quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Resumão da 1ª reunião ordinária de 2014

Com a ausência justificada previamente do vereador líder do Governo Dida de Nan, confira o resumo de cada vereador no uso da tribuna na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.

Foto: “Solicito mais uma vez à Mesa Diretora que a CPI da KMC seja implantada. Eu e o vereador Fernando colhemos as assinaturas necessárias e a CPI ainda não foi aberta. A população precisa saber as informações que só a CPI consegue apurar”. – Carlinhos da COHAB.

“Solicito mais uma vez à Mesa Diretora que a CPI da KMC seja implantada. Eu e o vereador Fernando colhemos as assinaturas necessárias e a CPI ainda não foi aberta. A população precisa saber as informações que só a CPI consegue apurar”. – Carlinhos da COHAB.

Foto: “Peço a todos uma atenção especial para esse momento que vivemos, um momento de seca. Nossa cidade está a beira de um colapso e precisamos ser conscientes do nosso papel e de nossa responsabilidade”. – Vânio Vieira.

“Peço a todos uma atenção especial para esse momento que vivemos, um momento de seca. Nossa cidade está a beira de um colapso e precisamos ser conscientes do nosso papel e de nossa responsabilidade”. – Vânio Vieira.

Foto: “Ao andar por Santa Cruz tenho visto que a cidade está bem melhor. O trânsito está melhorando e gostaria de parabenizar o trabalho da equipe da prefeitura pelo esforço de todos. São diversas secretarias fazendo os seus papéis de forma coerente e satisfatória”. – Zezin Buxin.

“Ao andar por Santa Cruz tenho visto que a cidade está bem melhor. O trânsito está melhorando e gostaria de parabenizar o trabalho da equipe da prefeitura pelo esforço de todos. São diversas secretarias fazendo os seus papéis de forma coerente e satisfatória”. – Zezin Buxin.

Foto: “Recebi uma ligação do deputado federal José Augusto Maia, para que possamos acompanhar amanhã o início das obras do INSS em nossa cidade. É a primeira obra com emendas de Zé Augusto. Quero também aproveitar para criticar a COMPESA, pois solicitei um caminhão de água em minha casa, mas não fui atendido, enquanto na casa de um vizinho já foram 2 caminhões. Tratem o povo igual”. – Zé Elias.


“Recebi uma ligação do deputado federal José Augusto Maia, para que possamos acompanhar amanhã o início das obras do INSS em nossa cidade. É a primeira obra com emendas de Zé Augusto. Quero também aproveitar para criticar a COMPESA, pois solicitei um caminhão de água em minha casa, mas não fui atendido, enquanto na casa de um vizinho já foram 2 caminhões. Tratem o povo igual”. – Zé Elias.

Foto: “Estive visitando as obras do calçadão, uma obra que vai melhorar a vida de nossos confeccionistas, uma obra com o carimbo de nosso governador, nosso prefeito, nosso deputado e nosso grupo. Estive visitando também o Hospital Municipal para acompanhar a reforma que acontece naquele local. Quanto a CPI da KMC, estamos aguardando a determinação da Justiça para que possamos tomar a melhor decisão, já que o vereador Carlinhos levou esse assunto para a Justiça”. – Junior Gomes.

“Estive visitando as obras do calçadão, uma obra que vai melhorar a vida de nossos confeccionistas, uma obra com o carimbo de nosso governador, nosso prefeito, nosso deputado e nosso grupo. Estive visitando também o Hospital Municipal paraacompanhar a reforma que acontece naquele local. Quanto a CPI da KMC, estamos aguardando a determinação da Justiça para que possamos tomar a melhor decisão, já que o vereador Carlinhos levou esse assunto para a Justiça”. – Junior Gomes.

Foto: “Apelarei ao Ministério Público, para que seja tomada uma providência contra os abusos que a COMPESA tem cometido em nossa cidade. Estão cobrando a conta de um serviço que não existe. Em vários bairros de nossa cidade a água não chega às torneiras há mais de 60 dias. Isso é um absurdo!” – Francisco Ricardo.

“Apelarei ao Ministério Público, para que seja tomada uma providência contra os abusos que a COMPESA tem cometido em nossa cidade. Estão cobrando a conta de um serviço que não existe. Em vários bairros de nossa cidade a água não chega às torneiras há mais de 60 dias. Isso é um absurdo!” – Francisco Ricardo.

