quinta-feira, 17 de maio de 2012

Blog Opinião, parceiro desta campanha

A tão falada "Mala da Solar"


A mala da Solar começou como encontro de amigos, que todos os dias se reúnem para falar claro de Política, mas devido o aquecimento da política local e por se tratar de ano eleitoral houve mudanças, veja abaixo...
  

Toda quarta-feira, o encontro de amigos se transforma em aglomeração em massa de partidários que vão curtir, rever os amigos e trocar figurinhas dos últimos acontecimentos no cenário político de Santa Cruz do Capibaribe.

Curso de Liderança é aplicado na CDL Santa Cruz do Capibaribe



Desenvolver habilidades para liderar equipes a partir dos princípios da gestão de pessoas, tem sido o mote do curso de Liderança que está acontecendo na CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o SENAI.
A facilitadora Renata Queiroz coloca os participantes em situações pelas quais eles vivenciam na empresa, a fim de que eles aprendam na prática todos os tópicos abordados no decorrer do curso.
As aulas estão acontecendo no auditório 2, da CDL Santa Cruz do Capibaribe. O público de participantes são empresários e gestores de empresas dos mais diversos segmentos.
Confira abaixo algumas imagens do curso:


Atenciosamente,
Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da CDL

Taquaritinga do Norte receberá encontro de carros antigos



Próximos dias 19 e 20 Taquaritinga do Norte receberá mais uma vez o encontro de carros antigos “Dália da Serra”.
O evento já faz parte do calendário turístico da cidade e reunirá colecionadores e apaixonados por carros que fizeram histórias durante décadas e hoje são considerados relíquias. 
O encontro é uma realização do Governo Municipal através da Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico e também contará com a participação da Banda Dom Luiz de Britto.
Assessoria de Imprensa e Marketing

Em tempo: Dia 16 de Maio – Dia do Gari


Gostaria de deixar aqui minha mensagem de gratidão e parabéns aos garis de nossa cidade.  Na maioria das vezes invisíveis para todos nós, mas que executam um trabalho imprescindível: fazer o possível para deixar nossa cidade um pouco mais limpa, muito embora muitas vezes nós não os vejamos, nem mesmo cooperemos com o trabalho desses heróis quando jogamos um papel, uma latinha de bebida, um palito de picolé, dentre outros lixos na via pública; somando-se a isso o descaso do poder público em lhes fornecer um salário mais digno e materiais de trabalho que tornem mais eficiente esta árdua tarefa. Os nossos garis são homens e mulheres simples, que literalmente suam a camisa para ganhar o pão de cada dia. Meu desejo é que vocês garis de nossa cidade sintam orgulho do que fazem, pois a diferença entre um gari e um advogado é que este procura, por meio da lei, vislumbrar a Justiça, enquanto aquele promove o bem estar da coletividade, fazendo da nossa rua um lugar mais limpo para se viver, gerando qualidade de vida. A dignidade do trabalho é a mesma. É sublime, assim como qualquer outra profissão. Parabéns Garis!
 
Dr. Manassés Simões

Deu no blog Diário da Sulanca: Sindicato Rural contra-ataca e bombardeia Ernesto Maia



Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais bombardearam o vereador Ernesto Maia em entrevista ao Diário da Sulanca // Rádio Vale no inicio da tarde desta quarta-feira (16). A presidente do sindicato, Maria de Fátima Moreira, negou o envolvimento político da entidade e desafiou o vereador a conseguir ações para o trabalhador rural.
“O sindicato não tem lado A ou B. Somos uma entidade de 49 anos que lutamos pelo homem do campo. Se tiverem ações para o sindicato estamos precisando, seja de que lado for” desabafou a presidente.
Maria de Fátima também descartou ingerência política na distribuição das horas/maquinas como foi denunciado por Ernesto Maia. De acordo com a presidente o sindicato não aceita imposições ou lista fechada para beneficiar aliados políticos do governo.
“Sempre que vem uma ação nossa imposição é que nos der liberdade. Não aceitamos que venha uma lista pré-agendada. O sindicato é quem conhece as necessidades do homem do campo. Eu não sei por que essa polêmica. Se querem fazer uma briga política, briguem lá fora”
Quem foi mais duro contra Ernesto Maia foi o ex-presidente do sindicato, Abner Climério, que chegou a acusar o vereador e sua “corja” de desconhecer o funcionamento do sindicato.
“O vereador e a curriola (corja) dele não conhece o sindicato. Tem tanta coisa para o vereador se preocupar, mas eu mesmo não conhecia esse Ernesto. Se esse vereador tivesse pegado esse blog (Blog do Magno) pra divulgar as ações dele, que eu acho que ele não fez nada, seria melhor do que ficar arrumando essas confusões” desabafou Abner.
O sindicato divulgou ainda a relação dos sítios beneficiados com as horas/maquinas do governo do estado.

