quarta-feira, 2 de abril de 2014

Um tiro no pé


Um tiro no pé, é uma expressão bastante utilizada na política, e parece que em Santa Cruz do Capibaribe tem muita gente atirando em seu próprio pé, eu diria que alguns se destacaram tanto que acabaram atirando nos dois pés.

Lideres e aliados estão eufóricos com tantos acontecimentos, que ainda não se deram conta dos buracos causados pelos tiros, me arrisco a dizer que o cenário político em Santa Cruz do Capibaribe está mais para bang bang... mas calma, os tiros aqui expressados se referem as decisões e pronunciamentos que surgem a cada momento em nossa política local. 

Em um futuro bem próximo, quando a poeira começar baixar, poderemos ver quem sofrerá com os estragos causados pelo bang bang na política local.

Finalizo com a seguinte frase;

"Uma pessoa pode ser o chefe de um grupo e não ser seu líder, assim como pode ser o líder sem ser o chefe. O chefe decide o que o grupo deve fazer em função da autoridade que dá sua posição hierárquica, mas o líder, sem dispor desta autoridade hierárquica, tem a capacidade de decidir a atuação do grupo pela simples “autoridade moral” que exerce sobre o resto da equipe".

(autor desconhecido)

"Por fim, ser líder é conseguir que cada membro trabalhe e aporte o melhor de si mesmo na luta pelo bem do grupo, sem fazer uso da imposição, caso contrário estaria este sendo apenas um chefe".

Por Joseilson Chagas

(autor desconhecido)

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe fará AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA para os alunos do ensino fundamental II‏


A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA (avaliação unificada) será aplicada aos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal. O objetivo é acompanhar todo o processo de ensino e aprendizagem, desde a sequência didática – que foi distribuída, pelo Departamento de Ensino, aos professores de cada componente curricular –, até a elaboração das avaliações escritas, o que foi realizado em grupos de professores e coordenadores de cada área do conhecimento (nos encontros de formação continuada). Ou seja, a Secretaria Municipal de Educação, tem como uma das suas principais metas: unificar o ensino da rede, de forma a contemplar e assegurar uma avaliação qualitativa e contínua da aprendizagem do aluno, fornecendo subsídios e apoio necessários à prática do professor e criando instrumentos que dê, aos técnicos da secretaria, condições de avaliar a evolução educacional do alunado, em âmbito real e global.

Segundo o Gestor de Ensino, Prof. Moizés Costa Neto, optou-se pela aplicação da avaliação unificada por ser mais uma ferramenta que permitirá zelar pela qualidade do ensino que é ministrado nas escolas da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Os resultados da avaliação serão significativos para identificar com mais profundidade o nível de aprendizagem dos conteúdos pelos alunos – por escola, classe e ano – e obter, assim, quadros comparativos das habilidades avaliadas. Dessa forma, para Costa Neto, “a proposta de avaliação é criar um padrão que atinja todo o município e facilite as intervenções dos coordenadores no processo de ensino-aprendizagem como também verificaremos in loco o aproveitamento do cronograma unificado de conteúdos didáticos que temos seguido, para que possamos continuar a garantir que todos os estudantes, de qualquer parte da cidade, recebam a mesma proposta de melhoria qualitativa no ensino, em todas as unidades educacionais da rede”, afirmou.

Sobre o conteúdo do processo avaliativo municipal, o Vice-prefeito e Secretário Municipal de Educação, Dimas Dantas, explicou que “esta é uma ação pedagógica positiva e inovadora da rede, e está sendo planejado de forma conjunta com os professores das escolas municipais. De forma que, Santa Cruz vislumbra a superação de um período negativo e fortemente comprometedor do futuro educacional, que era o de tratar o ensino público como um faz-de-contas.

“Depois da aplicação do exame, uma equipe técnica irá traçar um mapa para visualizar o panorama com todos os resultados, e assim traçarmos as ações e intervenções para continuarmos a garantir que os alunos das escolas municipais tenham à disposição um ensino público de qualidade e para que possamos avançar de forma sólida em sua formação escolar”, disse.

A prova será aplicada no horário regular de aula dos alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os resultados obtidos após a realização do exame também serão trabalhados nas formações dos docentes nos encontros pedagógicos. Em tempo, a prova unificada será apenas uma das técnicas de avaliação de que o docente disporá, permitindo, assim, também a autonomia do professor na prática avaliativa.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo‏


Feira de Caruaru e Toritama perdem espaço


CARUARU (29/03) - Em recente pesquisa realizada com usuários do programa Show das Feiras, realizada pela TVSHOPSHOW.com (com quase dois milhões de visualizações nas redes), revelaram um dado que certamente não deve surpreender ninguém.

Em Caruaru e Toritama, no Agreste de Pernambuco, por exemplo, muitos feirantes acham que as feiras dessas cidades perderam espaço para o gigante Moda Center, e como se isso não bastasse, o atual prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, está investindo com força total, com obras avançadas e com ajuda do governo do Estado no Calçadão Miguel Arraes de Alencar ou Poeirão como é conhecido.

O Calçadão vem com mais de 3500 novos boxes e com toda a infraestrutura de um Outlet. Não há dúvidas que vai dividir o bolo com vizinho Moda Center Santa Cruz.

Em Toritama, a feira local é um desrespeito aos confeccionistas que ali expõem seus produtos sem o mínimo de suporte ou apoio, pior para os turistas de moda que alí deixam, semanalmente, uma verdadeira fortuna.