Foto: “Não vamos fazer a oposição do “quanto pior, melhor” ao governo do prefeito Edson Vieira, que recentemente completou um ano. Vamos fazer uma oposição que cobrará o andamento de obras e execução de serviços. Além disso, nossa bancada também está preocupada com a questão do abastecimento de água, que preocupa a todos”. – Galego de Mourinha.

“Não vamos fazer a oposição do “quanto pior, melhor” ao governo do prefeito Edson Vieira, que recentemente completou um ano. Vamos fazer uma oposição que cobrará o andamento de obras e execução de serviços. Além disso, nossa bancada também está preocupada com a questão do abastecimento de água, que preocupa a todos”. – Galego de Mourinha.

Foto: “Faremos uma grande campanha em todas as ruas da cidade, divulgando a Lei de minha autoria, recentemente aprovada, que prorroga o prazo para que todos regularizem os seus terrenos. Quanto à minha luta pela educação, tudo aquilo que faço e todas as minhas lutas são para o bem dos alunos e professores de nossa cidade”. – Jéssyca Cavalcanti.

“Faremos uma grande campanha em todas as ruas da cidade, divulgando a Lei de minha autoria, recentemente aprovada, que prorroga o prazo para que todos regularizem os seus terrenos. Quanto à minha luta pela educação, tudo aquilo que faço e todas as minhas lutas são para o bem dos alunos e professores de nossa cidade”. – Jéssyca Cavalcanti.

Foto: “Não vejo ninguém na classe política de nossa cidade discutir a situação preocupante da água em nossa cidade. Não tenho visto também ninguém discutir a buraqueira que tomou conta da PE-160. Já foi muito prometida a duplicação da PE-160 e até agora nada. Ninguém discute também a paralisação da BR-104. Até parece que estamos satisfeitos”. – Helinho Aragão.

“Não vejo ninguém na classe política de nossa cidade discutir a situação preocupante da água em nossa cidade. Não tenho visto também ninguém discutir a buraqueira que tomou conta da PE-160. Já foi muito prometida a duplicação da PE-160 e até agora nada. Ninguém discute também a paralisação da BR-104. Até parece que estamos satisfeitos”. – Helinho Aragão.

Foto: “A questão da água é muito séria e precisamos discuti-la realmente, entretanto, quero lembrar a todos que desde o ano de 2009 o deputado Paulo Rubem Santiago destina emendas para a edificação de uma agência do INSS em nossa cidade. Depois disso houveram empecilhos e entraves burocráticos, que só foram destravados no ano passado, já na gestão de Edson Vieira. Santa Cruz sabe quem anda com a verdade e quem leva a vida em pegar caronas”. – Afrânio Marques.

“A questão da água é muito séria e precisamos discuti-la realmente, entretanto, quero lembrar a todos que desde o ano de 2009 o deputado Paulo Rubem Santiago destina emendas para a edificação de uma agência do INSS em nossa cidade. Depois disso houveram empecilhos e entraves burocráticos, que só foram destravados no ano passado, já na gestão de Edson Vieira. Santa Cruz sabe quem anda com a verdade e quem leva a vida em pegar caronas”. – Afrânio Marques.

Foto: “Quero chamar a atenção de todos quanto a importância de programas como o Atitude!, que existe em nossa cidade e tem livrado pessoas do vício das drogas. Essa não pode e nem vai ser a causa de uma pessoa só. Vamos enfrentar o problema com as drogas não apenas com discursos, mas principalmente com ação e atitude”. – Narah Leandro.

“Quero chamar a atenção de todos quanto a importância de programas como o Atitude!, que existe em nossa cidade e tem livrado pessoas do vício das drogas. Essa não pode e nem vai ser a causa de uma pessoa só. Vamos enfrentar o problema com as drogas não apenas com discursos, mas principalmente com ação e atitude”. – Narah Leandro.

Foto: “Estamos unindo forças, vereadores e secretarias, para que pessoas usuárias e dependentes de drogas sejam acolhidas e amparadas. Ontem aconteceu o lançamento do projeto que visa revitalizar uma área que durante muito tempo foi posta a margem da sociedade, mas que agora será reinserida em nossa sociedade. Temos nos preocupado também em capacitar as pessoas que lidam com os dependentes, para que tudo ocorra da melhor forma possível”. – Pipoca.

