quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto "Vamos Transformar o Mundo Juntos" será vivenciado em escolas de Caruaru

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Centenário em parceria com a Estação do Governo Presente Caruaru e a rede de proteção social do município que abrange a Policia Militar através do PROERD, arte educadores da saúde, NASF, USF (Unidade de Saúde da Família) Centenário, Grupo de convivência do CRAS, Programa Atitude, Casa das Juventudes e Associações de moradores realizarão entre os dias 22 e 25 a vivencia do projeto:“Vamos transformar o mundo juntos”.
O mesmo tem como objetivo a realização de palestras, apresentações culturais, debates e oficinas nas Escolas: Dom Vital, José Leão, Antônia Cavalcanti, Augusto Tabosa, Guiomar Lira e Creche Tia Carminha, localizadas nos Bairros: Centenário, São Francisco e Divinópolis.
Caminho para a compreensão de si mesmo e dos outros, valorizar a diversidade, colocar-se no lugar do outro, conflitos, violência e injustiças, drogas e suas conseqüências, a paz começa comigo mesmo, serão alguns dos temas trabalhados entre os alunos das Escolas envolvidas com o intuito de despertar, que eles mesmos, podem transformar o mundo que vivem a partir de atitudes simples e corriqueiras.
A finalização da culminância do projeto acontecerá na sexta – feira (25) em frente à Praça do CRAS Centenário, onde todas as escolas se encontrarão como forma de confraternização e farão exposição dos trabalhos realizados. Acontecerá também apresentações de corais, bandas e fanfarras escolares, peças teatrais, rodas de capoeira entre outras atividades.
A festança iniciará a partir das 8h e também premiará os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos e Escolas envolvidas.
Henrique Figueirôa
Articulador de Difusão Social – Estação do Governo Presente – Caruaru

Secretaria de Educação realiza 2º Encontro Pedagógico‏


A Secretaria de Educação realizou o 2º Encontro Pedagógico. O evento, que contou com a participação de toda a classe dos professores da rede municipal, Secretário de Educação Joselito Pedro e o Prefeito Edson Vieira (PSDB), teve como objetivo debater avaliações em rede e práticas pedagógicas.
O prefeito Edson Vieira (PSDB) falou que melhorias na educação são deveres de todos que integram a pasta. “Educação em Santa Cruz é um grande desafio, e para as coisas fluírem precisamos da colaboração de todos, professores, alunos, gestores e poder público, este conjunto de pessoas certamente conseguirá melhorar a educação de Santa Cruz”.
“O evento sempre deixa boas reflexões, a educação pública tem muitos desafios, e eu acredito que todos os professores são capazes de melhorar sua prática de educação”, falou Fabiana Rodrigues, professora da Escola Municipal Senador Ronaldo Aragão.
Para o Secretário de Educação Joselito Pedro o encontro tem o propósito para o professor aperfeiçoar seus conhecimentos. “O tema que estamos trabalhando é avaliação em rede e o letramento, dando ao professor a possibilidade de discutir e colocar suas ponderações, eu estou muito feliz pela participação dos professores, foi um dia muito produtivo de muita discussão e de bons resultados para a educação de Santa Cruz”.
O evento contou com palestra de Paloma Borba, integrante da editora Saraiva. Na ocasião foram distribuídos ovos de páscoa para todos os professores. 
Assessoria

Ação conjunta entre Câmara e Prefeitura realiza pavimentação na rua Mãezinha Félix


A rua Mãezinha Felix, no bairro São Jorge, recebeu na noite desta quarta-feira (16) o anúncio de pavimentação, uma obra que vai melhorar as condições de mobilidade dos moradores, e beneficia mais de 60 famílias diretamente. A obra é uma ação conjunta da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe.
Serão mais de 600 metros quadrados de calçamento, e os trabalhos já iniciam na manhã desta quinta-feira (17) com a avaliação do solo e inserção do meio-fio, tem um prazo de 30 dias para conclusão com inauguração prevista para o início de junho. De acordo com o presidente da casa José Vieira de Araújo, Junior Gomes (PSB), a obra é um pleito antigo da comunidade.
“Mais uma ação de integração entre Câmara e Prefeitura, e o atendimento de uma solicitação da comunidade. Essa rua é emblemática, onde inúmeros prefeitos e presidentes de Câmara diziam que fariam, promessas foram feitas e nunca cumpridas. Hoje, podemos dizer que estamos contribuindo para a realização de um sonho dos moradores”, disse.
Já o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) a obra foi uma prioridade no programa de pavimentação que já contemplou diversas localidades do município. “Este calçamento não foi realizado antes por não ter sido prioridade em outras gestões. Esta rua é uma ação conjunta, que procuramos assim proporcionar dias melhores sem custo algum para os moradores. Estamos fazendo nossa parte e pedimos à população que colabore com a questão do tempo necessário para a cura do calçamento”, relatou o prefeito.
Já foram contempladas em ações conjuntas as ruas José Ronaldo Aragão e Boa Ventura Vieira (Dona Dom), além da José Francelino Aragão Filho, no Bela Vista, e parte da Maria Francisca Ramos no bairro São Miguel.
Assessoria

UBS do Santa Tereza vai beneficiar mais de 1,2 mil famílias em Santa Cruz do Capibaribe


A Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Tereza, que está com obras a todo vapor, está sendo preparada para proporcionar todo o conforto e acolhimento para mais de 1,2 mil famílias de Santa Cruz do Capibaribe, cadastradas pelos agentes de saúde, que residem na área.   
O prefeito Edson Vieira (PSDB) comemorou o bom andamento das obras e falou sobre o compromisso da sua gestão com a Atenção Básica. “Reativamos os 18 PSF’s do município que contam com atendimento médico, de enfermeiros e dentistas, e tendo a consciência que temos muito a melhorar, estamos em fase de conclusão da construção de uma UBS para os moradores do Santa Tereza, Cruz Alta e região”, frisou Vieira.
A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está investindo R$179.990,56 (cento e setenta e nove mil, novecentos e noventa reais e cinquenta e seis centavos)  em recursos conveniados com o Governo Federal em um espaço de aproximadamente 200 m² que contará com acessibilidade, recepção ampla, dois banheiros para os pacientes e dois para os profissionais da saúde e nove alas direcionadas para o atendimento à população.
A UBS do Santa Tereza, assim como as outras unidades do município, oferecerá os  serviços essenciais de saúde da família de acolhimento à população, atendimento médico, consulta e tratamento odontológico, atendimento de profissionais da enfermagem, acompanhamento da gestante e do bebê com pré-natal e puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança até os dois anos de idade), curativo, distribuição de medicamentos básicos e contraceptivos, exame preventivo do câncer do colo de útero, imunização com a aplicação de vacinas, nebulização, grupo de educação em saúde e planejamento familiar.
“As UBS’s atuam na prevenção como forma de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das famílias e nossa gestão acredita que com uma saúde básica bem cuidada, teremos uma saúde melhor em todas as áreas”, disse o secretário de Saúde Breno Feitoza.
Assessoria