terça-feira, 14 de agosto de 2012

José Augusto é o mais rejeitado em Santa Cruz


O candidato do PTB a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia, é o que apresenta a maior taxa de rejeição, segundo pesquisa do Instituto Opinião contratada com exclusividade por este blog. Dos 400 entrevistados, 32% disseram que não votariam de jeito nenhum no trabalhista. Em segundo lugar, o tucano Edson Vieira aparece com 24% e Cleiton Barboza (PV) tem o menor percentual – 11%. Neste modelo, 28% disseram que não rejeitariam nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi a campo nos dias 10 e 11 deste mês, com 400 entrevistados, com base da metodologia Survey, que consiste da aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo investigado. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Bela Vista, Centro, Cruz Alta, Dona Dom, Loteamento São Miguel, Malaquias Cardoso, Nova Santa Cruz, Oscarzão, Palestina I e II, Santa Tereza, Santo Agostinho, São Cristóvão, São Jorge e São José. O registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral é o de número 00064/2012.

José Augusto tem suas maiores taxas de rejeição entre eleitores do sexo masculino (34%) e na faixa de idade entre 45 e 59 anos (35,7%). Concentra, ainda, alta taxa de rejeição entre eleitores com ensino superior 80% e renda familiar acima de cinco salários mínimos (56%).
Já Edson Vieira tem 24% de rejeição, sendo o índice maior entre o público feminino (25%), entre eleitores de 25 a 34 anos (31,8%), com ensino médio (31,5%) e na faixa de renda de três a cinco salários mínimos (29%).

Por último, Cleiton Barboza tem 11,8% de rejeição, maior entre os homens (14%), na faixa de 16 a 24 anos (18,7%), com formação entre a quinta e a oitava série (14%) e com renda entre um e três salários mínimos (15%).



Edson Vieira e José Augusto aparecem empatados em Santa Cruz



Se as eleições para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, a 192 km do Recife, fossem hoje, os candidatos Edson Vieira (PSDB) e José Augusto Maia (PTB) estariam empatados tecnicamente, segundo revela a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito daquele município feita pelo Instituto Opinião e contratada com exclusividade por este blog.
Vieira aparece com 43% e Augusto com 42%, enquanto Cleiton Barboza, do PV, desponta com apenas 1%. O percentual dos votos em brancos e nulos é de 4,8% e 9,5% disseram que estavam indecisos. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é obrigado a lembrar do nome do candidato da sua preferência sem o auxílio da cartela, o tucano tem 37,5% e o trabalhista 37%.

A pesquisa foi a campo nos dias 10 e 11 deste mês, com 400 entrevistados, com base da metodologia Survey, que consiste da aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo investigado. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Bela Vista, Centro, Cruz Alta, Dona Dom, Loteamento São Miguel, Malaquias Cardoso, Nova Santa Cruz, Oscarzão, Palestina I e II, Santa Tereza, Santo Agostinho, São Cristóvão, São Jorge e São José. O registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral é o de número 00064/2012.

Edson Vieira tem seus maiores percentuais de indicação de voto entre os eleitores com nível superior (70%), entre os que ganham acima de 10 salários (61%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (53%). Por sexo, há um equilíbrio – 43,2% dos votos dos homens e 42,8% das mulheres.
Suas menores taxas estão entre os eleitores na faixa etária entre 35 a 44 anos (34%), entre os que têm grau de instrução da 5ª a oitava série (39%) e entre os com renda familiar entre três a cinco salários (36%).

Já o trabalhista tem seus maiores percentuais de indicação de voto entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (53%), entre os com renda familiar na faixa de um a três salários (48%) e entre os com grau de instrução com ensino médio (45%). Por sexo, José Augusto tem 41,7% dos votos masculinos e 41,8% dos femininos.
Suas menores taxas se situam entre os eleitores com ensino superior (20%), entre os que estão na faixa etária acima de 60 anos (27%) e entre os que têm renda familiar acima de cinco salários (31%).

Vandalismo nas eleições 2012 em Santa Cruz

Candidatos são vítimas de vandalismo

A candidata Narah Leandro da coligação Santa Cruz Merece uma Chance e o candidato Helinho Aragão da coligação Frente Trabalhista, foram vítimas de vandalismo onde cada um teve um banner apedrejado.

Não devemos generalizar, não podemos atribuir estas ações de vandalismo aos grupos partidários no entanto os organizadores de ambos os lados deveriam tomar medidas de conscientização junto aos seus seguidores no intuito de evitar a falta de respeito com membros e materiais do lado oposto.

