terça-feira, 14 de agosto de 2012

Justiça Eleitoral testa sistema em todo o País


No intuito de garantir eficiência e sucesso para o próximo pleito, a Justiça Eleitoral realizou, no último sábado, um simulado para testar os sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições municipais deste ano. A experiência foi feita em todo o País. Na ocasião, foram analisados programas de apuração, totalização e divulgação dos resultados e, também, a votação por biometria, mecanismo que será usado pela primeira vez em Pernambuco.
Em todos os cartórios do Estado foram feitos os treinamentos e as análises, segundo o assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Orson Lemos. Apenas o voto biométrico é que foi testado no município de Sanharó, que tem cerca de 14 mil eleitores. “Fizemos um processo idêntico ao de uma eleição. Convocamos mesários, presidentes de sessão e eleitores para contribuírem com o processo. Ao todo, compareceram 314 votantes para testar a qualidade da impressão digital”, contou Lemos.
Durante todo o dia, das 8h às 17h, apenas nove eleitores tiveram dificuldades com a votação na hora do reconhecimento das digitais. “Mas isso foi logo no começo do dia. Depois disso, tudo foi resolvido e o sistema não apresentou mais qualquer tipo de problema. O teste foi muito positivo e bem avaliado, tanto é que no fim de tudo conseguimos transmitir as informações para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em menos de 40 minutos”, contou Orson.
Este ano, 390 mil eleitores, de 11 cidades pernambucanas, votarão por biometria: Itapissuma, Itamaracá, Rio Formoso, Tamandaré, Aliança, Catende, Vicência, Sanharó, Macaparana, Cupira e Caruaru. Nas próximas eleições, segundo Orson Lemos, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que Pernambuco tenha voto biométrico em 45 municípios. Até 2018, toda a população do Estado será cadastrada para votar em urnas biométricas. A proposta do Tribunal Regional Eleitoral é chegar nas eleições de 2018 com 100% dos habitantes já incluídos no novo sistema.
Até o final do ano, segundo Lemos, o presidente do TRE-PE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, deve formalizar ao TSE a inclusão do Recife no cadastro biométrico. De acordo com o último balanço do TSE, a Capital pernambucana possui mais de 1,6 milhão de eleitores. A meta é cadastrar essa população até 2014. Passada essa etapa, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – ambas na Região Metropolitana – seriam as que têm maior quantidade de habitantes. 
Fonte: Blog da Folha

Nenhum comentário: