terça-feira, 31 de maio de 2011

Correndo atrás

Willamy Feitosa

Os lojistas e comerciantes em geral de nossa região já sabem, que o período pós-carnaval até final de abril, é de “queda” nas vendas, período este de sazonalidade para o comércio. Mas, um fato que chamou atenção foi as vendas em relação ao mesmo período do ano anterior para alguns comerciantes demonstraram maior retração.
Medidas governamentais de combate a inflação através da diminuição do consumo, como aumentos dos juros, e diminuição do crédito, retraíram ainda mais as vendas no primeiro semestre. Porém, a economia já dá sinais que o período de “abril para fechar” está chegando ao fim.
A própria economia regional demonstra melhoras, seja no aumento (mesmo pequeno) dos pedidos das inúmeras indústrias do pólo de confecções, até mesmo no aumento das vendas diretas ao consumidor final, atreladas ao inicio do período junino.
Chegou à hora de “correr atrás do tempo perdido”, preparar os estoques das lojas de roupas, acessórios, perfumaria e floricultura, que por sua vez são os artigos mais pedidos pelo consumidor neste período de festas.
O dia dos namorados, as festas das fogueiras, escolas, empresas e famílias, fazem com que os consumidores saíam ás compras, além das tradicionais festas de rua e clubes, proporcionarão um aumento significativo nas vendas de diversos artigos, é o inicio do período de melhores vendas.
Entretanto, é importante que o comércio procure proporcionar um atendimento diferenciado ao público, haja vista, que a partir de agora com o aquecimento do comércio as visitas dos possíveis clientes as lojas serão cada vez mais constantes, uma grande oportunidade para os empreendedores de conquistar novos clientes principalmente diante do inicio do segundo semestre, que de fato é o período de maior aquecimento da economia proporcionado pelo pagamento do 13º salário, confraternizações nos diversos grupos sociais como: igrejas, empresas e famílias, além do natal e ano novo. Em linhas gerais aproveite o calor do período junino para tratar o seu cliente de maneira especial, pois desta maneira ele voltará e trará amigos ao seu estabelecimento.


Willamy Charles Feitosa Duque

Economista, com pós graduação em contabilidade e controladoria, atualmente é sócio da Skin Vest. willamyf@hotmail.com

Agora é oficial, Lei nomeia Santa Cruz do Capibaribe “Capital da Confecção”



A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, desde os anos 50 começou a se destacar com a produção de colchas e peças de vestuário feitas de retalhos. Nos anos 90 o agreste pernambucano passou a ser o maior polo de confecções do Nordeste e o segundo do Brasil. Santa Cruz do Capibaribe tornou-se o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, junto com Toritama e Caruaru.
Atualmente, o PIB de Santa Cruz do Capibaribe cresce em média 13,5%. A cidade possui o Maior Parque de Confecção da América Latina, o Moda Center Santa Cruz, que conta com aproximadamente 12 mil empresas, representando, segundo o SEBRAE, 85% das empresas de confecções do estado, a exemplo da Rota do Mar que produz cerca de 20% da confecção da cidade e conta com aproximadamente 1.200 colaboradores, levando moda para vários estados do Brasil e para o exterior.
Pela sua importância econômica para Pernambuco e pelo fato de já ser conhecida como “Capital da Confecção”, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB), criou o Projeto de Lei, que confere a Santa Cruz do Capibaribe o título de “Capital Estadual da Confecção”. O Projeto foi aprovado e a Lei Nº 14.311 foi sancionada pelo governador do estado na última sexta-feira (27). “A Lei ratifica e oficializa o que já é de fato uma realidade, Santa Cruz do Capibaribe hoje é o maior produtor de confecções de Pernambuco, isso só nos traz mais orgulho e vontade de engrandecer ainda mais o nome de nossa cidade”, disse Edson Vieira.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Seminário pela Paz em Santa Cruz


O MOVPAZ (Movimento Pela Paz) irá realizar em Santa Cruz do Capibaribe um Seminário pela paz, que acontecerá neste sábado 04 de junho na Câmara de Vereadores com início às 13:30 h.

Palestrante: Clóvis Nunes
Entrada gratuita

Maiores informações: CDL 3731.2850

Forró da arrecadação

Celulares "mudos" nos bancos


Projeto de lei pretende proibir uso de aparelhos telefônicos dentro das agências bancárias             

Um projeto de lei criado para coibir as constantes investidas às agências bancárias em Pernambuco promete causar polêmica. Apresentado à Assembléia Legislativa pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o projeto pretende proibir o uso de aparelhos celulares e eletrônicos dentro dos bancos. O objetivo é evitar o repasse de informações entre bandidos dentro e fora dos estabelecimentos. A medida já está vigorando em Minas Gerais e no Rio de Janeiro desde o início deste ano e em Curitiba, no Paraná, desde o ano passado. 


Enquanto a polícia investe alto para tentar coibir as ações criminosas, os assaltantes desafiam esse trabalho. Ontem, duas agências do Banco do Brasil foram alvos de investidas. Na madrugada, criminosos arrombaram e levaram todo o dinheiro do cofre da agência do bairro de Afogados, no Recife. À tarde, uma dupla armada rendeu clientes e arrombou caixas eletrônicos no município de Capoeiras, no Agreste. 



O projeto de lei do deputado Diogo Moraes que visa proibir o uso dos celulares nos bancos segue em tramitação na Comissão de Justiça da Assembléia. A idéia não é proibir o porte dos aparelhos, mas sim o uso dos equipamentos dotados ou não de câmeras fotográficas, filmadoras e similares, em ambientes dos caixas de atendimento e terminais de autoatendimento. “As pessoas só poderão usá-los ao lado da gerência, por exemplo. Os vigilantes e as câmeras de segurança serão responsáveis pela fiscalização”, explicou Moraes.



Se a lei for aprovada, os bancos serão obrigados a colocar cartazes informando sobre a proibição do uso dos equipamentos. O descumprimento da medida pode acarretar em advertência ou multa em caso de reincidência. O valor pode chegar a R$ 15 mil. A fiscalização deve ficar a cargo do Procon. A medida, votada em até 45 dias, passará pela sanção do governo.



“Os crimes de roubo que ocorrem nas saídas dos bancos são realizados com a ajuda de informações de ‘olheiros’ de dentro das agências”, disse o deputado. A Câmara de Vereadores do Recife aprovou lei que prevê instalação de dispositivos de segurança que destroem cédulas em caso de violação.


Fonte Dário de Pernambuco

Conselho Municipal de Segurança Alimentar é reativado em Santa Cruz do Capibaribe


Na última quinta-feira (26), representantes de entidades da sociedade civil e de algumas secretarias de governo se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento Social para reativar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, órgão encarregado de incentivar políticas públicas voltadas para segurança alimentar.
O COMSEA tem caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, serve como espaço de articulação entre a sociedade civil e o governo municipal para formação de programas e ações para a área de segurança alimentar e nutricional. Trabalha em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura, visando buscar parcerias com associações rurais, visando a produção de alimentos destinados à merenda escolar, favorecendo tanto os agricultores quanto os beneficiários dos programas.   
O conselho é composto por membros ligados a várias esferas do poder público, entidades não governamentais e sociedade civil. A mesa diretora do Conselho é formada por Luciano Alves Ramos (presidente), Maria Assunção Siqueira e Sílvio Wanderson Araújo Dantas.

Deu no Agreste Notícia

QUE POLÍTICO É ESSE?


Ao contrario de muitos políticos que após serem eleitos somem (desaparecem) e até mesmo se escondem das cobranças do povo, em Santa Cruz do Capibaribe existe uma das exceções, é o caso do Vereador de Oposição Zezin Buxin (PSDC) um dos parlamentares mais bem avaliados da Capital da Sulanca.
O Vereador tem desenvolvido um importante trabalho assistencialista, levando moradores da cidade para ter atendimento médico que variam de consultas a cirurgias em Campina Grande-PB.
Zezin também é admirado pelas palavras fortes e na grande maioria filosóficas que na tribuna da Casa de Leis José Vieira de Araújo, assim também nas conversas de esquinas sempre costuma falar.
Escutei uma que me chamou muita atenção, “O sujeito que é honesto somente até a oportunidade de virar desonesto, esse nunca foi honesto, apenas não tinha oportunidade”.
Uma oposição construtiva que visa em primeiro lugar à melhoria de vida de todos os santacruzense, esse é o dilema que o Vereador tem levado a serio em toda sua carreia Política que promete ter muitos capítulos em seu favor.
Zezin disputou a primeira eleição em 2004 quando acabou ficando na 1ª suplência, assumindo o cargo depois da cassação da então Vereadora Zilda Moraes. Em 2008 foi eleito o segundo vereador mais votado e o primeiro de seu grupo denominado “Boca Preta”.
Com o objetivo de melhor atender os anseios da população o Vereador está a alguns anos atendendo moradores da cidade em uma garagem localizada na Rua Cesário Aragão em Santa Cruz do Capibaribe. São dezenas de pessoas atendidas todas as noites, tendo impediente na maioria das vezes até altas horas da noite.
O fato mostra que nossa população precisa de políticos com mais ânsia de povo, que realmente goste de escutar e buscar soluções, enfim, que não só procure ouvi a sociedade no momento de campanha eleitoral e sim todos os dias.

Ações que melhoram a vida das pessoas



Uma obra que vai mudar a vida de todos os moradores da Cohab, em Santa Cruz do Capibaribe. Quadra poliesportiva, campo, pista para prática de caminhada, aparelhos para exercícios localizados, assim é a nova Academia da Cidade inaugurada neste último final de semana (28).
O deputado Diogo Moraes (PSB) também fez parte desta luta junto ao Governo do Estado para a conclusão da obra.
“Estamos muito satisfeitos pela conclusão, o povo da localidade recebe um presente mais que merecido, uma área que gera qualidade de vida para a população e ainda contribui socialmente com o estímulo à pratica esportiva, o que afasta os jovens do mundo das drogas”, coloca o parlamentar.
O projeto foi idealizado pelo então Secretário das Cidades, hoje senador, Humberto Costa (PT).
A viabilização da obra teve um aporte extra de recursos, devido as particularidades do local da construção, o que resultou numa das maiores Academias da Cidade de Pernambuco, perfazendo um investimento que ultrapassou R$ 500 mil.
Na ocasião, o senador Humberto Costa afirmou o interesse da presidenta Dilma em adaptar o projeto para a área da saúde, as chamadas “Academias da Saúde”, que terão atividades de atendimento ainda em planejamento.

Assessoria