O local é um caos, não oferece  o mínimo de conforto ou segurança. Ônibus que chegam lotados de pequenos comerciantes que se deslocam de lugares distantes experimentam a cada semana uma verdadeira penitência ao desembarcar na cidade. Barracas caindo aos pedaços, com graves riscos para feirantes e compradores, trânsito caótico e desordenado. Caruaru, além dos assaltos, trilha o mesmo caminho ou pior por ocupar, geograficamente, o triplo de tamanho. 

As brigas políticas locais e o desinteresse pelas feiras, Toritama e Caruaru, encarregaram-se de desmantelar suas galinhas de ovos de ouro. Em Caruaru, muito pior por se tratar de uma das maiores e mais antigas feiras a céu aberto do Nordeste, abandonada a sua própria sorte. Um novo discurso prega que a feira vai mudar de local, a passos de tartaruga. Caruaru adormeceu no tempo, subestimando a vizinha Santa Cruz do Capibaribe que foi comendo o pirão pelas beiradas tornando-se hoje o principal e imbátivel centro de moda do nordeste, gerando renda e emprego, longe de ser alcançada, pois não para de crescer.

Enquanto isso, os negócios de moda em Caruaru também tem se revelado um fiasco. Para se ter uma ideia, num exemplo recente, um cidadão que em 2005 investiu quase 100 mil em uma loja no Polo Caruaru, teve que vender por menos de oito mil por não suportar um condomínio escorchante sem a devida contrapartida de resultados. Outras lojas e Boxes, no mesmo local, já foram fechadas ou derrubadas. Gestões amadoras com campanhas publicitárias medíocres só tem contribuido para afundar cada vez mais um local com uma infraestrutura que tinha tudo para dar certo, mas nao deu. Já em Santa Cruz, os comerciantes comemoram a boa organização dos gestores e o sucesso de boas campanhas publicitárias, algumas de nível nacional. O resultado é que a casa está sempre cheia e em constante crescimento com boas vendas. Os poucos espaços, Boxes ou lojas, são disputados a peso de ouro.

As cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe não realizam mais feiras aos domingos. A alteração entrou em vigor no início do ano (2014) e têm alterado a rotina de muita gente dividindo opiniões.

Ronaldo S.
Comunicação e Marketing
Fonte:http://www.tvcaruaru.com/index.php/news/272/feira-de-caruaru-e-toritama-perdem-espa%C3%A7o/

Abertas inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento‏


Visando promover a formação específica para agentes de Sistema de Garantia de Direitos, a Escola de Conselhos de Pernambuco realiza, a partir do mês de abril, o Curso de Aperfeiçoamento em Teoria e Prática dos Conselhos da Criança e do Adolescente.

(vagas limitadas)

Destinado para Conselheiros(as) dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, o aperfeiçoamento conta com carga horária de 200 horas-aula e visa o desenvolvimento de competências estratégicas para o atendimento e as práticas de promoção e defesa dos Direitos Humanos. O curso abordará, didaticamente, questões teóricas em paralelo ao cotidiano dos Conselhos dos Direitos da Criança de do Adolescente e Tutelares.

Em que consiste o Curso de Aperfeiçoamento em Teoria e Prática dos Conselhos da Criança e do Adolescente?

Destinado exclusivamente a Conselheiros(as) dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros(as) Tutelares de todo o estado de Pernambuco, o aperfeiçoamento conta com carga horária de 200 horas-aula, sendo 160 horas presenciais, visando o desenvolvimento de competências estratégicas para o atendimento e a prática de promoção e defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Inscrições:

As inscrições deverão ser realizadas até dia 05 de abril de 2014, exclusivamente pelo formulário da Escola de Conselhos de Pernambuco. Para acessá-lo, clique no link:
https://docs.google.com/forms/d/1awmc4Z0ApeDDgLXgytrIcQ5Xezt7cFfUPIxppDbZpbU/viewform

Conteúdo

De maneira didática, o curso abordará questões teóricas em paralelo ao cotidiano dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares. As disciplinas do curso serão desenvolvidas a partir dos três eixos principais: Fundamentos em Direitos Humanos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: o ético, o político e o técnico.

O curso também abrange diversas temáticas transversais, como Sexualidade e Gênero; Violências e mediação de conflitos; Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, por exemplo. Ao final, os alunos desenvolverão um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação de uma equipe de professores. As disciplinas, temáticas transversais e o conteúdo programático completo podem ser conferidos no link abaixo.
https://docs.google.com/file/d/0B0cVEvFHyeXAYVd4UnRtYk4yaEU/edit?pli=1

Cidades que sediarão o curso

A formação será desenvolvida simultaneamente em todas as regiões do estado, tendo sedes nos municípios: Santa Cruz do Capibaribe; Recife; Caruaru; Garanhuns; Pesqueira ou Arcoverde; Surubim; Palmares; Afogados da Ingazeira; Paudalho; Vitória de Santo Antão; Serra Talhada; Salgueiro ou Ouricuri e Ibimirim.

Nas cartas-convites encontra-se a orientação da cidade sede para a qual o(a) Conselheiro(a) deverá inscrever-se.

Datas e locais das aulas inaugurais: 
05 de abril – Santa Cruz do Capibaribe
08 de abril – Caruaru 
09 de abril – Paudalho 
10 de abril – Garanhuns 
11 de abril – Afogados da Ingazeira 
12 de abril – Recife 
12 de abril – Serra Talhada
14 de abril – Palmares
26 de abril – Início das aulas em todos os municípios.

Os locais dependem da organização de cada cidade sede, e serão divulgados assim que confirmados. Os horários serão definidos nos seminários das Aulas Inaugurais