domingo, 12 de junho de 2011

São João 2011 - Zefinha Catanha começa hoje 12/06

   

A cultura popular e o povo

Na noite do sábado, dia 11, a manifestação sobre cultura popular foi vista com alegria entre as pessoas que se fizeram presentes à Avenida Jatobá, ou simplesmente, rua do Alto. Lá estavam sanfoneiros, dançarinos de mazurca, repentistas e toda uma gama de adeptos dos movimentos de massa. Foi uma viagem pelo túnel do tempo. Freqüentadores de oito a oitenta anos estavam lá.
         Das 18h às 20h sanfoneiros se revezaram tocando e cantando músicas de Gonzagão, sob o comando de Francisco Amaral. A tenda foi armada em frente à residência de dona Zefinha Catanha. Foi emocionante. Uma volta ao passado. Na mente daqueles que viveram a efervescência junina e cultural dos Negros do Alto, rolaram muitas lembranças e emoções. Foi uma volta ao passado dessa Terra da Sulanca que visa resgatar as suas tradições culturais. Ali se passaram mais de cinco horas de danças e músicas tradicionais sem que as pessoas quisessem arredar o pé.
J. Oliveira

Guardas são acusados de agressão no Agreste

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – A atuação da Guarda Municipal está sob investigação nesta cidade do Agreste. Moradores denunciam abuso de autoridade e agressões. Diante disso, o comando da corporação informou que sindicâncias estão sendo realizadas para investigar possíveis desvios de conduta. Por causa do aumento no número de reclamações, o Ministério Público elabora um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para tentar evitar novos casos.

Na cidade, não são poucos que contam histórias de abusos cometidos pelos guardas. O agricultor Arivonilson Carlos Justino, 38anos, diz que dia 8 de maio conduzia um animal e ele se deitou em uma avenida. “Estava tentando levantar o bicho, quando de repente veio um guarda que me chutou e me agrediu. Depois, fui algemado e me levaram para a delegacia. Disseram que eu estava maltratando o garrote.”

Segundo ele, um comerciante tirou fotos da ação dos guardas e também foi ameaçado. O agricultor prestou queixa por agressão na delegacia e no Ministério Público. Já o comerciante prestou queixa por ameaça. O radialista Antônio Clemente Correia de Almeida, 34, também afirma que sofreu agressões dos guardas municipais. Segundo ele, o fato aconteceu no dia 12 de maio, quando ele foi parado em uma blitz e estava sem os documentos da moto e sem habilitação.

“Recebi voz de prisão. Me tiraram da moto e jogaram no chão. Me bateram, deram chutes e me algemaram. De acordo com Antônio Clemente, já na delegacia, o irmão dele foi para a cela porque teria chamado um dos integrantes de “guardinha”. A situação só foi contornada com a chegada do pai dele e do advogado. Além de registrar essas denúncias, a reportagem do JC recebeu fotos nas quais alguns dos guardas aparecem em treinamento com armas de fogo. Dois deles também estão posando com o rosto coberto por capuz.

A Guarda Municipal foi criada em 1993. Atualmente, conta com 60 integrantes, que não podem armas de fogo. Há, ainda, 23 integrantes que também atuam como agentes de trânsito. 

O promotor de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe, Iron Miranda dos Anjos, disse que já recebeu denúncias contra guardas, mas na maioria dos casos as pessoas não querem aparecer e a punição de possíveis culpados fica difícil. Mesmo assim, segundo ele, há cerca de dois anos, dois agentes foram processados por ameaças.

RESPOSTA - O comandante da guarda municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Getúlio Pacheco de Lima, afirmou que não há abuso de autoridade. Segundo ele, o radialista Antônio Clemente não quis deixar a moto para pegar os documentos do veículo e teria agredido os guardas. No caso do agricultor, o comandante disse que foi recebida uma queixa de que Arivonilson estaria maltratando o animal. Segundo ele, nos dois evento foram abertas sindicâncias para apurar se houve excessos. Getúlio ainda garantiu que os guardas não usam arma ou capuz.


fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/regional/noticia/2011/06/10/guardas-sao-acusados-de-agressao-no-agreste-7072.php

Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe é o primeiro passageiro em Pernambuco a andar de motataxi de placa vermelha


Em Santa Cruz do Capibaribe-PE, o prefeito do município, Antônio Figueiroa, o Toinho do Pará, recebeu autoridades de trânsito do estado em seu gabinete e na sede do SISPOL no dia 10 de Junho, para a entrega da primeira placa vermelha para mototaxistas em Pernambuco. A medida irá beneficiar cerca de 600 profissionais da cidade, que terão descontos na compra de motos novas e no pagamento de impostos. Também participaram da cerimônia o presidente da associação dos mototaxistas Kennedy, o vice-prefeito José Elias, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o deputado federal José Augusto Maia, além dos vereadores Deomedes Brito, Junior Gomes e representantes dos órgãos estaduais de trânsito.
Essa é mais uma das grandes ações que a "Capital das Confecções" tem sido protagonista ultimamente. Um fato histórico para a cidade, já que o município foi o primeiro no estado a preencher os requisitos para receber a autorização, graças ao trabalho desenvolvido pelo departamento de trânsito, que tem à frente o diretor Valdeni Aragão e o coordenador de educação de trânsito, professor Mário Leandro.
O primeiro mototaxista a ter a placa vermelha colocada em sua motocicleta foi Vanderlei de Abreu Dias, que havia recebido do governador Eduardo Campos o primeiro certificado do Curso Especializado de Mototaxista no Estado de Pernambuco, durante o evento “Todos por Pernambuco”. Vanderlei também teve o privilégio de conduzir o prefeito Toinho do Pará, que foi o primeiro passageiro a andar em uma mototaxi de placa vermelha no estado de em Pernambuco. O diretor de trânsito, Valdeni Aragão, afirmou que o os outros mototaxistas cadastrados irão receber as placas vermelhas à medida que regularizarem suas documentações.

Conquista repercutiu em todo o estado
A TV Jornal de Caruaru exibiu uma entrevista com o diretor de trânsito Valdeni Aragão, numa reportagem sobre o processo de regulamentação dos mototaxistas em Caruaru, na qual faz uma comparação com a situação de Santa Cruz do Capibaribe. Os vereadores Deomedes Brito, Dimas Dantas e Dr. Nanau presenciaram o evento e destacaram em seus discursos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores o trabalho desempenhado por Valdeni Aragão e Mário Leandro.


ASCOM - PMSCC - com adaptações do Blog Desafio's

SANTA CRUZ WEB TV


A Santa Cruz FM 98,5 lança uma novidade no São João Zefinha Catanha 2011.  Agora além de ouvir a transmissão via FM, você pode assistir tudo na primeira TV WEB da cidade basta acessarwww.santacruzwebtv.com.br.

confira os shows e entrevistas ao vivo com áudio e vídeo na transmissão do São João 2011 Santa Cruz FM e Santa Cruz Web TV.

Blog do Melqui