Confira a relação:
Sítio Poço Comprido – 80 horas
Sítio Poço da Lama e Arapuá – 80 horas
Sítio Pedra Grande – 80 horas
Sítio Carrapicho Novo – 240 horas
Sítio Carrapicho Velho e Barrinho – 120 horas
Sítio Serra da Onça – 60 horas
Sítio Magana – 100 horas
Sítio Porteiras – 65 horas
Sítio Cacimba de Baixo – 200 horas
Sítio Moreira – 180 horas
Sítio Cacos – 190 horas
Sítio Travessão e Gamelinha – 100 horas
Sítio Cachoeira do Cirilo e Tanque da Vaca – 70 horas
Sítio Pindurão dos Marcolinos e Cachoeira dos Cavalos – 185 horas
Sítio Barra da Cruz – 90 horas
Sítio Soledade – 70 horas
Assentamento Luiz Lino – 105 horas

Fonte: Diário da Sulanca

Pernambuco recebe Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil



No período de 24 a 1º de junho, Pernambuco receberá a Caranava Nordeste contra o Trabalho Infantil. À frente dos trabalhos, está o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco (Fepetipe), que coordena programação em todo o Estado. Com diversas ações e estratégias, a Caravana é uma mobilização para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de enfrentamento do problema.

O objetivo da iniciativa é contribuir para o fortalecimento das ações locais de prevenção e eliminação do trabalho infantil nos estados do Nordeste.

Desde abril, a Caravana está acontecendo em toda a região, sendo uma iniciativa do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil e Fundação Telefônica.

A programação em Pernambuco começa no dia 24 de maio, a partir das 9h, com o lançamento da Caravana, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na oportunidade, será reforçada a importância para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador de Pernambuco, aprovado no ano passado, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE). Na ocasião também, em parceria com os Correios, será lançado selo comemorativo à iniciativa.

Calendário da Caravana em Pernambuco

Dentro do calendário da Caravana, a programação em Pernambuco contará com Seminários Regionais nos dias 28 de maio, no Município de Salgueiro (Sertão), 29 de maio, no Município de Garanhuns (Agreste) e 30 de maio, no Município de Goiana (Mata/Litoral). Neles, serão reunidos representantes dos governos Municipais, da Sociedade Civil, operadores de direitos da criança e do adolescente de todo o estado. Paralelamente aos seminários, serão realizadas atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais.

Nos dias dos eventos nas cidades, a Caravana contará com o apoio dos Correios na divulgação. É que os carteiros – literalmente - vestirão a camisa da campanha, reforçando o grande mote da Caranava, que é o combate ao trabalho infantil, junto à população.

A Caravana em Pernambuco será finalizada com audiência com o governador do Estado, Eduardo Campos, no dia 31 de maio. No encontro, o Fepetipe apresentará os resultados colhidos durante a Caravana e solicitará o compromisso do Governo para o cumprimento das ações do Plano Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador.

Confira abaixo o calendário da Caravana Nordeste

9 a 13 de abril - Ceará
16 a 20 de abril - Maranhão / Piauí
23 a 27 de abril - Rio Grande do Norte
7 a 12 de maio - Paraíba
21 a 25 de maio - Sergipe / Alagoas
28 maio a 1º junho - Pernambuco
4 a 6 de junho - Bahia

Confira abaixo o calendário da Caravana em Pernambuco
24 de amio - Lançamento da Caravana
9h - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Auditório do Anexo 2 - 6º andar - Recife (PE)

28 de maio - Município de Salgueiro (Sertão)
8h às 13h – Seminário e Atividades educativas
Local: Instituto Federal
Endereço: BR-232 – km 508 – Zona Rural

29 de maio - Município de Garanhuns (Agreste)
8h às 13h - Seminário e Atividades educativas
Local: Autarquia de Ensino de Garanhuns (AESGA)
Endereço: Av. Caruaru, 508 – Bairro de São José

30 de maio - Município de Goiana (Mata/Litoral)
8h às 13h - Seminário e Atividades educativas
Local: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, s/n - Centro

Dados relacionados ao Trabalho Infantil

Pesquisa Fundação Telefônica

Em Pernambuco, há 81.472 crianças e jovens em situação de trabalho irregular no estado.

A pesquisa, feita pelo Ibope, à pedido da Fundação Telefônica Vivo e com base de dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, PNAD, de 2009, tem índices alarmantes, embora menores que o que foi verificado nas edições de 2002 e 2006.

No Nordeste, a Bahia e o Ceará ocupam os primeiro e segundo lugares, com 192.710 e 110.404 jovens respectivamente. Em todo o Nordeste, a pesquisa detectou 680.896 crianças e adolescentes, das quais 68% são meninos e 32% meninas.

A área urbana concentra 51% do contingente e a rural 49%. O estudo levou em consideração apenas adolescentes até 14 anos.

Dados PNAD-IBGE

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontavam 1.068.568 crianças de 5 a 13 anos “empregadas” no país. Delas, 396.338 estão no Nordeste.

Em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 encontram-se em situação vulnerável, o que em termos percentuais equivale a 6,81% do total.


O que diz a lei

Até os 13 anos de idade, segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido no País. Já entre 14 e 15 anos, é permitido apenas na condição de aprendiz. Dos 16 aos 17 anos, é permitido, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22 horas).

Constituição Federal:
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social
XXXIII - proibição de trabalho, noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

Consolidação das Leis do Trabalho
Art. 403. É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

Estatuto da Criança e do Adolescente
Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

Comissão Pernambuco da Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil

Ana Azevedo - Secretaria Estadual da Criança e da Juventude
Janine Rego de Miranda – Ministério Público do Trabalho
Mabel de Carvalho – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco
Paulo Lago – Centro Dom Helder Camara (Cendhec)
Simone Brasil – SRTE/PE - Ministério do Trabalho e Emprego

Ascom MPT-PE