“Estamos unindo forças, vereadores e secretarias, para que pessoas usuárias e dependentes de drogas sejam acolhidas e amparadas. Ontem aconteceu o lançamento do projeto que visa revitalizar uma área que durante muito tempo foi posta a margem da sociedade, mas que agora será reinserida em nossa sociedade. Temos nos preocupado também em capacitar as pessoas que lidam com os dependentes, para que tudo ocorra da melhor forma possível”. – Pipoca.

Foto: “Nós (Câmara de Vereadores) somos um poder independente, não precisamos da decisão da Justiça para instalarmos uma CPI nessa Casa. Portanto, peço ao senhor que instale as CPIs que temos pedido, para que assim, possamos saber se existem pessoas injustiçadas e outras que têm culpa e estão impunes”. – Ernesto Maia.

“Nós (Câmara de Vereadores) somos um poder independente, não precisamos da decisão da Justiça para instalarmos uma CPI nessa Casa. Portanto, peço ao senhor que instale as CPIs que temos pedido, para que assim, possamos saber se existem pessoas injustiçadas e outras que têm culpa e estão impunes”. – Ernesto Maia.

Foto: “Tenho acompanhado a reforma que acontece no Hospital Municipal e vi de perto o esforço de todos da secretaria de saúde para que aquele local tenha as  melhorias necessárias. A proposta é bonita e tenho certeza que a população de nossa cidade será a maior beneficiada”. – Ronaldo Pacas.

“Tenho acompanhado a reforma que acontece no Hospital Municipal e vi de perto o esforço de todos da secretaria de saúde para que aquele local tenha as melhorias necessárias. A proposta é bonita e tenho certeza que a população de nossa cidade será a maior beneficiada”. – Ronaldo Pacas.

Foto: “A maioria das obras em Santa Cruz, como UPA e agência do INSS, são de origem do governo federal. Em nossa cidade o maior aliado da presidente Dilma é o deputado federal Zé Augusto. Em se tratando da forma como eu faço oposição, tenho certeza que faço uma oposição propositiva e consciente”. – Deomedes Brito.

“A maioria das obras em Santa Cruz, como UPA e agência do INSS, são de origem do governo federal. Em nossa cidade o maior aliado da presidente Dilma é o deputado federal Zé Augusto. Em se tratando da forma como eu faço oposição, tenho certeza que faço uma oposição propositiva e consciente”. – Deomedes Brito.

Foto: “O regimento interno dessa Casa é claríssimo. Não há motivos para que, preenchendo os critérios, haja tanta demora, mais de seis meses, para que fosse aberta uma CPI. Essa demora toda só fez alimentar os grupos políticos da cidade, que discutem isso o tempo todo. Creio que só faltou o querer”. – Fernando Aragão.

“O regimento interno dessa Casa é claríssimo. Não há motivos para que, preenchendo os critérios, haja tanta demora, mais de seis meses, para que fosse aberta uma CPI. Essa demora toda só fez alimentar os grupos políticos da cidade, que discutem isso o tempo todo. Creio que só faltou o querer”. – Fernando Aragão.

Dia do Frevo terá comemoração especial em Santa Cruz do Capibaribe


O Dia do Frevo, celebrado no dia 9 de fevereiro, em homenagem a primeira citação da palavra frevo em um jornal recifense “Jornal Pequeno” em 1907, receberá uma comemoração que promete dar início aos eventos do período pré-carnavalesco e levar centenas de passistas às ruas de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco.
A partir das 19h, do próximo domingo (09), será realizado um Aulão e Arrastão do Frevo na Praça dos Estudantes, localizada na Avenida 29 de Dezembro. O evento contará com a participação da Orquestra Girassol, blocos carnavalescos da cidade, grupo de dança do CCI (Centro de Convivência de Idosos) e populares que desejarem cair no passo do ritmo pernambucano, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e sair em desfile pelas ruas da cidade.
Gilberto Geraldo, Gestor de Cultura do Município, relatou que desde o dia 07 de janeiro, a Secretaria de Governo através da Gerência de Cultura vem realizando um trabalho de valorização da cultura pernambucana oferecendo oficinas de frevo gratuitas para a população, as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, no Teatro Municipal.  
“Nada melhor que no Dia do Frevo realizarmos essa grande comemoração em torno desse ritmo que tão bem representa a cultura pernambucana”, ressaltou Gilberto Geraldo.

