quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

União dos Poderes leva cidadania para moradores de áreas de vulnerabilidade social


Uma ação integrada dos Poderes Executivo e Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe, do Judiciário, das Polícias Civil e Militar e do Programa Atitude do Governo do Estado, possibilitou a implantação da Polícia Amiga iniciada nesta quarta-feira (05), na Travessa Vera Cruz, no centro da cidade.
O local conhecido como ponto de dependentes químicos, receberá um conjunto de ações transformadoras que visam levar cidadania para o local.

Um trailler do poder municipal instalado na Avenida Cesário Aragão servirá de base para o efetivo de três policias (civis e militares) e três guardas municipais sob a coordenação do Capitão Sena, que a partir desta data, passarão a servir 24 horas por dia à comunidade que receberá ações dos programas “Polícia Amiga” e “ATITUDE” (Atenção Integral aos Usuários de Drogas) do Governo do Estado e Transformar que atuará com agentes da iniciativa pública e privada.
“Quando o poder público e judiciário, a sociedade e as polícias se unem para fazer uma ação em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade social para trazê-las de volta a sociedade com a mão amiga, a polícia amiga, a guarda amiga e o poder público amigo trabalhando fortes e firmes e dizendo aquelas pessoas, vocês são importantes para nós e para a cidade e merecem todo o aparato, estamos verdadeiramente construindo uma cidade melhor para todos”, ressaltou o Prefeito Edson Vieira (PSDB).  

I Encontro de Enfrentamento as Drogas de 2014
Com o objetivo de otimizar ações e buscar novas formas de atuação em áreas de vulnerabilidade, a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e o Programa Atitude realizaram nesta semana, no Fórum Municipal, um encontro que contou com a participação de todos os atores que devem integrar o processo de enfrentamento .
A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social vem efetivando um trabalho de enfrentamento às drogas com abordagem social de rua, mapeamento de áreas de maior aglomeração de usuários de crack e outras drogas, realização de palestras e formação de grupos de redução de danos por todo o município. Assim como, a busca de convênios com outras secretarias, conselhos e programas de nível estadual, como o ATITUDE que atua em Santa Cruz desde outubro de 2013.
“Atualmente temos alguns usuários de drogas do município atendidos nos centros de acolhimento do ATITUDE em Caruaru, porém, é com muita satisfação que estamos finalizando o processo de instalação da casa da transformação que funcionará no centro através de um trabalho conjunto possamos construir novas histórias”, frisou Alessandra Vieira. 
O Coordenador Regional do ATITUDE, Thiago Costa apresentou um diagnóstico das ações do programa em Santa Cruz e a proposta de uma ampliação das ações em parceria com o município. “Almejamos potencializar os equipamentos da assistência, da saúde, da educação, das polícias Civil e Militar e nesse reordenamento dos serviços em Santa Cruz do Capibaribe objetivamos ampliar o acompanhamento ao usuário e seus familiares”, disse.  
O Comandante do 24º Batalhão, Major Wellington, o delegado regional Júlio Porto, o Juiz da Vara Criminal Rildo Vieira, vereadores e conselheiros estiveram participando do dia de eventos e conquistas para o enfrentamento às drogas no município.

Nenhum comentário: