segunda-feira, 30 de abril de 2012

Decreto Municipal


Seca – Fetape tem reunião com ministro da Integração e realiza mobilizações no interior de Pernambuco‏


A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) terá uma reunião, nesta segunda-feira (30), com o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho. O objetivo é discutir os problemas causados pela estiagem aos trabalhadores rurais do Sertão e do Agreste do estado. Na ocasião, a Fetape entregará uma pauta de reivindicações, elaborada a partir de diálogos com os Sindicatos, Contag, Cut, ASA e parceiros das duas regiões. Também a partir de hoje, acontecerão mobilizações no interior do estado, para chamar a atenção dos governos, nos âmbitos municipais, estadual e federal para os efeitos da seca.

Entres os itens do documento que será entregue ao ministro da Integração Nacional, há uma solicitação para que se crie uma Diretoria de Agricultura Familiar na estrutura da SUDENE, com o objetivo de desenvolver ações, dentro do órgão, voltadas para esse segmento, que representa mais de 2 milhões de estabelecimentos rurais em todo Nordeste;  a reestruturação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), para que ela tenha ações mais voltadas aos pequenos produtores;  legalização das terras de agricultores que vivem no perímetro irrigado do Sertão, para que esses tenham mais acesso à estrutura de irrigação que existe no local; e ampliação do investimento em cisternas de placas. Neste caso, é reivindicado, também, que o Governo volte atrás da ideia de utilizar cisternas de plásticos, que já estão sendo distribuídas em algumas localidades, e que têm gerado, de acordo com a sociedade civil, resultados insatisfatórios.

“Entendemos como muito importante o compromisso de uma ação conjunta dos governos no enfrentamento a esse momento difícil vivido pelas regiões do Sertão e do Agreste de Pernambuco. Por isso, além de ações emergenciais, é necessário um conjunto de ações estruturantes, a curto, médio e logo prazos, que possam ser acompanhadas por comitês municipais e estadual, com a presença da sociedade civil. Isso será determinante para que as ações tenham um controle social ", afirma o presidente da Fetape, Doriel Barros, complementando: “não podemos repetir formas e modelos adotados no passado, nos quais, muitos trabalhadores ficaram de fora". 



O encontro entre a direção da Fetape e  o ministro acontecerá na sede da Federação, na rua Gervásio Pires, às 9h,  e deverá contar também com a presença do secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, secretário Executivo da Agricultura Familiar,  Aldo dos Santos, e  secretário Executivo de Tecnologia Rural e Programas Especiais, José Patriota, entre outros convidados.

Durante toda a semana passada, a Fetape realizou uma série de atividades junto aos Sindicatos dos municípios atingidos pela seca, para a montagem da pauta que já foi  apresentada ao Governo Estadual,  e que será ampliada para a esfera Federal. Para esta semana, mobilizações estão previstas no Sertão e Agreste.

Mobilizações  - Nesta segunda (30), em Ouricuri, onze municípios do Polo Sindical do Araripe realizarão uma caminhada pela cidade, a partir das 8h, quando farão paradas na Compesa, IPA , IBG, Bancos do Brasil e Nordeste e Prefeitura, entregando, a esses órgãos, de acordo com suas especificidades, reivindicações  voltadas para amenizar os efeitos da seca na vida dos agricultores

Em Vertente do Lério, no Dia do Trabalho (amanha - 1º de maio), dezesseis municípios que formam o Polo Sindical estarão reunidos, a partir das 9h, para celebrar a data, mas também para denunciar as  difíceis condições de vida dos agricultores e agricultoras da região, por causa da estiagem. Com o tema Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade, os trabalhadores serão convidados a refletir sobre a necessidade de se conviver com a realidade da seca e sobre as reivindicações que estão sendo apresentadas aos governos municipais, e que já foi entregue ao Governo Estadual, para que sejam efetivadas políticas públicas que deem conta desse processo de convivência. Também amanha, nove municípios do Polo Sindical do Submédio São Francisco farão um ato público na cidade de Floresta.

Assessoria de Comunicação
Ana Célia Floriano - 81 92413613 //  99244575
www.fetape.org.br