União dos Poderes leva cidadania para moradores de áreas de vulnerabilidade social


Uma ação integrada dos Poderes Executivo e Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe, do Judiciário, das Polícias Civil e Militar e do Programa Atitude do Governo do Estado, possibilitou a implantação da Polícia Amiga iniciada nesta quarta-feira (05), na Travessa Vera Cruz, no centro da cidade.
O local conhecido como ponto de dependentes químicos, receberá um conjunto de ações transformadoras que visam levar cidadania para o local.

Um trailler do poder municipal instalado na Avenida Cesário Aragão servirá de base para o efetivo de três policias (civis e militares) e três guardas municipais sob a coordenação do Capitão Sena, que a partir desta data, passarão a servir 24 horas por dia à comunidade que receberá ações dos programas “Polícia Amiga” e “ATITUDE” (Atenção Integral aos Usuários de Drogas) do Governo do Estado e Transformar que atuará com agentes da iniciativa pública e privada.
“Quando o poder público e judiciário, a sociedade e as polícias se unem para fazer uma ação em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade social para trazê-las de volta a sociedade com a mão amiga, a polícia amiga, a guarda amiga e o poder público amigo trabalhando fortes e firmes e dizendo aquelas pessoas, vocês são importantes para nós e para a cidade e merecem todo o aparato, estamos verdadeiramente construindo uma cidade melhor para todos”, ressaltou o Prefeito Edson Vieira (PSDB).  

I Encontro de Enfrentamento as Drogas de 2014
Com o objetivo de otimizar ações e buscar novas formas de atuação em áreas de vulnerabilidade, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e o Programa Atitude realizaram nesta semana, no Fórum Municipal, um encontro que contou com a participação de todos os atores que devem integrar o processo de enfrentamento .
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social vem efetivando um trabalho de enfrentamento às drogas com abordagem social de rua, mapeamento de áreas de maior aglomeração de usuários de crack e outras drogas, realização de palestras e formação de grupos de redução de danos por todo o município. Assim como, a busca de convênios com outras secretarias, conselhos e programas de nível estadual, como o ATITUDE que atua em Santa Cruz desde outubro de 2013.
“Atualmente temos alguns usuários de drogas do município atendidos nos centros de acolhimento do ATITUDE em Caruaru, porém, é com muita satisfação que estamos finalizando o processo de instalação da casa da transformação que funcionará no centro através de um trabalho conjunto possamos construir novas histórias”, frisou Alessandra Vieira. 
O Coordenador Regional do ATITUDE, Thiago Costa apresentou um diagnóstico das ações do programa em Santa Cruz e a proposta de uma ampliação das ações em parceria com o município. “Almejamos potencializar os equipamentos da assistência, da saúde, da educação, das polícias Civil e Militar e nesse reordenamento dos serviços em Santa Cruz do Capibaribe objetivamos ampliar o acompanhamento ao usuário e seus familiares”, disse.  
O Comandante do 24º Batalhão, Major Wellington, o delegado regional Júlio Porto, o Juiz da Vara Criminal Rildo Vieira, vereadores e conselheiros estiveram participando do dia de eventos e conquistas para o enfrentamento às drogas no município.

FADIRE lança especializações em várias áreas do conhecimento


Visando oferecer uma formação continuada, a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional - FADIRE, em Santa Cruz do Capibaribe, está lançando uma série de cursos na modalidade de especializações e MBAs.
São cinco MBA's em Gestão Pública e Auditoria, Gestão Empresarial e Controladoria, Gestão de Marketing, Contabilidade e Direito Tributário e Coaching Executivo, Liderança e Gestão de Pessoas e 11 especializações nas mais diferentes áreas do conhecimento. Os cursos terão carga horária de 360 horas/aulas, com duração total de 18 meses.
As aulas serão quinzenais, com início em abril. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas na Recepção da faculdade.
No ato da inscrição, serão exigidos requerimento de inscrição preenchido; curriculum vitae comprovado; fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar da graduação; duas fotografias 3x4 recentes; fotocópia da carteira de identidade e do CPF; comprovante de residência; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100.
Outras informações no site www.fadire.edu.br ou pelos telefones (81) 3731-0300 e 3731-6181.