domingo, 10 de agosto de 2008

Empobreceu no cargo

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues (PR), 58, candidato ao cargo pela terceira vez, deixou de declarar ao Tribunal Regional Eleitoral uma agência de publicidade com capital social de R$ 1,33 milhão. O patrimônio da empresa, chamada Publibase, foi constituído em 2006 por duas casas registradas em nome do próprio vereador e avaliadas em R$ 1,3 milhão — Rodrigues, assim, transferiu os imóveis para si mesmo. A operação permitiu que o vereador declarasse neste ano ao TRE estar 50% mais pobre do que em 2004, já descontada a inflação do período. A reportagem é da Folha de S.Paulo.

Ficha-suja ainda não pode comemorar. Falará o Congresso

O jornal O Estado de S.Paulo publica que os candidatos com mácula na vida pregressa ainda estão na mira dos promotores de Justiça do país, mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal. De acordo com a reportagem, integrantes do Ministério Público entendem que, se o Congresso regulamentar normatização para o artigo 14 da Constituição, o critério passará a ser aceito pela corte máxima.
Saldo das condenações
Desde a promulgação da Constituição, em 1988, que deu aos municípios inédita autonomia administrativa, um número crescente de prefeitos e vice-prefeitos foi condenado, em sua maioria, por corrupção. O jornal O Globo publica que o TCU puniu 8.314 gestores municipais. Apenas no ano passado, foram 735. Este ano, já houve 450 condenações.

Escrito por Magno Martins