sábado, 10 de outubro de 2009

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!Dia Universal da CriançaMuitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

LULA VIRÁ A SERTÂNIA. VISITARÁ A OBRA DA TRANSPOSIÇÃO


Agora é definitivo, o presidente Lula virá a Sertânia, visitará o canteiro de obras da transposição nos dia 15 e 16 de Outubro.
Há rumores até que ele deverá dormir por ali. Em conversa com Neto da Moderna, o mesmo informou ao site Tribuna do Moxotó que hoje houve visitas dos seguranças do palacio do planalto e que estão construindo uma espécie de alojamento para o Presidente. Os jornais locais de Pernambuco já noticiaram que Lula estará em Pernambuco. Tribuna do Moxotó sai na frente na informação de que Lula estará em Sertânia juntamente com a chefe da casa civil Dilma Roussef. A expectativa é grande para esta visita. O último presidente que passou por Sertânia foi no governo dos militares, desfilou em um ônibus pelas ruas de nossa cidade o então presidente João Batista Figueiredo ainda nos anos 80, veio visitar a Fazenda Cachoeira. Veja o que disse os jornais de hoje sobre a visita do presidente no dia 15 e 16: Prevista, anteriormente, para o último dia 3, a inspeção que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará nas obras da transposição do rio São Francisco deve acontecer na próxima semana, nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira). A sexta passagem do petista por Pernambuco, este ano, foi anunciada pelo governador Eduardo Campos (PSB), que também confirmou a vinda da ministra Dilma Rousseff (PT/ Casa Civil), preferida de Lula para sucedê-lo. A visita foi adiada no início do mês em virtude de compromissos internacionais do presidente. O governador adiantou que Lula e sua comitiva devem dormir em um “canteiro de obras” ou em uma base do Exército localizada em Floresta, no Sertão. Antes de vir ao Estado, o presidente estará na Bahia e em Minas Gerais, um dia antes, onde também fará vistoria no andamento da transposição. “Acabei de receber o telefonema. Cezar Alvarez (assessor especial da Presidência da República) ficou de me passar os pormenores. Eu sei que vai ter”, destacou Eduardo, no Palácio do Campo das Princesas, após o anúncio da instalação de fábrica da Fiber Glass em Pernambuco. A Imprensa internacional acompanhará a visita, segundo Campos. “Vai ser um mundo de gente. Devemos dormir num canteiro de obra para os lados de Custódia. Temos que escolher isso hoje (ontem), vai ser uma beleza”, revelou o governador, que, em seguida, admitiu também ser possível que a comitiva pernoite na base do Exército, em Floresta, visitada por ele e pelo ministro Geddel Vieira (PMDB/Integração Nacional) em março. “Tem oito mil pessoas (trabalhando na obra da transposição). Só agora vocês vão ver o que é uma obra. Pensem num negócio bonito! Eu fui lá quando tomaram a decisão de dobrar os turnos”, comemorou Eduardo, relembrando a visita com Geddel. Em setembro, Lula esteve em Pernambuco cumprindo cinco agendas, entre elas a inauguração da unidade de Suape da Bunge Alimentos e do campus do Instituto Federal de Pernambuco, em Ipojuca.

O som do Asa


Domingo da Garotada


Domingo (11) muita alegria e diversão irão tomar conta da sede social da AABB. Será realizado o Domingo da Garotada, um evento especial para comemorar o dia das crianças, a partir das 10h toda criança que seja sócia ou dependente está convidada a se divertir, com palhaços, pipoca, cama elástica, e muito mais.

Lula insinua que houve armação política em fraude do Enem e "não vê sentido" em venda da prova

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insinuou nesta sexta-feira (9), que o vazamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ter sido armação política para atingir o governo federal. O presidente afirmou que "não vê sentido" na venda das provas para a imprensa. Tampouco acredita que alguém pudesse se sentir prejudicado pela realização do exame. - Se a pessoa pensou que estava prejudicando o governo, essa pessoa na verdade foi um irresponsável que prejudicou a tentativa de milhões de jovens brasileiros de entrar na universidade. Os comentários foram feitos em coletiva de imprensa durante visita do presidente da àfrica do Sul, Jacib Zuma.
A aplicação do exame, inicialmente marcada para acontecer no último fim de semana (3 e 4 de outubro), foi cancelada na última quarta-feira (30) após denúncia do jornal O Estado de S.Paulo, que foi procurado por pessoas interessadas em vender a prova.
A Polícia Federal investiga o vazamento da prova e já indiciou cinco pessoas que estariam envolvidadas no furto da prova da gráfica responsável pela impressão dos cadernos. A principal suspeita dos policiais é que ela tenha sido furtada por funcionários de uma empresa contratada para trabalhar na gráfica.
Após o vazamento, o ministério rompeu o contrato com o consórcio de empresas responsáveis pela prova o Conasel. Cesgranrio e Cespe, empresas que já realizaram edições anteriores do Enem, serão as novas responsáveis pelas provas.

O que acontece no mundo

Governo oferece grana por cocô de cachorro
Em Taiwan, donos de cães que recolherem fezes podem levar à prefeitura para ganhar um dinheiro extra

A cidade de Taichung, em Taiwan, lançou um programa bem original para acabar com a sujeira dos cachorros em calçadas e parques. Todo cidadão que recolher as fezes do seu e de outros donos de cães poderá levá-las num saquinho, ou num sacão, até a prefeitura para receber uma grana em troca. Cada quilo de cocô vale US$ 3.
O site do Conselho Municipal de Meio Ambiente postou a seguinte mensagem: “Esperamos que os esforços da população acabem com a sujeira da cidade de maneira espontânea ou com a troca de seus saquinhos de limpeza por dinheiro.” Um milhão de pessoas moram na cidade – e estima-se que existam 100 mil cãezinhos de estimação. O projeto de limpar o cocô começa a valer a partir da semana que vem. “Não tínhamos outra alternativa, já que aumentou o número de animais de estimação e a população não tem colaborado com a limpeza na cidade” disse Wan Wen-ge, engenheiro que faz parte do Conselho de Meio Ambiente.