do Festival Gastronômico | Sesc Caruaru, às 19h
15/10 – Abertura do Festival Gastronômico | AABB Gravatá, às 19h
16/10 - Jantar Magno | Hotel Canarius, em Gravatá, às 20h. Será um jantar preparado pelos chefs Cesar Santos (PE) e Paulo Machado (MS).
17 e 18/10 – Feira da Gastronomia Regional | Estação Ferroviária, em Caruaru.
Oficinas com os chefs Cesar Santos, Paulo Machado (MS), Djavan Quirino, Luciana Sultanum, Robson Lustosa e Gonçalo Pinto e feira de produtos.