Justiça Eleitoral testa sistema em todo o País


No intuito de garantir eficiência e sucesso para o próximo pleito, a Justiça Eleitoral realizou, no último sábado, um simulado para testar os sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais deste ano. A experiência foi feita em todo o País. Na ocasião, foram analisados programas de apuração, totalização e divulgação dos resultados e, também, a votação por biometria, mecanismo que será usado pela primeira vez em Pernambuco.
Em todos os cartórios do Estado foram feitos os treinamentos e as análises, segundo o assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Orson Lemos. Apenas o voto biométrico é que foi testado no município de Sanharó, que tem cerca de 14 mil eleitores. “Fizemos um processo idêntico ao de uma eleição. Convocamos mesários, presidentes de sessão e eleitores para contribuírem com o processo. Ao todo, compareceram 314 votantes para testar a qualidade da impressão digital”, contou Lemos.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, apenas nove eleitores tiveram dificuldades com a votação na hora do reconhecimento das digitais. “Mas isso foi logo no começo do dia. Depois disso, tudo foi resolvido e o sistema não apresentou mais qualquer tipo de problema. O teste foi muito positivo e bem avaliado, tanto é que no fim de tudo conseguimos transmitir as informações para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em menos de 40 minutos”, contou Orson.
Este ano, 390 mil eleitores, de 11 cidades pernambucanas, votarão por biometria: Itapissuma, Itamaracá, Rio Formoso, Tamandaré, Aliança, Catende, Vicência, Sanharó, Macaparana, Cupira e Caruaru. Nas próximas eleições, segundo Orson Lemos, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que Pernambuco tenha voto biométrico em 45 municípios. Até 2018, toda a população do Estado será cadastrada para votar em urnas biométricas. A proposta do Tribunal Regional Eleitoral é chegar nas eleições de 2018 com 100% dos habitantes já incluídos no novo sistema.
Até o final do ano, segundo Lemos, o presidente do TRE-PE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, deve formalizar ao TSE a inclusão do Recife no cadastro biométrico. De acordo com o último balanço do TSE, a Capital pernambucana possui mais de 1,6 milhão de eleitores. A meta é cadastrar essa população até 2014. Passada essa etapa, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – ambas na Região Metropolitana – seriam as que têm maior quantidade de habitantes. 
Fonte: Blog da Folha

Prefeito de Jaboatão lança mais um filho na eleição municipal do Cabo

120812 5- divulgação

O prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), tem agora dois filhos homens concorrendo às eleições municipais no Cabo de Santo Agostinho, sua terra natal.
Um é o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), que disputa o cargo de prefeito contra o atual vice, Vado da Farmácia (PSB).
O outro é Elias Gomes Filho (PSDB), que será candidato a vereador. O lançamento da candidatura deste último ocorreu ontem (11) no distrito de Ponte dos Carvalhos, onde o pai iniciou sua vida pública.
Elias Gomes, que já foi prefeito do Cabo em três ocasiões, garantiu que o desejo de entrar na vida pública foi uma iniciativa dos filhos, e não dele. “Todos sabem que eu sempre lutei para que meus filhos não entrassem na política porque para ser um bom político é necessário muitas renúncias e fazer muitos sacrifícios”, disse o prefeito ao lado de Betinho e Elias Filho.
Ele declarou também que o fato de ser filho de algum político não qualifica ninguém para ser candidato, mas sim as propostas que cada um apresenta.
“Elias (Gomes Filho) tem propostas que me chamam a atenção para os quase 25 mil cabenses que têm algum tipo de deficiência. Acredito que ele, chegando à Câmara Municipal, fará a diferença no Poder Legislativo”, acrescentou.
Betinho Gomes ressaltou que, apesar do parentesco, isso não muda o tratamento que ele terá com os candidatos. “Olhando Elias (Filho) discursando pela primeira vez, me lembro da primeira vez que discursei. A diferença é que meu discurso foi em um comício presidencial, mas o nervosismo era o mesmo. Eu fico feliz em ver meu irmão entrando na vida pública para defender os direitos da pessoa com deficiência. No entanto, ser da minha família não muda o tratamento. Ele é um candidato com potencial, e certamente será um grande legislador”, disse.
Já para Elias Gomes Filho a luta pelo povo foi herdada do pai e é o caminho pelo qual ele quer trilhar sua trajetória política. “Eu quero lutar pelo povo, porque isso o meu pai ensinou a todos nós desde pequenos. Sempre participei nos bastidores da política e agora quero ir para a câmara lutar pelas pessoas com deficiência, lutar para eles possam ter o direito à qualificação profissional, a uma educação de qualidade, para que eles possam participar do desenvolvimento que chega ao nosso município. Quero estar na rua, com o povo, ouvindo o povo e fazendo a política que aprendi em casa”, disse em seu discurso emocionado. 
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio

Taquaritinga do Norte realizará Campanha Nacional de Multivacinação no próximo dia 18


Com o objetivo de diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal das crianças menores de cinco anos a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde realizarão entre os dias 18 e 24 a Campanha Nacional de Multivacinação, sendo o dia “D” o próximo sábado (18).
A Secretária de Saúde Karla Gomes destaca que os pais devem levar as crianças menores de cinco anos a um posto de vacinação para que o cartão de vacina seja avaliado e o esquema vacinal, atualizado. “Temos que realizar uma campanha positiva em nosso município e para isso é muito importante que os pais colaborem e levem seus filhos aos postos de saúde da família munidos do cartão de vacinação para que o mesmo seja avaliado e o esquema vacinal atualizado de acordo com a necessidade de cada criança”, completou a Secretária.
Além dos Postos de Saúde da Família no sábado (18) os pais também poderão levar seus filhos para se imunizarem defronte ao Centro Comercial Demétrio Paes de Andrade, onde será montado um estande para dar total apoio na campanha.
 Henrique Figueirôa