terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Então é Natal e agora?


Clique na imagem para visualizar o texto.

Opinião e saúde

Tema de hoje: O Olho
Anatomia do olho e fisiologia da visão:

O globo ocular está situado dentro de uma cavidade óssea e possui aproximadamente 24mm de diâmetro anteroposterior e 12mm de largura. ANEXOS OCULARES
As sobrancelhas, os cílios e as pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.

CÓRNEA: é uma membrana transparente, localizada na frente da íris. Tem como funções permitir a entrada de raios de luz no olho e a formação de uma imagem nítida na retina. Seria como a lenta da máquina fotográfica.
ÍRIS: disco colorido com um orifício centras ( chamado de PUPILA)- menina dos olhos). Sua função é controlar a quantidade de luz que entra no olho: ambiente com muita luz faz fechar a pupila; ambiente com pouca luz faz dilatar a pupila. Exerce a função idêntica ao diafragma de uma máquina fotográfica.

Se imaginássemos o olho como uma máquina fotográfica.


CRISTALINO: lente biconvexa, transparente, flexível 9 capa de modificar sua forma), localizada atrás da íris. Sua função é focar os raios de luz para um ponto certo na retina.
RETINA: camada nervosa, localizada na porção interna do olho, onde se encontram célula fotoreceptoras( CONES, responsáveis pela visão central e pelas cores, e Bastonetes, responsáveis pela visão periférica e noturna). Sua função é transformar os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro pelo nervo óptico. No cérebro essa mensagem é traduzida em visão.
COROÍDE: é uma camada intermediária, rica em vasos que servem para a nutrição da retina. A região da retina, responsável pela visão central, chama-se MÁCULA, na qual se localizam os cones .
HUMOR VÍTREO: é uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina.
HUMOR AQUOSO: é um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris. Sua principal função é a nutrição da córnea e do cristalino, além de regular a pressão interna do olho.
ESCLERA: é a parte branca do olho. Sua função é a proteção ocular.

Sinais que indicam problema de visão:

1) Dor de cabeça ou mal-estar durante ou depois de esforço visual ( leitura, aula, assistir tv etc). 2) Franzir a testa ou apertar os olhos para enxergar objetos distantes.

3) Ler com os livros ou cadernos muito próximos do rosto.

4) Desinteresse pela aula e pela leitura, dispersão, desatenção.
Surgindo algum desses sintomas, não espere: leve a criança ao oftalmologista o mais cedo possível.

Quanto mais rápido, maiores as chances do problema ser tratado e corrigido a tempo