terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma Riqueza cultural e histórica.


Centenária banda de música NOvo Século., Por Lucinalva gomes da silva

Hoje dedicamos este espaço para um breve resumo da história de Domínio Popular, que norteia a origem da Rua Grande.

A “Rua Grande” foi sendo “batizada” de acordo com o crescimento de Santa Cruz do Capibaribe. A parte inicial – chamada de ... do Boi – era Praça Tiradentes. O apelido deveu-se ao fato de ocorrerem “arengas de ponta de calçada” (segundo alguns populares mais antigos), que hoje não mais existem. Este setor também era vítima predileta dos homens que “apertados”, procuravam o ... do boi para urinar.
Da Secretaria Paroquial ao nº 312 – Posto de João Pereira – era a Rua Manoel Borba e do Banco Real até às margens do Rio Capibaribe, Rua Dr. José Bezerra. Por este Motivo era chamada de Rua Grande já que, de fato, até a metade da década de 70 era a maior avenida de nossa cidade. A maioria das manifestações culturais, cívicas ou religiosas, aconteciam na Rua Grande. A mais importante delas, a nossa Feira de frutas, cereais e missangas que ainda hoje ocorre todas as segundas-feiras. Grandes decisões foram tomadas na Rua Grande e que marcaram a existência da nossa história.
A partir de 1984, passou a ser a Avenida Padre Zuzinha. O curioso é que – segundo as nossas fontes (não oficiais) existia um acordo entre Raymundo Aragão e Padre Zuzinha onde o que “partisse” primeiro teria seu nome naquele logradouro. Como todo marco zero, a Rua Grande já teve postos de Gasolina (Braz de Lira, Pedro Neves e João Pereira), armazéns de compra e venda de produtos diversos, clubes sociais, hotéis, escolas, fábrica de corda de caroá e até mesmo o primeiro Cemitério.

A Sociedade Musical Novo Século, ainda hoje tem sua sede na Rua Grande.

Por Jota Oliveira
blog do Ernesto Maia

Movimento alternativo de Santa Cruz do Capibaribe Lança Álbum exclusivo


Movimento alternativo de Santa Cruz do Capibaribe Lança Álbum exclusivo de alta qualidade musical.

Informações:
leoglicerio@hotmail.com
Fone: (81) 9474-3004

Imperdivél


Blog in memória dos anos 80

Passa lá e dá uma conferida em todos os assuntos que bombavam nos anos 80

Asa Fest não decola

Agora entendi o motivo de não terem distribuido credenciais para toda imprensa é que possivelmente não caberia mais ninguém no evento.
Desculpem-me a piada porém é melhor rir que chora.

Quem diria Mendonção junto a situação


Em meio as disputas politicas aqui em Santa Cruz do Capibaribe, uns dos nomes mais usado pela situação é o dos Mendonça onde muito se ouvia dizer em mamulengo dos Mendonça e hoje aparentemente tudo muda e demonstra uma politica com seriedade, agora com certeza após esta imagem o tão falado mamulengo dos Mendonça deixará de existir ou então terá seu número aumentando.
Que a Politica Santa-cruzense seja daqui pra frente um exemplo de democracia e coerência e não uma rinha de galo.

Cotiguaras Moto Clube realiza o Dia da Criança Ano II


O Cotiguaras Moto Clube com apoio de empresários e amigos da cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE, realizou no dia 08/10/2009 a distribuição de brinquedos em função do dia das crianças nas creches “Alcançando Crianças Carentes”, “Marcelo Ramos” – ambas em Santa Cruz do Capibaribe e “CRAS” na cidade de Jataúba. O projeto entra em seu segundo ano e beneficiou aproximadamente 250 crianças, nesta edição o grupo entendeu a distribuição para a cidade de Jataúba, visto que no ano passado ficou concentrado apenas aqui em nossa cidade.
Aproveitamos este espaço para agradecer a importante participação de nossos colaboradores, pois sem eles não conseguiríamos obter tal sucesso.

- Top Imports
- Tribal Moda Jovem
- Restaurante do Arrumadinho
- KMJ Tecidos
- Alfa & Ômega Confecções
- Universo dos Tecidos e Rendas
- Tiburcio Aviamentos

Fotos da ação poderão ser vistas no ORKUT do moto clube, um forte abraço a todos, e até o próximo ano.

L.Eduardo “Havengar”
Dir. RegionalCOTIGUARAS MC