quinta-feira, 21 de março de 2013

Paratletas santa-cruzenses participam de classificatória para o Circuito Brasileiro Paralímpico



Nesta quinta-feira (21), a equipe Ypiranga de paratletas de Santa Cruz do Capibaribe viajou até Manaus (AM) para participar da Etapa Regional Norte-Nordeste, classificatória para o Circuito Brasileiro Paralímpico. 

Os atletas Jeanderson Douglas, Alderi Santos, Severino Capitulino, Elenilton Pereira, Marcelo Bezerra, Marcelo Lima, José Augusto, Ekton Dascena e Renê Romualdo competirão no atletismo, halterofilismo e natação. 

O grupo recebeu apoio da Prefeitura do município, através da Secretaria Executiva de Esporte, que incentiva o trabalho dos paratletas, junto com o técnico Aroldo Pereira. 

O prefeito Edson Vieira destaca a importância do apoio às práticas desportivas: “é muito importante que eles pratiquem esportes e aumentem sua autoestima, em nome de toda Santa Cruz do Capibaribe desejo sorte aos nossos paratletas”, disse. 

A competição em Manaus tem início no dia 22 e vai até o dia 24 de março, a organização é do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Semana da Água em pauta



O Diretor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, divulgou informações  sobre a situação hídrica de Santa Cruz do Capibaribe, além das ações que serão realizadas n o setor para combater a escassez.

 De acordo com Pablo Ricardo, a Secretaria de Indústria e Comércio e as diretorias de Meio Ambiente e Agricultura estão criando um Plano Municipal de Recursos Hídricos, que contemplará um levantamento de todos os reservatórios de água do município com poços artesianos e suas vasões, cacimbões, cisternas, açudes, barragens, entre outros. O Plano também realizará Campanha do Consumo Consciente da Água com conscientizações nas escolas, no povo ribeirinho, nas comunidades e na população em geral. 

A importância de se economizar água também foi pautada, visto que, segundo o Gerente Geral da Compesa, Artur Correia, os reservatórios de Machado e Tabocas que abastecem Santa Cruz atualmente, estão entrando em colapso com valores abaixo de 20%, situação já enfrentada pelo Açude de Poço Fundo que está totalmente seco. 

Para amenizar a situação de Santa Cruz, estão sendo realizados testes de reversão para que a adutora do Jucazinho possa abastecer o município. 

“A situação de falta d’água que vivenciamos hoje é lamentável, e já está sendo chamada de a ´grande seca` pelos meteorologistas”, observou o Diretor de Meio Ambiente.

G2 Comunicação Integrada

Vila do Pará inicia festejos da 87ª Festa de São José



A Comunidade Católica da Vila do Pará deu início nesta quarta-feira (20), às festividades religiosas em homenagem a São José, padroeiro da localidade.
O prefeito Edson Vieira (PSDB) prestigiou a abertura da festa que contou com a procissão da bandeira percorrendo as ruas da Vila e a celebração da Santa Missa pelo pároco de Bezerros Padre Bianchi.
Os fiéis assistiram a um documentário sobre os 90 anos da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel produzido pela Diretoria de Cultura, “pela primeira vez pude conhecer um pouco mais da história da nossa paróquia, achei muito boa a ideia de se trazer cinema para as comunidades”, relatou a professora Cláudia Silva.
“Desde que assumi a subprefeitura do Pará já me preparava para organizar a festa da nossa comunidade e deixar a Vila pronta para receber os fieis de São José”, disse o subprefeito Zé Boi.
O conjunto Coroné do Pife e Banda fechou os festejos da noite com uma apresentação que animou o público que participou da quermesse organizada numa parceria entre a Prefeitura e a Igreja Católica. “Enquanto Poder Público, não poderíamos deixar de dar todo o apoio na organização da festa religiosa que comemora 87 anos de existência, a Vila do Pará merece uma festa que valorize seu povo e seja detalhadamente planejada”, observou o Prefeito Edson Vieira.
Os festejos de São José vão até o próximo sábado (23), onde haverá a procissão com a imagem de São José e apresentação em Praça Pública da Banda Católica Javé Yreh.