segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Organizações se mobilizam em prol dos defensores dos direitos humanos


Nesta quinta-feira (12), em referência ao assassinato dos Conselheiros Tutelares do Município de Poção-PE: Daniel Farias, Carmen Lúcia Silva e Lindenberg Nóbrega, e de Ana Rita Venâncio, Conselheiros Tutelares, agentes do sistema de garantias e defensores dos direitos humanos de todo o país se mobilizarão com o objetivo de fazer a sociedade refletir sobre os riscos que estes defensores de direitos vêm sofrendo no execício de sua função. Em Recife, um ato ecumênico seguido de uma mobilização política, no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a partir das 15 horas, marcarão a mobilização sociedade pernambucana.

As mobilizações são convocadas pelo Fórum Colegiado Nacional dos Conselhos Tutelares, o Fórum DCA-PE, a Associação Metropolitana de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Pernambuco, a Escola de Conselhos de Pernambuco, e as entidades que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos. Esta mobilização alcançará todo o país, com o fechamento dos Conselhos Tutelates por 24 horas. Pretendendo-se, ainda, realizar atos públicos para exigir das autoridades responsáveis a plena aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e uma política de proteção à vida dos Conselheiros Tutelares e dos defensores dos direitos humanos em geral.

Tais ações partem da compreensão dos constantes ataques dirigidos aos defensores de Direitos Humanos e do substancial aumento da violência em Pernambuco – que tem condenado adolescentes, jovens e defensores de Direitos Humanos a mortes violentas e não investigadas pelo Estado e reiteram que a militância em defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no estado de Pernambuco permanece como meta e prioridade para seus agentes.


Quando: 12/02, às 15h00.
Onde: Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Dois irmãos | Recife.

Atenção Condôminos das ruas "N" e "O" dos Setores Laranja e Verde‏

NOTA DE EXONERAÇÃO - CLARISSA CARVALHO

Venho, através desta nota, comunicar minha saída da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher. A solicitação de exoneração feita por mim se deu exclusivamente por um contexto familiar que exige minha dedicação, e que nada tem a ver com meu trabalho.
Durante os dois anos que passei a serviço da gestão municipal, exerci com dedicação as funções que me foram delegadas. Estive como Coordenadora de Juventude de janeiro a junho de 2013, e sinto muito orgulho, entre outras tarefas, de ter participado da mobilização e elaboração do Programa Bolsa Universitária. 
Enquanto estive a frente da Coordenadoria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher, desde janeiro de 2013, realizamos atividades e elaboramos políticas articuladas com instituições municipais, estaduais e nacionais. Atuamos especialmente, junto às mulheres rurais, às mulheres jovens, às costureiras e a população LGBT. Debatemos, reiteradamente, políticas de educação, de juventude e de cultura que não discriminem as mulheres. 
Quanto ao enfrentamento da violência contra a mulher,estabelecemos parcerias com a Delegacia de Polícia Civil, a Promotoria de Justiça e a Vara Criminal; criamos a Rede Municipal de Atendimento a Mulher em Situação de Violência e lançamos o Manual da Rede de Atendimento de Santa Cruz.Com isso, os atendimentos do Centro de Referência têm crescido consideravelmente.
Por fim, agradeço imensamente a confiança depositada no meu trabalho, especialmente pelo prefeito Edson Vieira. Sou muito grata, também, a todas os/as colegas de trabalho pelo companheirismo e dedicação. Ofereci o meu melhor durante estes dois anos e saio com o sentimento de dever cumprido.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe formará Conselho Municipal de Mobilidade Urbana



A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, realizará uma reunião nesta terça-feira, 10 de fevereiro, que objetiva formar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana.

O conselho terá a função de monitorar a implementação e avaliar a execução do Código de Mobilidade Urbana, que foi instituído através da Lei 2115/2013 de autoria do vereador Luciano Bezerra e deverá nortear a política de mobilidade urbana do município com base nos eixos de trânsito, transporte e acessibilidade.

O encontro será realizado a partir das 09h, no Auditório da Secretaria de Educação e reunirá representantes do poder público, entidades de classe, associações, sindicatos, sociedade civil organizada e pessoas interessadas na questão da mobilidade para formar o conselho que representará um importante passo para montar as diretrizes e legitimar as discussões que constituirão o Código Municipal de Mobilidade Urbana.

De acordo com o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, essa discussão irá ampliar de forma positiva o alcance do Código que visa promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade, proporcionando o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

“A sociedade junto com o poder público discutem e elaboram propostas para o nosso município nos eixos definidos pelo Código para que a gestão possa por em prática”, frisou Fábio Aragão.

Assessoria